Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Triatleta de nível mundial vence com espiritualidade

Triatleta de nível mundial vence com espiritualidade

24/08/2015 Thomas Mitchinson

Patrick descobriu que correr “com Deus” neutraliza qualquer tensão ou autocríticas cruéis que possam passar por sua mente.

Em mais de 80 triathlons que serão feitos este ano em Illinois, EUA, pessoas de todas as idades terão de usar mente e corpo enquanto correm, andam de bicicleta e nadam, lado a lado com seus adversários. O número crescente de participantes também irá requerer bastante de seu lado espiritual nessas competições.

Uma dessas pessoas é o triatleta que disputa competições a nível mundial Patrick McCreary, de Alton, que acabou de completar sua 189ª corrida em 28 anos. Sua rotina de treinamento não é a típica rotina de um esportista normal, e sim um momento de oração. “Apesar de treinar o ano inteiro e participar de 6 a 12 corridas por temporada, é a minha relação com Deus que me mantem forte. Meu treinamento inclui pensar nos versículos da bíblia enquanto corro, nado e pedalo”.

Patrick foca em três características espirituais quando treina e compete: paz, alegria e força. “Eu não conheço ninguém que não esteja buscando essas três qualidades”, ele me contou. Esses três elementos espirituais podem ser chamados de “triathlon espiritual”. Ele comentou sobre os benefícios de encontrar paz, alegria e força divinas em suas corridas:

Paz. Patrick disse que ao expressar amor, ele recebe de volta a paz que precisa nessas corridas: “Triathlons formam uma grande irmandade. Todos temos um princípio que nos guia”, disse ele, “que é acabar a corrida com sucesso e sem se machucar. Há princípios e protocolos em uma competição para nos ajudar e um deles é a paz de espírito, mesmo em uma competição intensa."

Alegria. Patrick descobriu que correr “com Deus” neutraliza qualquer tensão ou autocríticas cruéis que possam passar por sua mente. Quando ele é humilde ao correr, expressando sua gratidão aos voluntários e perdoando erros que possam acontecer, Patrick consegue encontrar a alegria e satisfação no caminho: “Há grande alegria em cada competição”, disse. “Eu amo pedalar, nadar e correr, e as pessoas que competem comigo também.

Força. Fadiga e desgasto podem acabar com qualquer atleta. Patrick falou que seu versículo favorito da Bíblia o ajuda a manter a força e a resistência: “Os que esperam no senhor, renovam as suas forças ... correrem e não se cansam, caminham e não se fatigam”. “Ao entender que minha inteligência e força vêm de Deus, minhas habilidades mentais e físicas melhoram”.

Há alguns anos, Patrick competiu no ITU World Triathlon em Honolulu, no Havaí, e um carro apareceu no caminho da corrida e bateu em Patrick. Ele foi levado para o hospital em uma maca. Os quartos da emergência estavam lotados, por isso, enquanto esperava, ele orou. Mais do que pedir a Deus por ajuda, ele usou seu tempo para perceber a presença do Amor divino, que pode curar qualquer dano. Depois de ser examinado, mesmo tendo diversos machucados, foi confirmado que nada tinha se quebrado ou deslocado, e ele foi liberado.

Nos meses seguintes, uma dor ainda restringia sua liberdade de movimentos, e tinha problemas para dormir. Patrick decidiu que poderia mover seu pensamento para longe das memórias do acidente e para perdoar o motorista. Suas orações incluíram as palavras de um poema de Mary Baker Eddy: “Gentil presença, gozo, paz, poder".Ele percebeu que a “gentil presença” divina poderia ajudá-lo a encontrar a gentil presença da paz que o ajudaria a dormir. E assim ocorreu.

Alguns anos depois, ele competiu no ITU World Triathlon em Pequim, China, e ficou em segundo lugar. Patrick chegou à conclusão: “O poder do Espírito é capaz de renovar e restaurar nossa saúde e habilidades”.

Seja correndo ou não, todos podemos participar de um “triathlon espiritual” e sentir a paz, alegria e forçaque superam estresse, competitividade e fadiga, rompendo barreiras em todas as áreas de nossa vida.

* Thomas Mitchinson, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre a relação entre pensamento, espiritualidade e saúde.



Santuário do Pai das Misericórdias: lugar de encontro com Deus e renovação espiritual

O Santuário do Pai das Misericórdias é um importante centro de peregrinação e devoção católica, atraindo fiéis de diversas partes do país e do mundo.

Autor: Pe. João Gualberto


Brasileiros solidários

A Gol em parceria com a Avianca, empresas do grupo Abra, transportou doações em mais um voo humanitário.

Autor: Divulgação

Brasileiros solidários

Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?