Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rir pode transformar a sua saúde; saiba como!

Rir pode transformar a sua saúde; saiba como!

07/11/2023 Divulgação

Especialistas do CEJAM explicam como o ato pode colaborar com o bem-estar, reduzir o estresse, fortalecer conexões sociais e melhorar quadros cardiovasculares.

Rir pode transformar a sua saúde; saiba como!

Já parou para pensar no poder que o seu riso tem? Sem dúvidas, essa ação tão espontânea pode ter um impacto profundamente positivo em sua vida e na vida daqueles ao seu redor. Mas, em termos de saúde, será que rir pode realmente ser o melhor remédio?  

Conforme Ana Paula Ribeiro Hirakawa, psicóloga do Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV M’Boi Mirim, gerenciado pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, a ação tem um efeito e tanto.

“O riso tem benefícios reais para a saúde e podemos perceber isso em nós mesmos, se analisarmos bem. Por exemplo, quando estamos rindo, seja assistindo um mero filme ou partilhando um momento com alguém especial, é possível notar que, em seguida, experienciamos uma sensação de bem-estar e, sem dúvida alguma, essa pode ser considerada uma maneira de promovermos a ruptura de tensão emocional no nosso dia a dia”, explica.

Isso acontece porque o simples ato de rir desencadeia a liberação de endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e alegria. E essas sensações, por sua vez, são tão potentes que podem diminuir as chances do aparecimento de doenças mentais, como depressão e ansiedade no organismo.

“O nosso riso ainda consegue diminuir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, e estimular a liberação de dopamina, promovendo também sensação de relaxamento e contentamento”, complementa a psicóloga.

E não para por aí. Ele ainda pode ajudar na autoestima, promovendo uma sensação de pertencimento e acessibilidade social. “Quando rimos com outras pessoas, fortalecemos as nossas conexões sociais, o que pode melhorar a nossa autoimagem e a sensação de valor pessoal”, explica a especialista.

Além disso, o riso é uma ótima maneira de construir relações de confiança. O ato de rir com outras pessoas ajuda na comunicação e cria um senso de proximidade emocional, o que, convenhamos, é essencial para a formação de laços sólidos.

E o coração da pessoa que tem o hábito de rir também sente os efeitos. “O riso beneficia o coração ao liberar endorfinas, que reduzem a inflamação e promovem o relaxamento do órgão e dos vasos sanguíneos. Assim, além de melhorar o bombeamento, também ajuda na expansão das artérias”, compartilha André Gabriel Correa Neto, cardiologista do AME Itu, administrado também pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Com a redução dos níveis de hormônios do estresse, ele também beneficia o sistema cardiovascular e ajuda a melhorar questões como o colesterol e outros quadros relacionados.

“Alguns estudos nesse sentido foram realizados para compreender a relação do riso com o potencial risco de eventos cardíacos ou derrames. A partir dessas pesquisas, percebeu-se que houve uma redução significativa desses casos. Em outras palavras, o riso demonstra sua eficácia na melhora da qualidade de vida e, principalmente, na redução dos riscos cardiovasculares dos pacientes", finaliza o médico.

Para mais informações sobre saúde clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Máquina CW



A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado