Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O enorme poder do perdão

O enorme poder do perdão

23/09/2015 Tim Mitchinson

O perdão pode promover e até mesmo restaurar a saúde.

Durante décadas, cientistas e sociólogos, incluindo o pesquisador Everett Worthington, da Virginia CommonwealthUniversity, têm estudado o perdão e seu poder de cura.

Um exemplo disso é a experiência de Margaret Estes Powell, que mostra os benefícios sanadores e preventivos do perdão. Em uma palestra intitulada Perdão em Beirute, Margaret contou sua experiência.

Sua prima foi gravemente ferida no atentado terrorista à Embaixada dos Estados Unidos em abril de 1983. Margaret viu a devastação na televisão e ligou para o Departamento de Estado para saber de sua prima. Ela foi informada que sua prima estava em choque, na lista crítica de um hospital local e em risco de perder a visão.

Quando parentes e amigos telefonavam perguntando o que podiam fazer, Margaret respondia: “Pratique o perdão em sua própria experiência. Temos de começar de algum lugar.” Pediram-lhe que fosse a Beirute e trouxessem sua prima para casa. Quando ela chegou lá, as imagens de destruição e boatos de mais ataques foram esmagadores. Mas, quando ela leu o Salmo 91, seu pensamento mudou do medo de sobreviver para o amor por sua prima, e por todas as vítimas.

A atitude de perdão de Margaret evoluiu para uma forma de oração. Ao direcionar seu pensamento para uma fonte mais elevada, ela sentiu Amor divino tanto pelo ofensor como pelo ofendido. Ela escreveu: “Eu senti uma certeza cada vez maior do amor de Deus – que ele não tem limites. Depois de muitas horas, percebi que esse amor tinha de incluir aqueles que eu não teria pensado em incluir – os mesmos que poderiam estar contemplando a destruição.” Depois de chegar à conclusão de que eles também eram amados filhos de Deus, ela sentiu uma espécie de resolução – uma paz espiritual. Ela orou com sua prima, e ela se recuperou plenamente.

Símbolos de ódio e preconceito, bem como efeitos de terrorismo e doenças, podem ser derrubados diante do perdão que Jesus ensinou, o perdão que reconhece o poder supremo do amor de Deus, que abrange a todos e inclui a todos.

* Thomas Mitchinson, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã em Illinois, EUA, escreve sobre a relação entre a espiritualidade e a saúde

 



Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã