Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Jornal britânico dá cinco dicas para ser mais otimista com a vida

Jornal britânico dá cinco dicas para ser mais otimista com a vida

20/05/2020 Divulgação

Mudança de perspectiva na vida pode, por exemplo, diminuir risco de doenças no coração.

A busca por situações boas, felizes e reconfortantes são parte do objetivo de grande parcela da população. Alguns sites, como o Saúdelab, buscam mostrar que existem diversas maneiras para ser mais otimista com a vida.

Para além da satisfação pessoal, ser otimista pode influenciar na cura de doenças, por exemplo. Essa foi a conclusão da compilação de 15 estudos que analisaram o total de 229 mil pessoas publicada no periódico científico JAMA Network Open.

Os resultados sugerem que uma visão otimista da vida está associada a um menor risco de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e AVC, segundo os pesquisadores.

"Hoje, temos informações concretas de que o raivoso tem mais infartos do miocárdio do que o engolidor de sapo. Já o fator inveja mobiliza a humanidade. O ser humano é infeliz pela comparação entre as pessoas. Estudos mostram que quem está feliz com a vida que tem vive em média sete anos mais do que quem está em conflito. A visão otimista prolonga a vida", afirmou o cardiologista Fernando Lucchese, autor do livro "Coração: modo de usar - o manual do proprietário", em entrevista ao jornal Zero Hora.

Nos Estados Unidos, o pesquisador da Universidade de Harvard, Shawn Achor,  investiga as conexões entre felicidade, otimismo e sucesso profissional. Ele afirma que apenas 10% da nossa felicidade depende do mundo externo. Os outros 90% dependem exclusivamente da maneira como você enxerga a realidade.

Segundo o especialista, apenas 25% do seu sucesso profissional depende da sua capacidade técnicas. Os outros 75% dependem do comportamental, ou seja, do seu nível de otimismo e da sua capacidade de enxergar desafios como aprendizados e não problemas.

Por isso, o otimismo pode ser a chave para muitas coisas na vida. O jornal britânico The Guardian listou cinco tópicos para que a sociedade e seus habitantes estimulem mais esse sentimento.

1- Objetivos realistas

De acordo com a reportagem, é preciso não ser tão autocrítico e estabelecer metas e objetivos realmente alcançáveis.  "Pressão para sentir-se de uma certa maneira, a partir de uma cultura orientada a objetivos e de auto-comparação implacável, pode nos afastar ainda mais do que realmente valorizamos e do que realmente pode nos fazer felizes".

2- Agradeça o que conquistou

Agradecer também pode ser a chave da felicidade. “No final do seu dia, de preferência pouco antes de dormir, anote em um caderno todas as coisas que aconteceram com você durante o dia pelas quais você é grato. Em tempos difíceis, pode ser difícil recordar qualquer coisa pela qual se sinta agradecido, mas, ao se comprometer com esse processo noturno, mais coisas virão à mente".

3- Desafie pensamentos negativos

Abandonar o senso de necessidade é uma maneira rápida de permitir que emoções negativas entrem e saiam mais facilmente. “Uma maneira rápida de fazer isso é reconhecer sentimentos e inverter os pensamentos. Por exemplo: estou me sentindo sozinho e tudo bem.

4 - Ajude o próximo

Agir de maneira altruísta, doando o que você tem em excesso também vai te ajudar. Se você se preocupa em ter um bom relacionamento com a família, amigos e membros da sua comunidade, isso certamente terá um efeito significativo no seu nível geral de satisfação.

5 - Viva ao ar livre

Há muitas evidências científicas que mostra como a natureza, exercícios físicos e a  luz do dia podem ter um efeito positivo no humor. "São necessários 20 minutos de exercício antes que as endorfinas da felicidade sejam liberadas em seu cérebro, fazendo você se sentir emocionado e feliz; portanto, não desista aos 19 minutos", conclui o jornal britânico.



Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais

Santuário do Pai das Misericórdias: lugar de encontro com Deus e renovação espiritual

O Santuário do Pai das Misericórdias é um importante centro de peregrinação e devoção católica, atraindo fiéis de diversas partes do país e do mundo.

Autor: Pe. João Gualberto


Brasileiros solidários

A Gol em parceria com a Avianca, empresas do grupo Abra, transportou doações em mais um voo humanitário.

Autor: Divulgação

Brasileiros solidários

Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?