Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Jornal britânico dá cinco dicas para ser mais otimista com a vida

Jornal britânico dá cinco dicas para ser mais otimista com a vida

20/05/2020 Divulgação

Mudança de perspectiva na vida pode, por exemplo, diminuir risco de doenças no coração.

A busca por situações boas, felizes e reconfortantes são parte do objetivo de grande parcela da população. Alguns sites, como o Saúdelab, buscam mostrar que existem diversas maneiras para ser mais otimista com a vida.

Para além da satisfação pessoal, ser otimista pode influenciar na cura de doenças, por exemplo. Essa foi a conclusão da compilação de 15 estudos que analisaram o total de 229 mil pessoas publicada no periódico científico JAMA Network Open.

Os resultados sugerem que uma visão otimista da vida está associada a um menor risco de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e AVC, segundo os pesquisadores.

"Hoje, temos informações concretas de que o raivoso tem mais infartos do miocárdio do que o engolidor de sapo. Já o fator inveja mobiliza a humanidade. O ser humano é infeliz pela comparação entre as pessoas. Estudos mostram que quem está feliz com a vida que tem vive em média sete anos mais do que quem está em conflito. A visão otimista prolonga a vida", afirmou o cardiologista Fernando Lucchese, autor do livro "Coração: modo de usar - o manual do proprietário", em entrevista ao jornal Zero Hora.

Nos Estados Unidos, o pesquisador da Universidade de Harvard, Shawn Achor,  investiga as conexões entre felicidade, otimismo e sucesso profissional. Ele afirma que apenas 10% da nossa felicidade depende do mundo externo. Os outros 90% dependem exclusivamente da maneira como você enxerga a realidade.

Segundo o especialista, apenas 25% do seu sucesso profissional depende da sua capacidade técnicas. Os outros 75% dependem do comportamental, ou seja, do seu nível de otimismo e da sua capacidade de enxergar desafios como aprendizados e não problemas.

Por isso, o otimismo pode ser a chave para muitas coisas na vida. O jornal britânico The Guardian listou cinco tópicos para que a sociedade e seus habitantes estimulem mais esse sentimento.

1- Objetivos realistas

De acordo com a reportagem, é preciso não ser tão autocrítico e estabelecer metas e objetivos realmente alcançáveis.  "Pressão para sentir-se de uma certa maneira, a partir de uma cultura orientada a objetivos e de auto-comparação implacável, pode nos afastar ainda mais do que realmente valorizamos e do que realmente pode nos fazer felizes".

2- Agradeça o que conquistou

Agradecer também pode ser a chave da felicidade. “No final do seu dia, de preferência pouco antes de dormir, anote em um caderno todas as coisas que aconteceram com você durante o dia pelas quais você é grato. Em tempos difíceis, pode ser difícil recordar qualquer coisa pela qual se sinta agradecido, mas, ao se comprometer com esse processo noturno, mais coisas virão à mente".

3- Desafie pensamentos negativos

Abandonar o senso de necessidade é uma maneira rápida de permitir que emoções negativas entrem e saiam mais facilmente. “Uma maneira rápida de fazer isso é reconhecer sentimentos e inverter os pensamentos. Por exemplo: estou me sentindo sozinho e tudo bem.

4 - Ajude o próximo

Agir de maneira altruísta, doando o que você tem em excesso também vai te ajudar. Se você se preocupa em ter um bom relacionamento com a família, amigos e membros da sua comunidade, isso certamente terá um efeito significativo no seu nível geral de satisfação.

5 - Viva ao ar livre

Há muitas evidências científicas que mostra como a natureza, exercícios físicos e a  luz do dia podem ter um efeito positivo no humor. "São necessários 20 minutos de exercício antes que as endorfinas da felicidade sejam liberadas em seu cérebro, fazendo você se sentir emocionado e feliz; portanto, não desista aos 19 minutos", conclui o jornal britânico.



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos