Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sal na alimentação: quais são os males que ele pode causar?

Sal na alimentação: quais são os males que ele pode causar?

07/07/2014 Sare Drogarias

Confira neste post algumas dicas de como reduzir o consumo exagerado de sal e assim evitar a manifestação de enfermidades que comprometem a longevidade.

O sal é um componente alimentar essencial na alimentação, visto que ele é um dos responsáveis pelo controle de líquidos no organismo, o que consequentemente está relacionado ao bom funcionamento celular.

Saber de domínio popular e que muito bem se encaixa para este caso é o fato de que o excesso de quaisquer alimentos é prejudicial à saúde. E o sal não é uma exceção.

Segundo as últimas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de cloreto de sódio a ser consumida diariamente deve ser de menos de 5 gramas de sal, ou abaixo de 2 gramas de sódio. Entretanto, em especial no caso dos brasileiros, este consumo encontra-se excedido, chegando a atingir um pouco mais que o dobro do recomendado.

O combate ao consumo exagerado do sal tornou-se um questão de saúde pública, já que as doenças diretamente ligadas ao sal são as responsáveis por boa parte do número de óbitos no mundo.

Uma dessas doenças é a conhecida hipertensão arterial. Enfermidade que pode prejudicar o bom funcionamento dos rins, vasos, cérebro entre outros.

A pressão arterial se mede de acordo com o volume de sangue que corre pelos vasos sanguíneos. Por aumentar esse volume dentro dos vasos, o sal é tipo como um agente hipertensivo.

Podendo aumentar as chances do desenvolvimento de quadros de angina (fortes dores no peito), doenças cardíacas e derrame cerebral - estas duas últimas tidas como as principais causas de mortes no mundo.

O cloreto de sódio excessivo no organismo pode ainda, em decorrência do quadro hipertensivo, propiciar a retenção de líquidos. Estado no qual o indivíduo sofre com inchaços em todo o corpo ou em parte dele.

Os líquidos responsáveis pelo inchaço correspondem aos que são liberados pelos vasos sanguíneos para a hipoderme.

Um quadro de retenção de líquidos pode significar o ganho aproximado de 2 quilos.

A redução do consumo do sal pode significar mais anos de vida e de vida saudável. Procurar alternativas no dia a dia para fugir do exagero é uma opção consciente e responsável. Abaixo você pode conferir algumas dicas simples que fazem a diferença.

1º Busque outros temperos naturais como limão, salsinha, alho, coentro, cebola etc;
2º Observe sempre a tabela nutricional dos alimentos. Ainda que doces, alguns produtos podem conter uma considerável concentração de sódio;
3º Afaste o sal do prato durante as refeições. Algumas pessoas costumam adicioná-lo antes mesmo de provar o alimento. Países como o Uruguai, por exemplo, proibiram a disposição de sal nas mesas de restaurantes, salvo nos casos em que o cliente o solicite. (O procedimento vem trazendo bons resultados).

Ao início, a redução do sódio pode causar estranhamento e sensação de comida sem sabor, porém, o paladar se acostuma com o verdadeiro sabor do alimento e passa a não mais sentir falta do sal.

Créditos: Sare Drogarias



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?