Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O amor que elimina o perigo da baleia azul

O amor que elimina o perigo da baleia azul

11/05/2017 Leide Lessa

Não consigo entender como podem ter dado o nome de “baleia azul” para um “jogo” tão destrutivo.

O amor que elimina o perigo da baleia azul

Lembro-me de que, quando era criança, lançaram um filme sobre um grande tubarão, mas eu nunca quis ver nenhum dos filmes dessa série de terror. Terror nunca me chamou a atenção.

Quando cresci e comecei a aprender mais sobre o reino animal, gostei muito de admirar a beleza de todos os tipos de animais aquáticos, incluindo baleias, que expressam tanta força e graça.

É por isso que não consigo entender como podem ter dado o nome de “baleia azul” para um “jogo” cujo objetivo é tão destrutivo.

Esse não é um “filme de terror”; é pior ainda, porque os adolescentes e jovens estão vivendo o terror e aceitando-o como normal. Esse “jogo” perigoso começou há algum tempo, e este ano chegou à América Latina. Já deixou vítimas em vários países, inclusive no Brasil, visto que dos 50 desafios, o último é praticamente o suicídio. Tudo fica registrado em redes sociais.

Mas há uma boa notícia: Para evitar conteúdo violento e impróprio no Facebook, o fundador Mark Zuckerberg, anunciou no último dia 3 de maio que vai contratar 3.000 pessoas. Também pretende desenvolver uma tecnologia que possa automaticamente detectar tais conteúdos e evitar que sejam baixados ou compartilhados. Espero que outras redes sociais sigam esse bom e necessário exemplo.

Adolescentes e jovens precisam de bons exemplos e muito amor, especialmente em casa. Na minha experiência profissional com adolescentes, jovens e adultos que praticaram algum tipo de autoflagelação, tiveram pensamentos suicidas ou tentaram o suicídio, percebi que sofriam de baixa autoestima, tinham a impressão de que ninguém os amava, ou sofriam de algum distúrbio mental.

Por isso, nós adultos que desfrutamos de uma boa saúde mental, temos o dever moral de estar atentos a essas questões e expressar o mais puro amor e compaixão para com aqueles que estão ao nosso redor. Essa é uma solução!

Mas talvez você se pergunte: “Como posso expressar amor para aqueles que não conheço”? “Como meu amor pode fazer a diferença para aqueles que estão sofrendo tanto”?

Bem, há uma maneira de fazê-lo: orar!

Ao orar podemos abraçar mentalmente todos aqueles que estão angustiados, que não reconhecem o seu valor, que acreditam que o sofrimento ou a morte traga alguma solução.

A oração à que me refiro reconhece que há um poder supremo que pode salvar, proteger e guiar a todos. Esse poder é o próprio Amor divino, o único Criador, a fonte de todo o bem e da saúde.

Saber que todos podemos sentir a presença sanadora do Amor divino, porque é natural, já é uma oração. Somos todos a expressão do Amor e podemos expressá-lo em nossas atividades e orações.

Há uns anos, senti a necessidade de orar para os jovens em geral e saber que todos podem sentir a presença do Amor divino e saber que são amados. Justamente nessa época, recebi uma chamada durante a noite, de uma jovem desesperada. Ela pensou que estava ligando para seu namorado e que eu estava com ele. Demorou um tempo para ela acreditar que tinha ligado para o número errado. Mas, conversamos, e senti muito amor pela jovem. Ele se acalmou e começou a me ouvir. Eu lhe falei sobre a importância de se amar e se valorizar, reconhecendo que ela não dependia de ninguém para ser feliz. Seu namorado e outros só poderiam apreciá-la se ela mesma o fizera. Ela poderia sentir-se amada e valorizada simplesmente porque o Amor Criador a amava e lhe dera a capacidade de amar e amar-se. Conversamos por um bom tempo.

No dia seguinte, ela me deixou uma bela mensagem de gratidão, dizendo que estava planejando suicídio, quando decidiu fazer uma última chamada... e eu atendi! Depois da nossa conversa, ela mudou de ideia. Disse que iria tentar se amar, procurar novas e boas amizades.

Quando você ora com o coração cheio de amor e reconhecendo que a oração atinge outro coração receptivo, muitos se beneficiam, mesmo aqueles que não conhecemos.

Todos nós podemos investir alguns minutos por dia para orar por jovens que precisam de amor, e esperar que essa oração toque seus corações para que se sintam amados e, assim, mudem de perspectiva e procurem o que lhes faça bem.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã. Email: lessal@csps.com Twitter @LeideLessa 



Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Com a facilidade dos aplicativos, empresa de serviços e tecnologia lança solução para passageiros com mobilidade reduzida. Iniciativa.

Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

A atividade física auxilia na coordenação motora, resistência e agilidade. Mistura golpes de Muay Thai, Boxe e Kickboxing com treinamento funcional.

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Especialista dá dicas de como pequenas mudanças de hábitos podem beneficiar a sua saúde.

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Os dias começam com uma longa lista de afazeres. Acordar antes de todos em casa, preparar o café da manhã, acordar os filhos e prepará-los para a escola, garantir que tudo esteja em seu devido lugar, e só assim, sair para trabalhar e enfrentar o mundo.

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Como me tornar mais criativo?

Diversos estudos na neurociência já comprovaram que é possível se tornar mais criativo ou inteligente. Tudo depende do quanto nós nos desafiamos.

Como me tornar mais criativo?

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, afirmam que o composto resveratrol, presente na uva, tem efeito relaxante.

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Caminhos para o sucesso e felicidade

“A felicidade não depende do que você tem ou quem você é. Só depende do que você pensa”.


Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Saiba por que alguns alimentos são benéficos para o sistema digestivo e quais devem ser evitados.

Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Brincar na rua, pular corda, soltar pião, jogar bolinha de gude, andar de carrinho de rolimã, soltar pipa.... Ah, as brincadeiras da infância! Que tempo bom!

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Carreira de sucesso e boa qualidade de vida

4 dicas para conciliar carreira de sucesso e boa qualidade de vida.


Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

A preocupação com pele e cabelo representa grande parte das compra no mercado de beleza no Brasil.

Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

Gosto musical depende da estrutura do cérebro

Pesquisa científica mostra que a emoção causada por diferentes estilos musicais varia de acordo com a composição cerebral

Gosto musical depende da estrutura do cérebro