Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qualidade do sono e isolamento social

Qualidade do sono e isolamento social

17/11/2020 Evelyne Correia

A pandemia e as medidas de distanciamento social têm afetado o sono de parte da população.

Qualidade do sono e isolamento social

Uma boa qualidade do sono é fundamental para a saúde física e mental, incluindo o bom funcionamento do sistema imunológico, importantíssimo nesse período de pandemia. Mas o que seria um sono de boa qualidade? Estudos indicam que o sono ideal deve ter entre 7 a 9 horas de duração, sem pausas, ou seja, sem momentos de insônia nesse período. Uma boa forma de verificar se seu sono está adequado é perceber se, ao acordar, ainda persiste a vontade de dormir ou se você se sente realmente descansado.

A pandemia e as medidas de distanciamento social têm afetado o sono de parte da população. Ansiedade, mudanças bruscas de hábitos e da rotina diária,  maior tempo do uso de telas como computadores e celulares são alguns dos fatores apontados como causas de insônia e noites mal dormidas.

Especialistas indicam importantes atitudes que podem melhorar a qualidade do sono e, consequentemente a qualidade de vida durante esse período.

- Mantenha uma rotina de sono. Durma e acorde nos mesmos horários, principalmente em dias de semana. Mesmo que não esteja com sono, é recomendado que a pessoa deite na cama, tente esvaziar a mente e relaxar;

- Prepare o ambiente. O seu quarto é o seu local de descanso, portanto evite trabalhar ou estudar na cama. Na hora de dormir, abaixe a luz, medite ou escute uma música relaxante;

- Tenha disciplina, organize as tarefas diárias, faça planejamentos e estabeleça horários para as atividades de trabalho e estudo;

- Desapegue do pijama. Isso mesmo! Não é porque você não vai sair de casa que precisa ficar de pijama o dia todo. Ao levantar, tire o pijama e vista uma roupa confortável;

- Cuide da alimentação, evitando ingestão de bebidas estimulantes no período da noite, como cafés, chás e energéticos. O ideal é manter os horários normais das refeições;

- Reduza o uso de aparelhos celulares, TV e computadores duas horas antes do seu horário de dormir. Converse com a família, aproveite para jogar cartas, tabuleiros ou ler algum livro;

- Pratique atividade física regularmente. Se não for possível realizar todos os dias, escolha três dias da semana para se exercitar. No entanto, evite práticas intensas de exercícios no período da noite; o final da tarde é o melhor horário para que essa prática lhe ajude a dormir melhor.

Crianças e adolescentes devem adequar as rotinas da casa para que também possam dormir bem e manter boa saúde para as atividades escolares. Idosos também merecem atenção especial neste período, pois podem ficar ansiosos e agitados.

Vamos aproveitar esse momento para aprender, cuidar da saúde e criar novos hábitos saudáveis.

* Evelyne Correia, especialista em Fisiologia do exercício, é professora da área de linguagens cultural e corporal nos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?