Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Será que alguém sabe o que é o Natal?

Será que alguém sabe o que é o Natal?

21/12/2016 Leide Lessa

Não podemos mudar o mundo inteiro de uma só vez mas podemos oferecer amizade sincera e amor incondicional.

Quando era adolescente, eu gostava muito de ler os quadrinhos do Charlie Brown e Snoopy. Hoje em dia há vários vídeos deles no YouTube, e há uma cena muito interessante quando Charlie, gritando, pergunta a seu amigo Linus: “Será que alguém sabe o que é o Natal?”

Linus diz calmamente: “Eu posso lhe contar o que significa o Natal.” Ele vai para o centro do palco, pede para acender as luzes, e começa a recitar uma passagem da Bíblia que narra o nascimento de Jesus.

Linus, em seguida, volta para o amigo e diz: “O Natal é sobre isso, Charlie Brown.”

Muitas vezes eu me sinto como Charlie, questionando se as pessoas sabem o que é o Natal. Parece que a cada ano o comércio começa mais cedo a colocar as decorações de Natal e a instigar as compras de presentes.

Por que presentes?

Há mais ou menos 2500 anos, o profeta hebreu Isaías disse: “…um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro … Príncipe da Paz. …e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino…”

O povo judeu, que passara por perseguição e escravidão, aguardava o nascimento dessa criança, que seria descendente do grande Rei David, que iria governá-los e trazer-lhes a paz e a liberdade para sempre!

Por volta do ano 6 AC, três Reis Magos ficaram sabendo que o Príncipe da Paz havia nascido em Belém. Vieram de longe para ver o menino, e deram-lhe ouro, incenso e mirra. Daí vem a ideia dos presentes.

Por que essa história é relevante hoje? Para entender que o significado da história foi distorcido pelo comércio e para ver a importância desse nascimento. Quando adulto, com aproximadamente 3 anos de ministério de cura, o Príncipe da Paz mudou a história da sua região e hoje mais de 2 bilhões de pessoas no mundo seguem seus ensinamentos.

A reformadora cristã Mary Baker Eddy explica que Jesus nasceu “como o Redentor, que apresentaria uma maravilhosa manifestação da Verdade e do Amor”.

Como o mundo precisa ver mais dessa manifestação da Verdade e do Amor! No governo, nas escolas, no trabalho, nas famílias. Mais do que apenas pensar em presentes, podemos aproveitar a oportunidade para repensar nossa vida e nosso propósito no mundo, motivados pela ideia de Cristo – a manifestação da Verdade e do Amor!

Esse Cristo nos mostra como amar sem julgar, sem condenar, sem comparar. Esse amor se reflete em pensamentos e ações de respeito, cuidado, bondade, paciência, amabilidade e atenção.

Seria o mundo melhor se cada vez mais pessoas celebrassem o Natal com esses sentimentos e os mantivessem durante todo o ano? Seriam os relacionamentos mais harmoniosos? Veríamos menos corrupção e mais justiça? Sem dúvida.

Não podemos mudar o mundo inteiro de uma só vez. Mas sim podemos oferecer amizade sincera e amor incondicional. Essa atitude tem um efeito multiplicador, pois ao compartilhar paz e amor em todas as circunstâncias, colaboramos para que outros façam o mesmo.

É assim que prefiro celebrar o Natal todos os dias do ano.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre a vida e a espiritualidade. Email: [email protected] Twitter: @LeideLessa



Como melhorar a concentração de forma natural?

A dificuldade de concentração é uma condição generalizada nos dias atuais.

Autor: Divulgação

Como melhorar a concentração de forma natural?

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?