Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Qual é o segredo da sua saúde?

Qual é o segredo da sua saúde?

13/02/2015 Leide Lessa

Chego no aeroporto de Porto de Espanha, Trinidad e Tobago e, ao sair com minha mala, um motorista me oferece os seus serviços.

Muito satisfeito, esse senhor começa a me contar que ia completar 62 anos, estava muito feliz e saudável. Quando lhe perguntei: “Qual é o segredo da sua saúde?”, ele rapidamente respondeu: “Eu não bebo, não fumo, tenho uma boa esposa e sou casado há 34 anos.”

Como a viagem era longa e o trânsito estava intenso, conversamos muito sobre esse assunto. Impressionaram-me os fatos que atribuiu à sua saúde física e mental, além da estabilidade familiar. Como ele é o mais velho de sete irmãos e tem vários amigos, disse-me que sempre tenta conversar com eles sobre sua convicção para que sigam o seu exemplo.

Como ele parecia ser indiano, perguntei-lhe qual era a sua religião. Disse-me que era muçulmano, mas acrescentou que, para ele, o islamismo e o cristianismo caminham lado a lado. Ele aceita Jesus como um profeta e respeita os valores cristãos.

Estudos e estatísticas provam que aqueles que praticam uma religião, têm valores
éticos e morais e, portanto, mais facilidade para abster-se de qualquer tipo de vício
e manter uma vida emocionalmente estável, o que garante mais saúde e longevidade.

Caminho para uma vida saudável

O tema da dependência me chama muito a atenção, ou melhor, me toca o coração pensar nos viciados em álcool e/ou drogas, nas suas famílias e nos problemas pessoais e sociais que enfrentam.

>> No Brasil, o consumo de álcool tem aumentado, inclusive entre meninas que bebem tanto quanto ou até mais do que meninos. Quanto à cocaína, o “consumo mais do que dobrou em menos de 10 anos e já é quatro vezes superior à média mundial”. Muitos jovens recorrem a drogas como cocaína ou maconha, após consumirem bebidas alcoólicas.

Estes dados me fazem pensar que conseguir evitar o primeiro gole de álcool, o primeiro cigarro ou evitar experimentar qualquer droga que causa dependência não é uma privação, mas um caminho para uma vida saudável.

A educação espiritual na infância e adolescência contribui para a vida adulta estável e dá ao indivíduo a coragem de rejeitar tudo o que é prejudicial; e eu o digo por experiência própria.

Mas, mesmo que a pessoa se vicie, ela pode deixar o vício, como foi o caso do motorista de taxi, que durante anos fumava vários cigarros por dia. Quando ele ficou sabendo o quão prejudicial é a nicotina, abandonou completamente o hábito de fumar, e o fez sozinho. Ele admitiu que, como trabalhava de noite, o cigarro era uma companhia, mas percebeu que a sua saúde era mais importante.

Esse exemplo mostra como é imprescindível se conscientizar do domínio e autocontrole inerentes à natureza espiritual de cada um, tanto para prevenir como para deixar o vício. Essas qualidades são provenientes da Mente divina, que é a fonte criadora de todos.

Se você estiver enfrentando qualquer tipo de vício ou conhecer alguém que esteja, você pode começar uma jornada espiritual rumo à independência ou mostrar esse caminho a quem o necessite, enchendo o coração de amor, compaixão e paciência, buscando a inocência e a pureza espiritual de cada um.

Às vezes, essa jornada é curta, como foi a do motorista de táxi, às vezes mais demorada, mas você sempre pode alcançar o objetivo final de liberdade e de cura, ao manter o pensamento focado nessa meta, sem desistir. Todos temos essa capacidade.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve sobre saúde e espiritualidade.

 



Sabão, sabonete ou detergente: com qual devo lavar as mãos?

Para esclarecer essa dúvida, a doutora na área de biologia de microrganismos e parasitas explica o uso correto de cada um desses produtos.

Sabão, sabonete ou detergente: com qual devo lavar as mãos?

Escola do Barreiro produz máscaras para moradores de rua

Iniciativa conta com apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a Pastoral de Rua.

Escola do Barreiro produz máscaras para moradores de rua

Exclusivo: método revela como ter uma barba cheia e forte

Novidade no Brasil tem preocupado os donos de clínicas de estética que estão perdendo clientes masculinos, pois muitos estão descobrindo esse novo tratamento inédito no Brasil.

Exclusivo: método revela como ter uma barba cheia e forte

Tratamentos estéticos que contribuem para a autoestima durante a velhice

Radiofrequência e luz pulsada são alguns dos procedimentos indicados para cuidar da aparência a partir dos 50 anos.

Tratamentos estéticos que contribuem para a autoestima durante a velhice

Como aumentar a imunidade com uma alimentação balanceada

Uma dica é substituir os biscoitos industrializados por frutas, iogurtes, oleaginosas e chás.

Como aumentar a imunidade com uma alimentação balanceada

As artimanhas dos assaltos a condomínios

Todos os dias, somos surpreendidos por casos inusitados de invasão a condomínios.


Quando substituir o botox pela cirurgia plástica?

A toxina botulínica não ameniza muito o envelhecimento avançado e, em excesso, deixa a face enrijecida, perdendo a graça da naturalidade.

Quando substituir o botox pela cirurgia plástica?

O que o coronavírus tem a ver com a sua alimentação?

A psicóloga Vanessa Bassan dá dicas de como enfrentar esse momento sem descontar na comida.

O que o coronavírus tem a ver com a sua alimentação?

Qual a relação entre o exercício físico e uma boa noite de descanso?

Quando o indivíduo se exercita, o organismo libera várias substâncias que podem melhorar a qualidade do sono.

Qual a relação entre o exercício físico e uma boa noite de descanso?

Quem irá cuidar dos idosos da geração Y?

Pesquisa sobre Cuidados Paliativos mostra que sistemas de saúde precisam se adaptar ao crescimento de mortes por doenças relacionadas à idade.


Quer morar em Portugal? Consultor tira todas as dúvidas

O advogado Dr. Anselmo Melo da Costa, especialista em direito imigratório e consultor em Portugal, conta como viver legalmente em Portugal.

Quer morar em Portugal? Consultor tira todas as dúvidas

Combate e prevenção contra o coronavírus em condomínios

Em meio a alarmante situação que estamos passando, nós administradores de condomínios também precisamos nos adaptar e colaborar para a não propagação do coronavírus.

Combate e prevenção contra o coronavírus em condomínios