Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Home care de idosos é desafio na pandemia

Home care de idosos é desafio na pandemia

18/03/2021 Syomara Cristina Szmidziuk

Ao completar um ano de distanciamento social, os brasileiros aprenderam o valor da autonomia e da liberdade.

Home care de idosos é desafio na pandemia

Quem cuida de idosos sabe que a independência nas atividades diárias é fundamental para a autoestima e até para a expectativa de vida de cada pessoa.

Uma professora minha dizia: “ninguém penteia seu cabelo como você”. Isso vale não apenas para o idoso, mas para qualquer indivíduo que se percebe numa situação momentânea de incapacidade. Queremos fazer as coisas do nosso jeito, e isso não muda, na verdade se intensifica, com o avanço da idade.

Nesse ano de pandemia, felizmente percebemos a opção de muitas famílias por manter o atendimento do terapeuta ocupacional, que auxilia o idoso ou a pessoa em reabilitação a retomar suas atividades cotidianas. A maior parte opta pelo home care, em que o profissional vai até a residência e lá realiza a sessão.

Mas é preciso que todas as medidas sejam tomadas para que essa modalidade de atendimento seja segura. Nunca é demais lembrar dos EPIs corretos: guarda-pó descartável, máscara adequada, touca, e, em alguns casos, luvas descartáveis.

É fundamental ainda que a higienização do profissional seja feita ao chegar à morada do paciente, em local isolado, antes de ter contato com ele. A vestimenta usada no atendimento não pode ser a mesma usada no trajeto até a casa.

Nos pés, protetores descartáveis sobre os sapatos ou meias antiderrapantes. Tudo isso deve vir em uma bolsa com espaço para itens higienizados, separado dos demais apetrechos.

Outra dica importante é utilizar o álcool nas mãos e objetos a serem manuseados na sessão na presença da pessoa a ser atendida, de forma que ela sinta segurança em todo o processo.

Cuidar da terceira idade requer comprometimento

Outro fator fundamental no cuidado com o idoso é a participação da família: a dedicação de levar às sessões ou de manter o agendamento das terapias no homecare contribui muito para o resultado final.

Isso porque, quando é feita a interrupção das sessões, é grande a perda de força, pois ocorre a diminuição da massa muscular, fraqueza óssea e/ou patologias associadas. É importante atentar ainda para a possibilidade de ocorrência da sarcopenia, que é a perda de massa muscular própria do idoso,  podendo haver redução da quantidade e tamanho das fibras musculares devido à redução de atividades físicas e alteração hormonal, o que é muito comum em pessoas na terceira idade sedentárias. Por outro lado, quando o acompanhamento é mantido, o vigor físico do idoso é muito maior e constante.

Outro fator a ser considerado é a manutenção da boa disposição do idoso. Em tempos de isolamento, muitos são acometidos por uma tristeza profunda se não tiverem a sua rotina preservada. Aqui fica uma recomendação a mais: se o ganho do seu idoso com as sessões é lento, não desista. A persistência e manutenção das atividades é que trará resultados.

Por fim, o terapeuta ocupacional precisa saber os limites de sua atividade. É comum que ele ouça muitos conteúdos importantes que o idoso desabafa, mas que não fazem parte de sua profissão tratar. Algumas patologias, lesões ou situações de recuperação também estão ligadas à ocorrência da depressão, e o caso deve ser encaminhado ao psicólogo.

Ao tomar todos esses cuidados, a experiência do idoso e da família com o homecare será muito mais satisfatória e pode trazer a redução de dores, ganho de autonomia e, por que não, mais alegria de viver.

* Syomara Cristina Szmidziuk atua há 31 anos como terapeuta ocupacional

Para mais informações sobre os idosos clique aqui...

Fonte: Smartcom



Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais

Santuário do Pai das Misericórdias: lugar de encontro com Deus e renovação espiritual

O Santuário do Pai das Misericórdias é um importante centro de peregrinação e devoção católica, atraindo fiéis de diversas partes do país e do mundo.

Autor: Pe. João Gualberto


Brasileiros solidários

A Gol em parceria com a Avianca, empresas do grupo Abra, transportou doações em mais um voo humanitário.

Autor: Divulgação

Brasileiros solidários