Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Paz para todos os dias

Paz para todos os dias

06/01/2024 Osvaldo Luiz Silva

Não à toa, o primeiro dia do ano é dedicado à paz. É um desejo unânime!

Paz para todos os dias

O branco predominou e o Papa fez uma mensagem dedicada ao tema. Este ano escolheu falar sobre a IA - Inteligência Artificial. Confesso que fiquei surpreso, pois esperava, com as intermináveis guerras na Ucrânia, Faixa de Gaza e Síria, que toda a mensagem fosse mais um veemente apelo do Santo Padre pelo fim dos conflitos!

Mas, para o bem da verdade, Papa Francisco tem repetido este apelo quase diariamente. Infelizmente, são poucos os líderes que insistem como ele, mostrando-se verdadeiramente preocupados, intimamente ligados ao sofrimento de tantas pessoas inocentes. O fato é que nos acostumamos com as guerras e elas já não estão mais nas capas dos jornais, nas manchetes dos sites. Não nos chocam mais os destroços e vidas perdidas.

Em sua mensagem pela paz de 2024, Papa Francisco, então, não só olhou para as mazelas atuais, mas também para o que pode gerar conflitos futuros. Assim, defendeu que o progresso digital se verifique no respeito pela justiça e contribua para a causa da paz: “Os avanços tecnológicos que não conduzem a uma melhoria da qualidade de vida da humanidade inteira, mas pelo contrário agravam as desigualdades e os conflitos, nunca poderão ser considerados um verdadeiro progresso."

O desejo de Francisco é de que “o rápido desenvolvimento de formas de inteligência artificial não aumente as já demasiadas desigualdades e injustiças presentes no mundo, mas contribua para pôr fim às guerras e conflitos e para aliviar muitas formas de sofrimento que afligem a família humana."

Todos desejamos a paz, mas, às vezes, nos esquecemos que ela não chega sem a justiça. O Salmo 84 (85), no versículo 11, diz essa verdade de forma poética: “...justiça e paz se abraçarão.” Assim, a paz não é fruto do acaso ou da sorte, magicamente, nos alcançando. Precisa ser construída abandonando o recurso da violência, perdoando o próximo que, como a gente, não é perfeito, e se importando com o outro, na partilha e solidariedade. 

Gosto daquela música antiga, “Marcas do que se foi”: “este ano, quero paz no meu coração, quem quiser ter um amigo, que me dê a mão!” A paz começa com esse desejo sincero, e é construída a partir de atos concretos, dia após dia.

Em 2024, desejo paz – shalom, salam, myr, mir, peace – para todos!

* Osvaldo Luiz Silva é jornalista, trabalha há 32 anos na Canção Nova e escreveu o livro “A Vida é Caminhar”, que relata fatos da década de 1970 da vida do padre Jonas Abib.

Para mais informações sobre paz clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



O que é a Síndrome da Cabana?

A síndrome da cabana é um fenômeno psicológico onde o indivíduo apresenta dificuldade em reconectar com a vida social e profissional após um longo período de isolamento.

Autor: Alessandra Augusto

O que é a Síndrome da Cabana?

Tentar significa conseguir – um outro ponto de vista

Eu já li alguns artigos que diziam: “Tentar não significa conseguir” e neste artigo eu abordo um outro ponto de vista sobre este assunto: “Tentar significa conseguir”.

Autor: Renata Nascimento


O poder das escolhas positivas

Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos.

Autor: Nuno Paiva

O poder das escolhas positivas

Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos