Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mindfulness contribui para superar os desafios do isolamento social

Mindfulness contribui para superar os desafios do isolamento social

27/04/2020 Divulgação

A prática, também conhecida como “atenção plena”, desenvolve recursos internos para lidar melhor com os sentimentos adversos.

Mindfulness contribui para superar os desafios do isolamento social

A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus impôs severas restrições e transformou a rotina da sociedade brasileira. Imersas em uma nova rotina, diversas famílias estão se desdobrando para conciliar as novas tarefas domésticas, do trabalho, da vida escolar dos filhos, além de lidarem com a pressão emocional. Entre os fatores que geram stress associados à condição do isolamento, estão a ansiedade, o excesso de informação e os medos de infecção, morte e da parte financeira.

Nesse contexto, a prática do mindfulness, também conhecido como “atenção plena”, pode ser um dos caminhos para manter a saúde mental em tempos de incerteza. A indicação parte da instrutora de yoga da Casa Gaia e professora de Alfabetização Nutricional do Colégio Santo Agostinho Contagem, Lulia Dib, que recorre à técnica desde os 13 anos. “O mindfulness contribui para que os praticantes voltem as atenções ao momento presente, em vez de ocupar a mente com situações do passado ou expectativas futuras”, explica.

Segundo a especialista, a prática da atenção plena é amplamente utilizada em escolas e escritórios, indo um pouco além da meditação. “O ato de meditar busca esvaziar a mente e exige um lugar silencioso, sem estímulos, para o exercício da atividade. No entanto, o mindfulness pode ser incorporado em qualquer situação do cotidiano, incluindo as mais adversas, pois propõe uma conexão com o agora no momento que for necessário e, por isso, não precisa de um lugar específico.”

Lulia explica que, em casa, as pessoas são bombardeadas por vários estímulos com potencial distrativo, como celular, televisão, filhos, animais de estimação e muitos outros. Portanto, o desenvolvimento da atenção plena é uma solução poderosa para sair do modo mental de “piloto automático” e, também, ampliar a capacidade de concentração, foco e disciplina. “O mindfulness nos traz para o presente e aumenta o foco durante a execução de qualquer atividade. Logo, a produtividade também melhora e sobra mais tempo livre para dedicar atenção à família ou atividades de lazer”, analisa.

A especialista assegura que qualquer pessoa pode se dedicar à prática, incluindo crianças, e que não há nenhum tipo de restrição, mas acredita que a maior dificuldade é se desconectar dos fatores externos. “Uma das formas de superar tal barreira é mover algumas partes do corpo, como as mãos, e observar as sensações do movimento ou repetir algumas palavras-chave para atrair energias, como, por exemplo, “eu sou amor”, em momentos de raiva.” Outra prática útil para quem está começando é conferir atenção plena à respiração. “Observe o ar que entra, quando preenche os pulmões e quando sai”, orienta.

Segundo Lulia, a internet conta com vários conteúdos de instrução para incorporar a prática em atividades corriqueiras, mas alerta que é necessário procurar cursos e instrutores certificados pelo Instituto de mindfulness no âmbito nacional ou regional. “Isso garante que o conteúdo programático do curso está alinhado com a metodologia internacional”, finaliza.

Foto: Casa Gaia

Fonte: Interface Comunicação



O valor de um abraço

Livro de poesias nasce em homenagem aos milhões de abraços perdidos durante a pandemia de Covid-19.


4 situações para usar a imaginação como ferramenta de transformação

O cérebro não reconhece a diferença entre o pensamento e a realidade.

4 situações para usar a imaginação como ferramenta de transformação

Epidemia do coronavírus acelera epidemia de obesidade infantojuvenil

O ganho de peso entre crianças e adolescentes dá sinais de alerta global há algumas décadas.

Epidemia do coronavírus acelera epidemia de obesidade infantojuvenil

Troco Solidário Havan beneficia mais de 140 instituições

Somente no primeiro semestre de 2022, foram arrecadados mais de R$ 6 milhões nas lojas da rede.


O ego e outras drogas

Acho muito pouco elegante usar a si mesmo como referência ou um autor citar uma frase de sua própria autoria para exemplificar algo.

O ego e outras drogas

Pé chato em crianças a partir dos 7 anos deve ser avaliado por especialistas

Cerca de 4% das crianças não desenvolvem o arco plantar e podem ter problemas nos membros inferiores na vida adulta.

Pé chato em crianças a partir dos 7 anos deve ser avaliado por especialistas

O perigo de quedas e a prevenção de acidentes domésticos com idosos

O aumento da expectativa de vida nos últimos anos aumentou, e como consequência, tivemos um crescimento significativo de idosos.

O perigo de quedas e a prevenção de acidentes domésticos com idosos

Havan contempla mais 16 projetos sociais e culturais por meio de leis de incentivos

No segundo trimestre de 2022, varejista destinou mais de R$ 1,6 milhão aos projetos de lei federal.

Havan contempla mais 16 projetos sociais e culturais por meio de leis de incentivos

Atividades para acalmar crianças autistas

Lidar com as emoções nem sempre é fácil.

Atividades para acalmar crianças autistas

Por que se desconectar da internet?

É comum querermos proteger e privar crianças e adolescentes do uso constante do celular.

Por que se desconectar da internet?

Dia mundial dos avós

Neste domingo, 24 de julho de 2022, comemoramos o II Dia Mundial dos Avós.

Dia mundial dos avós

Joanete pode afetar até 30% das mulheres na fase adulta da vida

O hálux valgo, mais conhecido como “joanete” é uma das deformidades mais comuns dos pés.

Joanete pode afetar até 30% das mulheres na fase adulta da vida