Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando substituir o botox pela cirurgia plástica?

Quando substituir o botox pela cirurgia plástica?

20/03/2020 Divulgação

A toxina botulínica não ameniza muito o envelhecimento avançado e, em excesso, deixa a face enrijecida, perdendo a graça da naturalidade.

Quando substituir o botox pela cirurgia plástica?

Vaidosas, as brasileiras dispostas a combater as rugas estão cada vez mais adeptas à aplicação de toxina botulínica A, que é popularmente chamada de botox, feita por meio de uma simples injeção. O procedimento é campeão de busca entre tantos outros tratamentos estéticos existentes em consultórios dermatológicos. A preferência pelo método se deve ao efeito que nenhum outro tem. Atua no músculo e costuma ser muito eficiente.

Viciante, quem faz uso da toxina botulínica pela primeira vez sempre aplica novamente. A ação do botox é eficaz para amenizar rugas dinâmicas, geradas por vícios de expressão, que surgem quando os músculos da face estão em movimento, e também as rugas estáticas, que são visíveis mesmo quando o rosto está parado. Bem diferente do que muitos pensam, o botox não atua na flacidez da pele.

Porém o uso excessivo do tratamento estético e até mesmo a procura por profissionais inadequados para a aplicação do produto causam problemas desagradáveis, como a assimetria facial — quando uma sobrancelha fica mais erguida do que a outra, uma parte do rosto mais enrijecida ou até mesmo um olho mais fechado do que o outro, por exemplo — e também a inibição das expressões naturais, que podem provocar um sorriso falso, ou testa lisa demais, sem as linhas inerentes ao rosto. O transtorno pela má utilização da toxina só diminui quando ela perde efeito, podendo demorar de quatro a seis meses.

Uma dúvida existente é: até quando usar botox e quando fazer cirurgia plástica na face? "A questão de tratar rugas antigas e muito profundas divide opiniões, mas o botox age melhor nas peles com um grau de envelhecimento suave e médio. Envelhecimento muito avançado pode até ser tratado com a toxina, mas como complemento de tratamentos cirúrgicos", explica Arnaldo Korn, Diretor do Centro Nacional -- Cirurgia Plástica.

Por causa da idade, do avanço do envelhecimento e até mesmo da durabilidade do procedimento, muitos dão preferência às cirurgias plásticas. Para eliminar rugas na testa, ao redor dos olhos e em outras áreas, e também vincos entre o nariz e a boca, entre outras marcas na pele, há procedimentos como a ritidoplastia ou o minilifting, assim como o levantamento das sobrancelhas, que confere à face um semblante mais leve e alegre. E para melhorar o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, existe a blefaroplastia. Há quem se aventure a fazer mais de um procedimento de uma vez, podendo ainda aperfeiçoar o nariz e o queixo. Mas, para tamanha ousadia, sem dúvida é necessário consultar um médico especializado e ver o que realmente é necessário e possível, de forma que preserve a saúde do paciente. Porém uma grande vantagem de fazer mais de uma plástica no mesmo dia é que evita que a pessoa passe por dois pré e pós-operatórios. Outro benefício é a economia, já que os custos são menores, pois será apenas uma anestesia e uma internação. Mesmo economizando em algumas despesas, unir procedimentos tem um custo alto e, se o impedimento é o pagamento, hoje há facilidades, como o parcelamento do pagamento por meio de um serviço de assessoria administrativa financeira, como o que é feito pelo Centro Nacional -- Cirurgia Plástica.

Seja por meio de tratamento estético com a toxina botulínica ou de cirurgia plástica, vale investir na autoestima e buscar uma aparência saudável, natural e bonita ao mesmo tempo. Tudo com equilíbrio e sem exageros!

Fonte: Estilo Press



Amizade: trocas valiosas

Qual é o benefício de ter um grupo forte de amigas?

Autor: Viviane Gago

Amizade: trocas valiosas

Pra sempre jovem?

Neste Dia dos Avós (26/07), vale destacar que envelhecer se tornou um pecado, o pavor de toda uma geração. Mas quando foi que esse medo ficou tão fora de controle?

Autor: Leonardo de Moraes

Pra sempre jovem?

Qual o sentido da sua vida?

O que é a vida? Diante dessa pergunta, logo nos vem à consciência a vida dos indivíduos, das pessoas.

Autor: Clécio Branco

Qual o sentido da sua vida?

A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70