Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Será que alguém sabe o que é o Natal?

Será que alguém sabe o que é o Natal?

21/12/2016 Leide Lessa

Não podemos mudar o mundo inteiro de uma só vez mas podemos oferecer amizade sincera e amor incondicional.

Quando era adolescente, eu gostava muito de ler os quadrinhos do Charlie Brown e Snoopy. Hoje em dia há vários vídeos deles no YouTube, e há uma cena muito interessante quando Charlie, gritando, pergunta a seu amigo Linus: “Será que alguém sabe o que é o Natal?”

Linus diz calmamente: “Eu posso lhe contar o que significa o Natal.” Ele vai para o centro do palco, pede para acender as luzes, e começa a recitar uma passagem da Bíblia que narra o nascimento de Jesus.

Linus, em seguida, volta para o amigo e diz: “O Natal é sobre isso, Charlie Brown.”

Muitas vezes eu me sinto como Charlie, questionando se as pessoas sabem o que é o Natal. Parece que a cada ano o comércio começa mais cedo a colocar as decorações de Natal e a instigar as compras de presentes.

Por que presentes?

Há mais ou menos 2500 anos, o profeta hebreu Isaías disse: “…um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro … Príncipe da Paz. …e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino…”

O povo judeu, que passara por perseguição e escravidão, aguardava o nascimento dessa criança, que seria descendente do grande Rei David, que iria governá-los e trazer-lhes a paz e a liberdade para sempre!

Por volta do ano 6 AC, três Reis Magos ficaram sabendo que o Príncipe da Paz havia nascido em Belém. Vieram de longe para ver o menino, e deram-lhe ouro, incenso e mirra. Daí vem a ideia dos presentes.

Por que essa história é relevante hoje? Para entender que o significado da história foi distorcido pelo comércio e para ver a importância desse nascimento. Quando adulto, com aproximadamente 3 anos de ministério de cura, o Príncipe da Paz mudou a história da sua região e hoje mais de 2 bilhões de pessoas no mundo seguem seus ensinamentos.

A reformadora cristã Mary Baker Eddy explica que Jesus nasceu “como o Redentor, que apresentaria uma maravilhosa manifestação da Verdade e do Amor”.

Como o mundo precisa ver mais dessa manifestação da Verdade e do Amor! No governo, nas escolas, no trabalho, nas famílias. Mais do que apenas pensar em presentes, podemos aproveitar a oportunidade para repensar nossa vida e nosso propósito no mundo, motivados pela ideia de Cristo – a manifestação da Verdade e do Amor!

Esse Cristo nos mostra como amar sem julgar, sem condenar, sem comparar. Esse amor se reflete em pensamentos e ações de respeito, cuidado, bondade, paciência, amabilidade e atenção.

Seria o mundo melhor se cada vez mais pessoas celebrassem o Natal com esses sentimentos e os mantivessem durante todo o ano? Seriam os relacionamentos mais harmoniosos? Veríamos menos corrupção e mais justiça? Sem dúvida.

Não podemos mudar o mundo inteiro de uma só vez. Mas sim podemos oferecer amizade sincera e amor incondicional. Essa atitude tem um efeito multiplicador, pois ao compartilhar paz e amor em todas as circunstâncias, colaboramos para que outros façam o mesmo.

É assim que prefiro celebrar o Natal todos os dias do ano.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre a vida e a espiritualidade. Email: lessal@csps.com Twitter: @LeideLessa



Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Com a facilidade dos aplicativos, empresa de serviços e tecnologia lança solução para passageiros com mobilidade reduzida. Iniciativa.

Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

A atividade física auxilia na coordenação motora, resistência e agilidade. Mistura golpes de Muay Thai, Boxe e Kickboxing com treinamento funcional.

Luta funcional pode queimar até 800 calorias por hora

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Especialista dá dicas de como pequenas mudanças de hábitos podem beneficiar a sua saúde.

Hábitos simples podem ser determinantes para uma boa saúde

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Os dias começam com uma longa lista de afazeres. Acordar antes de todos em casa, preparar o café da manhã, acordar os filhos e prepará-los para a escola, garantir que tudo esteja em seu devido lugar, e só assim, sair para trabalhar e enfrentar o mundo.

Mães em jornada dupla: Como ser pai e mãe ao mesmo tempo?

Como me tornar mais criativo?

Diversos estudos na neurociência já comprovaram que é possível se tornar mais criativo ou inteligente. Tudo depende do quanto nós nos desafiamos.

Como me tornar mais criativo?

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, afirmam que o composto resveratrol, presente na uva, tem efeito relaxante.

Vinho tinto tem substância que ajuda a reduzir estresse, diz estudo

Caminhos para o sucesso e felicidade

“A felicidade não depende do que você tem ou quem você é. Só depende do que você pensa”.


Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Saiba por que alguns alimentos são benéficos para o sistema digestivo e quais devem ser evitados.

Os 7 alimentos que ajudam na digestão

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Brincar na rua, pular corda, soltar pião, jogar bolinha de gude, andar de carrinho de rolimã, soltar pipa.... Ah, as brincadeiras da infância! Que tempo bom!

Meu filho não sai do celular, o que fazer?

Carreira de sucesso e boa qualidade de vida

4 dicas para conciliar carreira de sucesso e boa qualidade de vida.


Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

A preocupação com pele e cabelo representa grande parte das compra no mercado de beleza no Brasil.

Produtos naturais impulsiona mercado de cuidados com pele e cabelo

Gosto musical depende da estrutura do cérebro

Pesquisa científica mostra que a emoção causada por diferentes estilos musicais varia de acordo com a composição cerebral

Gosto musical depende da estrutura do cérebro