Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O lazer como aliado do bem-estar

O lazer como aliado do bem-estar

05/07/2023 Kelli Pontes

“O tempo voa!”… Quem nunca ouviu ou disse essa profunda e inevitável verdade?

O lazer como aliado do bem-estar

É perceptível como o tempo registra os acontecimentos desde a fascinante concepção humana até sua finitude. Independente do passado ou do futuro, se é que este existe, o tempo está presente, e o sentimos de forma pessoal e no “viver a vida”.

Para alguns, o tempo é uma dádiva que a vida oferece, assim como tantas outras que estão ao dispor da humanidade. Já para outros, é desafio, pois em meio ao ritmo frenético da vida contemporânea, enveredada por tantas obrigações e pressões internas e externas, como ser protagonista do próprio tempo, quando estão à mercê de produzir e dar resultados cada vez mais elevados? Seja na área profissional ou pessoal, “naturalmente” vêem o tempo voar e sentem-se invadidos pelo sentimento de culpa e frustração por não haver desfrutado daquele momento como desejavam.

Este sentimento pode ocorrer até mesmo no tempo de lazer que deveria ser direcionado a proporcionar bem-estar e recompor a energia por meio da diversão, do entretenimento, da interação social, do autocuidado. Ainda que o lazer vise gerar bem-estar, não é incomum observar que após um fim de semana, feriado prolongado ou férias, há pessoas que demonstram arrastar uma exaustão inexplicável.

Fica a reflexão: estamos utilizando o tempo de lazer para revigorar a alma, aguçar a esperança, renovar o olhar e estar entre pessoas que acalentam o coração? Se isto não está acontecendo é importante parar e avaliar qual a origem do mau-humor, do cansaço ou do estresse, uma vez que tais momentos deveriam trazer leveza, descanso e vigor. O que está consumindo a sua energia? Se há ou não uma resposta, a dica é olhar para dentro de si e analisar se é o momento de ajustar a rota.

Ainda que permaneça vivendo numa sociedade emaranhada no prazer imediato, no consumo impulsivo e por sobrecarga de informações, talvez seja hora de reconsiderar as pequenas e simples experiências com momentos agradáveis consigo mesmo e com outras pessoas.

Desafie-se a descobrir quais atividades de lazer prazerosas que se ajustam à sua realidade econômica e à sua rotina. Priorize a qualidade do que se faz em detrimento da quantidade e intensidade. Mesmo que o tempo de lazer seja breve, pois repentinamente a segunda-feira chega ou as férias acabam, e o que importa é descansar e se sentir realizado e satisfeito com o seu tempo de lazer.

Após redefinir a rota, exercite a gratidão pelo único momento que existe, e que pode viver integralmente, e escolher ser e estar presente, porque o ontem passou e o amanhã não se sabe se chegará. Lide da melhor maneira possível com o prazer de viver o aqui e agora! O tempo de lazer é o único tempo que você pode dizer que é plenamente seu, portanto, não “terceirize” e maneje-o com equilíbrio, para que ele seja um aliado em sua saúde mental, física e espiritual. 

* Kelli Aparecida da Silva Pontes é psicóloga e pós-graduada em saúde mental. Atua como psicóloga clínica e organizacional na Fundação João Paulo II.

Para mais informações sobre lazer clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?