Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mindfulness contribui para superar os desafios do isolamento social

Mindfulness contribui para superar os desafios do isolamento social

27/04/2020 Divulgação

A prática, também conhecida como “atenção plena”, desenvolve recursos internos para lidar melhor com os sentimentos adversos.

Mindfulness contribui para superar os desafios do isolamento social

A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus impôs severas restrições e transformou a rotina da sociedade brasileira. Imersas em uma nova rotina, diversas famílias estão se desdobrando para conciliar as novas tarefas domésticas, do trabalho, da vida escolar dos filhos, além de lidarem com a pressão emocional. Entre os fatores que geram stress associados à condição do isolamento, estão a ansiedade, o excesso de informação e os medos de infecção, morte e da parte financeira.

Nesse contexto, a prática do mindfulness, também conhecido como “atenção plena”, pode ser um dos caminhos para manter a saúde mental em tempos de incerteza. A indicação parte da instrutora de yoga da Casa Gaia e professora de Alfabetização Nutricional do Colégio Santo Agostinho Contagem, Lulia Dib, que recorre à técnica desde os 13 anos. “O mindfulness contribui para que os praticantes voltem as atenções ao momento presente, em vez de ocupar a mente com situações do passado ou expectativas futuras”, explica.

Segundo a especialista, a prática da atenção plena é amplamente utilizada em escolas e escritórios, indo um pouco além da meditação. “O ato de meditar busca esvaziar a mente e exige um lugar silencioso, sem estímulos, para o exercício da atividade. No entanto, o mindfulness pode ser incorporado em qualquer situação do cotidiano, incluindo as mais adversas, pois propõe uma conexão com o agora no momento que for necessário e, por isso, não precisa de um lugar específico.”

Lulia explica que, em casa, as pessoas são bombardeadas por vários estímulos com potencial distrativo, como celular, televisão, filhos, animais de estimação e muitos outros. Portanto, o desenvolvimento da atenção plena é uma solução poderosa para sair do modo mental de “piloto automático” e, também, ampliar a capacidade de concentração, foco e disciplina. “O mindfulness nos traz para o presente e aumenta o foco durante a execução de qualquer atividade. Logo, a produtividade também melhora e sobra mais tempo livre para dedicar atenção à família ou atividades de lazer”, analisa.

A especialista assegura que qualquer pessoa pode se dedicar à prática, incluindo crianças, e que não há nenhum tipo de restrição, mas acredita que a maior dificuldade é se desconectar dos fatores externos. “Uma das formas de superar tal barreira é mover algumas partes do corpo, como as mãos, e observar as sensações do movimento ou repetir algumas palavras-chave para atrair energias, como, por exemplo, “eu sou amor”, em momentos de raiva.” Outra prática útil para quem está começando é conferir atenção plena à respiração. “Observe o ar que entra, quando preenche os pulmões e quando sai”, orienta.

Segundo Lulia, a internet conta com vários conteúdos de instrução para incorporar a prática em atividades corriqueiras, mas alerta que é necessário procurar cursos e instrutores certificados pelo Instituto de mindfulness no âmbito nacional ou regional. “Isso garante que o conteúdo programático do curso está alinhado com a metodologia internacional”, finaliza.

Foto: Casa Gaia

Fonte: Interface Comunicação



Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo