Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sinta o poder de cura do perdão

Sinta o poder de cura do perdão

30/12/2015 Bob Clark

O perdão é discutido em lugares surpreendentes.

Não mais confinado às discussões sobre religião e filosofia moral, o perdão está expandindo seu papel como virtude e tomando o seu lugar como um importante elemento de bem-estar físico.

“O conflito não apenas deprime o espírito; ele pode levar a problemas de saúde física”, diz a página de Envelhecimento Saudável do site Johns Hopkins Medicine.

A página de Estilo de Vida Saudável do site da Mayo Clinic inclui o seguinte: “Quando alguém que você gosta lhe machuca, você pode guardar raiva, ressentimento e pensamentos de vingança — ou abraçar o perdão e seguir em frente. (...) Deixar rancores e a amargura de lado pode abrir caminho para a felicidade, saúde e paz”.

Uma ilustração poderosa disso está na reportagem do The Christian Science Monitor. O título resume bem: “Após 39 anos de prisão, encontra-se inocência e perde-se a amargura”.

Ricky Jackson é um exemplo vivo de perdão. Sua condenação, com base em uma mentira de um menino de 12 anos de idade, foi revertida.

O artigo explica que, desde que deixou a prisão, Ricky tem pensado no que fazer com o resto de sua vida e com a mentira que o levou à prisão aos 18 anos, fazendo dele a pessoa condenada injustamente por mais tempo na história americana.

Essa mentira testou os limites do perdão humano e da resiliência e o obrigou a não deixar que as circunstâncias, embora trágicas, definissem quem ele é. Mesmo na prisão, Ricky buscou preservar sua sensibilidade.

“Eu tentei ser o tipo de pessoa que minha mãe queria que eu fosse”, disse ele. “Eu era uma pessoa em uma prisão. Mas nunca me tornariam um prisioneiro”. Ricky conseguiu perdoar quem o acusou falsamente.

Como chegar ao ponto de perdoar algo tão errado? “Comece aos poucos”, diz o Dr. Fred Luskin. Como diretor dos Projetos de Perdão de Stanford e consultor sênior na promoção da saúde na Universidade de Stanford perguntaram-lhe: “Pode-se incorporar o perdão na vida diária?” “O perdão pode começar aos poucos”, disse ele.

“Pratique-o nas pequenas coisas em sua vida: a próxima vez que você ficar com raiva de alguém por uma coisa banal, pratique perdoá-lo. Faça disso uma escolha consciente, deixe passar e perceba o quão bem você se sente.

Quando estiver bravo com alguém, pergunte-se: ‘Vale a pena sofrer?’ Se você está confuso e incerto sobre isso, pergunte a alguém que já praticou o perdão. Essa pessoa lhe dará um relatório brilhante sobre o valor do perdão em sua vida. Não precisa apenas acreditar em mim".

Quando o perdão parece quase impossível, a oração pode fazer a diferença. Veja-a como um processo de duas etapas: 1. Humildemente, tranquilize a mente humana, na qual residem o ressentimento e mágoa e 2. Tente compreender a Deus como a verdadeira fonte de pensamento.

Se você for como eu, ao abrir a porta do seu pensamento, você poderá sentir a tensão e a dor da raiva serem lavadas pelo Amor divino. É um sentimento poderoso e inesquecível que restaura a saúde física e mental.

* Bob Clark pratica profissionalmente a Ciência Cristã em Belleair, Flórida.



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos