Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Não julgue

Não julgue

10/11/2017 Mojisola George

Não julguem de maneira alguma.

Não julgue

Em João 7:24, Cristo Jesus aconselhou as pessoas que o ouviam no templo, na Judéia, que julgassem pela reta justiça e não segundo as aparências. Em Mateus 7:1, no Sermão do Monte, Jesus é mais específico, dizendo aos seus seguidores, e portanto aos cristãos do século XXI, que não julguem de maneira alguma; e complementou com o alerta de que seremos julgados na mesma medida com que julgarmos os outros.

Ao explicar o julgamento “pela reta justiça”, Jesus disse, em João 5:30, que ele nada podia fazer de si mesmo, mas que julgar pela reta justiça significa procurar a vontade de Deus. Será que julgar os outros em silêncio, abertamente no púlpito ou publicamente na mídia está de acordo com a instrução de Jesus? Devemos ter cuidado para não desprezar, criticar ou julgar aqueles que têm outros credos ou convicções, aqueles que são de denominações cristãs diferentes da nossa, e assim por diante.

A fundadora da Igreja de Cristo, Cientista, Mary Baker Eddy, fazendo eco às palavras de Jesus, escreveu em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras que uma das marcas do cristão é tratar com amor aqueles que são de credos diferentes. Isso não significa, entretanto, renunciar àquilo que estamos compreendendo espiritualmente em nossa própria caminhada cristã, apenas na tentativa de sermos mais agradáveis aos outros ou para obtermos popularidade.

Nos tribunais humanos, além de outras considerações, os jurados e juízes precisam também considerar a motivação do acusado. Isso deveria servir de exemplo para a igreja. Devemos humildemente reconhecer, seja como membros do clero seja como obreiros laicos, que não podemos ver a motivação de ninguém além da nossa. Nosso dever, portanto, é não criticar nem julgar os outros mas sim, buscar a nossa própria salvação e seguir o Cristo pelo caminho que Deus está nos apontando.

Eddy diz que os cristãos devem seguir a recomendação do Mestre de não julgar. Por quê? Bem, a Bíblia diz, em Gênesis 18:25, que Deus é o Juiz de toda a terra. Nosso Deus amoroso e imparcial não só é reto, como também enxerga nosso coração.

* Mojisola George é Professora da Ciência Cristã e Comitê de Publicação para o Oeste da Nigéria.

Publicado originalmente no Nigerian Guardian.



Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Gratidão ou obrigado

Em última análise gratidão não é uma obrigação social ou uma palavra da moda, mas um convite para viver de maneira mais conectada.

Autor: Danilo Suassuna

Gratidão ou obrigado

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Hoje são milhões de cristãos perseguidos e assassinados, especialmente na África e na Ásia, pelo simples fato de serem cristãos.

Autor: Professor Felipe Aquino

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa