Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

02/08/2019 Angélica Rachid

Os dias começam com uma longa lista de afazeres. Acordar antes de todos em casa, preparar o café da manhã, acordar os filhos e prepará-los para a escola, garantir que tudo esteja em seu devido lugar, e só assim, sair para trabalhar e enfrentar o mundo.

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

A maioria das mães, já se vê nessa descrição de tarefas, que são refeitas diariamente. No entanto, essa rotina tende a ficar ainda mais árdua, para aquelas mães que também representam as figuras paternas em seus lares.

Agora, imagine ser uma mãe em busca da consolidação profissional e estabilidade financeira, e ainda ter que assumir uma posição suplementar em sua casa? Essa realidade complexa e desafiadora foi imposta a minha vida a partir do falecimento do meu marido e pai da minha filha, mas também se faz presente na vida de várias outras mulheres que passaram por divórcios ou optaram por estar sozinhas.

No meu caso, com a ausência do meu marido, fui obrigada a assumir uma série de obrigações. As minhas funções iam desde oferecer os cuidados necessários à minha filha até arcar com a organização, despesas e problemas provenientes da casa. E para ter uma renda suficiente, eu também precisava trabalhar. Algo, que naquela época era muito difícil, pois a minha filha tinha somente um ano e meio e demandava muita atenção e diversos cuidados.

Este tipo de situação se tornou muito comum ao longo dos anos, e isso pode ser exemplificado por dados recentes de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apontou que o número de lares brasileiros regidos por mulheres solteiras, aumentou de 23% para 40% em vinte anos de análise.

Esse contexto se mostra alarmante devido às grandes dificuldades que rondam a vida da maioria das mulheres. Ainda hoje, recebemos salários não equivalentes aos dos homens e possuímos pouco espaço de competitividade no mercado de trabalho.  Mesmo com todas estas injustiças, consegui administrar as necessidades do meu lar, assumindo assim o papel de pai e mãe para a minha pequena filha.

As necessidades da minha filha eram múltiplas, pois, ao mesmo tempo em que eu devia ser uma mãe presente, também era essencial ser a amiga e exemplo de mulher firme, forte e decidida, que ela pudesse se espelhar. No entanto, a parte mais injusta da chamada ‘jornada dupla’, é o sentimento de insuficiência paternal, que nos faz crer que somente o modelo de família tradicional pode dar o aporte suficiente para a formação de um adulto sadio fisicamente e emocionalmente.

Apesar dos pesares, acredito que ser mãe em dupla jornada é uma tarefa bastante honrosa. Mais do que isso, observo que ser pai e mãe simultaneamente é provar que é possível permanecer de pé ante as adversidades e situações que a vida reserva. Há um velho dito popular que diz que “ser mãe, é padecer do paraíso”. Vejo que as mães, além de ‘padecer’ no paraíso, suportam com fervor o peso das responsabilidades.

Com o Dia dos Pais se aproximando sinto que também devo comemorar, pois ele lembra de que todo o cansaço e adversidades valeram e ainda valem muito a pena. Sendo mãe, pai e conselheira, percebo que o meu papel na vida da minha filha é muito maior do que o de simplesmente provedora ou educadora, também preciso ser aquela pessoa que entende o que ela diz ou até mesmo o que ela não diz em palavras. Ser mãe é padecer no paraíso sim, mas ser mãe e pai é desfrutar da trajetória.

Texto: Angélica Rachid - empresária e sócia-fundadora da By Angel



Amizade: trocas valiosas

Qual é o benefício de ter um grupo forte de amigas?

Autor: Viviane Gago

Amizade: trocas valiosas

Pra sempre jovem?

Neste Dia dos Avós (26/07), vale destacar que envelhecer se tornou um pecado, o pavor de toda uma geração. Mas quando foi que esse medo ficou tão fora de controle?

Autor: Leonardo de Moraes

Pra sempre jovem?

Qual o sentido da sua vida?

O que é a vida? Diante dessa pergunta, logo nos vem à consciência a vida dos indivíduos, das pessoas.

Autor: Clécio Branco

Qual o sentido da sua vida?

A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70