Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Jornal britânico dá cinco dicas para ser mais otimista com a vida

Jornal britânico dá cinco dicas para ser mais otimista com a vida

20/05/2020 Divulgação

Mudança de perspectiva na vida pode, por exemplo, diminuir risco de doenças no coração.

A busca por situações boas, felizes e reconfortantes são parte do objetivo de grande parcela da população. Alguns sites, como o Saúdelab, buscam mostrar que existem diversas maneiras para ser mais otimista com a vida.

Para além da satisfação pessoal, ser otimista pode influenciar na cura de doenças, por exemplo. Essa foi a conclusão da compilação de 15 estudos que analisaram o total de 229 mil pessoas publicada no periódico científico JAMA Network Open.

Os resultados sugerem que uma visão otimista da vida está associada a um menor risco de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e AVC, segundo os pesquisadores.

"Hoje, temos informações concretas de que o raivoso tem mais infartos do miocárdio do que o engolidor de sapo. Já o fator inveja mobiliza a humanidade. O ser humano é infeliz pela comparação entre as pessoas. Estudos mostram que quem está feliz com a vida que tem vive em média sete anos mais do que quem está em conflito. A visão otimista prolonga a vida", afirmou o cardiologista Fernando Lucchese, autor do livro "Coração: modo de usar - o manual do proprietário", em entrevista ao jornal Zero Hora.

Nos Estados Unidos, o pesquisador da Universidade de Harvard, Shawn Achor,  investiga as conexões entre felicidade, otimismo e sucesso profissional. Ele afirma que apenas 10% da nossa felicidade depende do mundo externo. Os outros 90% dependem exclusivamente da maneira como você enxerga a realidade.

Segundo o especialista, apenas 25% do seu sucesso profissional depende da sua capacidade técnicas. Os outros 75% dependem do comportamental, ou seja, do seu nível de otimismo e da sua capacidade de enxergar desafios como aprendizados e não problemas.

Por isso, o otimismo pode ser a chave para muitas coisas na vida. O jornal britânico The Guardian listou cinco tópicos para que a sociedade e seus habitantes estimulem mais esse sentimento.

1- Objetivos realistas

De acordo com a reportagem, é preciso não ser tão autocrítico e estabelecer metas e objetivos realmente alcançáveis.  "Pressão para sentir-se de uma certa maneira, a partir de uma cultura orientada a objetivos e de auto-comparação implacável, pode nos afastar ainda mais do que realmente valorizamos e do que realmente pode nos fazer felizes".

2- Agradeça o que conquistou

Agradecer também pode ser a chave da felicidade. “No final do seu dia, de preferência pouco antes de dormir, anote em um caderno todas as coisas que aconteceram com você durante o dia pelas quais você é grato. Em tempos difíceis, pode ser difícil recordar qualquer coisa pela qual se sinta agradecido, mas, ao se comprometer com esse processo noturno, mais coisas virão à mente".

3- Desafie pensamentos negativos

Abandonar o senso de necessidade é uma maneira rápida de permitir que emoções negativas entrem e saiam mais facilmente. “Uma maneira rápida de fazer isso é reconhecer sentimentos e inverter os pensamentos. Por exemplo: estou me sentindo sozinho e tudo bem.

4 - Ajude o próximo

Agir de maneira altruísta, doando o que você tem em excesso também vai te ajudar. Se você se preocupa em ter um bom relacionamento com a família, amigos e membros da sua comunidade, isso certamente terá um efeito significativo no seu nível geral de satisfação.

5 - Viva ao ar livre

Há muitas evidências científicas que mostra como a natureza, exercícios físicos e a  luz do dia podem ter um efeito positivo no humor. "São necessários 20 minutos de exercício antes que as endorfinas da felicidade sejam liberadas em seu cérebro, fazendo você se sentir emocionado e feliz; portanto, não desista aos 19 minutos", conclui o jornal britânico.



Amizade: trocas valiosas

Qual é o benefício de ter um grupo forte de amigas?

Autor: Viviane Gago

Amizade: trocas valiosas

Pra sempre jovem?

Neste Dia dos Avós (26/07), vale destacar que envelhecer se tornou um pecado, o pavor de toda uma geração. Mas quando foi que esse medo ficou tão fora de controle?

Autor: Leonardo de Moraes

Pra sempre jovem?

Qual o sentido da sua vida?

O que é a vida? Diante dessa pergunta, logo nos vem à consciência a vida dos indivíduos, das pessoas.

Autor: Clécio Branco

Qual o sentido da sua vida?

A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70