Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Primeira etapa do Sínodo: a escuta e o diálogo com a Igreja

Primeira etapa do Sínodo: a escuta e o diálogo com a Igreja

01/11/2023 Danúbia Gleisser

Com origem no grego, “synodos” significa “caminho feito em conjunto”.

Primeira etapa do Sínodo: a escuta e o diálogo com a Igreja

O Sínodo dos Bispos foi  instituído pelo Papa Paulo VI em 1965 e, em 2018, o Papa Francisco inclui a sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja.

No ano de 2021 o Santo Padre convocou o Sínodo, intitulado: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão". A caminhada iniciou solenemente nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, em Roma, e em  17 de outubro em todas as Igrejas particulares.

Houve um itinerário, com início na fase diocesana, em seguida passou por um momento nacional com as Conferências Episcopais e continental, até chegar à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma neste mês.

A convocação do Papa Francisco é um convite para que se tenha uma Igreja em saída, missionária, e, para isso, a escuta de todos foi o ponto essencial dessa jornada. Sobre este aspecto, um dos membros da Assembleia do Sínodo, Padre Paulo Terroso, da Arquidiocese de Braga (Portugal), em entrevista à nossa equipe em Roma afirmou que “o diferencial deste Sínodo é a escuta, a escuta do Povo de Deus. Desde 2021, a partir das fases até agora, todos que quiseram participar, assim o fizeram.”

Outro ponto inédito é a presença de leigos na Assembleia Sinodal, como destacou padre Terroso: “pela primeira vez as mulheres podem votar na Assembleia”. A escolha da organização do Sínodo com mesas redondas, propicia um ambiente que promove a partilha, característica também enfatizada por ele.

A ferramenta de trabalho da Assembleia foi o Instrumentum Laboris, um texto base, fruto da experiência das dioceses de todo o mundo nos últimos dois anos, que sugere, articula, traz reflexões e debates de assuntos importantes para a vida da Igreja sinodal, e para que, dessa forma, seja "uma Igreja de encontro e diálogo", cujo o objetivo é abrir horizontes de esperança para o cumprimento da missão da Igreja.

Por fim, estamos na última semana da primeira sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, que encerra neste domingo, 29 de outubro. A divulgação da Carta da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos ao Povo de Deus, nesta quarta-feira (25), enfatiza esse longo processo de escuta: “aberto a todo o povo de Deus, sem excluir ninguém, para ‘caminhar juntos’, sob a guia do Espírito Santo”, e com grande entusiasmo receberemos o Documento Síntese desta primeira parte, que será divulgado no sábado (28).

Vale destacar as palavras do papa Francisco no início desse processo, lembradas na Carta: "Comunhão e missão correm o risco de permanecer termos abstratos se não cultivarmos uma práxis eclesial que exprima a concretude da sinodalidade (...), promovendo o envolvimento real de todos e de cada um" (9 de outubro de 2021).

A segunda sessão da Assembleia será realizada em outubro de 2024. O convite expresso na Carta não deixa dúvidas: “Gostaríamos que os meses que nos separam da segunda sessão, em outubro de 2024, permitam a todos participar concretamente no dinamismo de comunhão missionária indicado pela palavra ‘sínodo’. Não se trata de uma questão de ideologia, mas de uma experiência enraizada na Tradição Apostólica.”

* Danúbia Gleisser é repórter e missionária da Comunidade Canção Nova, e, atualmente, reside na missão da Canção Nova em Roma (Itália).

Para mais informações sobre igreja clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?