Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

03/05/2024 Tatiana Capanema

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

No entanto, muitas vezes, ainda negligenciamos o aspecto espiritual da nossa saúde, fundamental para termos qualidade de vida.

Mas como cuidar deste lado do ser humano? Somos compostos por uma tríade – corpo, mente e espírito – que exige atenção diária. O primeiro aspecto é o mais visível e tangível, porém, os dois últimos, são invisíveis aos nossos olhos, mas igualmente importantes para nutrir o bem-estar integral. Pode ser difícil compreender que o corpo não pode funcionar adequadamente se esses elementos invisíveis não estiverem em equilíbrio e saudáveis.  

Muitos males que enfrentamos têm raízes na falta de propósito, incredulidade, falta de perdão, ausência de relacionamento com Deus, culpa e negligência das disciplinas espirituais como oração, leitura da Bíblia e jejum. Esses conflitos internos podem se transformar em estresse, ansiedade, depressão e uma série de outras enfermidades emocionais e até físicas.

Eu mesma sofri na pele esse problema e experimentei a cura de Deus na medida em que seguir alguns princípios bíblicos para ter vitalidade do espírito e não somente no corpo. Tirei os olhos dos sintomas e voltei para a Palavra do Criador e, só então, pude viver o que a Bíblia afirma: “Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.” (Provérbios 4.20-22, NTLH, grifo da autora). 

O fato é que precisamos cuidar de nós na ordem certa de prioridade e, para isso, é necessário nos voltarmos para Deus em busca de cura e restauração, pois a saúde espiritual vem em primeiro lugar. Além disso, precisamos viver em obediência e temor ao Senhor, reconhecendo que Ele é a fonte de toda vida e bem-estar.  

A cura que vem de dentro para fora requer fé e comprometimento. A vida corrida nos rouba tempo de qualidade com o Pai, e essa pode ser a pior armadilha para sua saúde. A questão não se resume à simples obediência a normas ou práticas religiosas, mas, sim, à nutrição de um relacionamento íntimo com Deus, com o objetivo de aprofundarmos o conhecimento sobre o Divino e, consequentemente, permitir que Ele provoque transformações positivas em nossa existência. 

Ou seja, trata-se de um convite para acompanhar diariamente o Senhor, dando permissão para que Ele nos oriente, instrua e modele de acordo com sua vontade.

* Tatiana Capanema é pastora, autora do livro “Saúde do Reino” (Editora Vida) e Mestre em Saúde Visual e Educação Especial.

Para mais informações sobre Saúde espiritual clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X

Fonte: LC Agência de Comunicação



Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais

Santuário do Pai das Misericórdias: lugar de encontro com Deus e renovação espiritual

O Santuário do Pai das Misericórdias é um importante centro de peregrinação e devoção católica, atraindo fiéis de diversas partes do país e do mundo.

Autor: Pe. João Gualberto


Brasileiros solidários

A Gol em parceria com a Avianca, empresas do grupo Abra, transportou doações em mais um voo humanitário.

Autor: Divulgação

Brasileiros solidários

Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?