Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Vai viajar? Cuidados para quem precisa levar medicamentos

Vai viajar? Cuidados para quem precisa levar medicamentos

19/01/2024  Rafaela Sarturi

Época de férias exige atenção para diabéticos, hipertensos, portadores de asma e outras condições crônicas de saúde; especialista traz recomendações.

Vai viajar? Cuidados para quem precisa levar medicamentos

Pesquisa recente divulgada pelo Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostra que mais de 10% da população brasileira tem diabetes, doença crônica que exige cuidados diários. Já a pressão alta, segundo estudo da OMS, atinge quase metade da população adulta do país. O uso de medicamento contínuo é uma premissa para essas e muitas outras pessoas, que dependem às vezes de mais de um remédio. 

Mas, e quando precisa viajar? Conversamos com Rafaela Sarturi, farmacêutica da plataforma Consulta Remédios (CR) sobre cuidados que essas pessoas e seus familiares precisam ter ao chegar num aeroporto ou ainda para que os remédios não sejam danificados.

A primeira coisa que Rafaela alerta é para que os viajantes estejam atentos às regras de cada uma das cias aéreas, sobretudo se houver algum voo internacional. “Diferentes nações podem impor restrições particulares à importação de determinados medicamentos, e estar ciente dessas normativas é essencial para evitar surpresas desagradáveis ao chegar ao destino. Por exemplo, a dipirona, que é amplamente utilizada no Brasil, é proibida nos EUA e alguns países da Europa. Então antes de viajar, seja um paciente crônico ou não, é preciso ficar de olho nessas restrições”, diz ela. Confira mais dicas da farmacêutica.

Receita na mão – e no celular!

A dica de ouro para não ter problemas é levar a receita do medicamento. O Brasil é um dos países que mais se automedica, e apresentar a prescrição médica é sempre a maior garantia que o viajante pode ter. “Além disso, é importante pedir mais de uma via da receita para o médico, caso precise, assim como providenciar a prescrição na língua do seu destino de origem”, diz ela. Para facilitar, é possível contar com a receita digital. “Hoje a receita digital é amplamente utilizada e é um recurso muito prático, pois você não precisa de várias vias, apenas um único arquivo PDF assinado digitalmente pelo médico responsável basta. Muitos países não aceitam receitas de outros países, mas ter uma prescrição de um médico facilita o caminho, e a receita digital, que pode ser acessada pelo celular, facilita mais ainda”, conta ela.

Transporte

Além da prescrição médica, a farmacêutica lembra que o armazenamento correto para o transporte dos remédios é muito importante, e que práticas como levar somente o necessário, em suas embalagens originais e com nota fiscal são também modos de assegurar que a pessoa tenha acesso ao medicamento durante toda a viagem. “Diabéticos e asmáticos, por exemplo, devem ficar atentos às quantidades estipuladas de seringas, agulhas e bombinhas pelas autoridades. Da mesma forma, se informar se as aeronaves possuem câmara fria, caso seja necessário”, lembra ela.

Já para quem está pensando em transportar os medicamentos na bagagem de mão é preciso saber que remédios líquidos, como xaropes, normalmente são permitidos até 100 ml, nas embalagens originais. “É uma medida de segurança que também garante conformidade com as normas e garante o mínimo de um tratamento durante a viagem”, finaliza Rafaela.

* Rafaela Sarturi, farmacêutica da plataforma Consulta Remédios (CR).

Para mais informações sobre medicamentos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Noar Comunicação



Tentar significa conseguir – um outro ponto de vista

Eu já li alguns artigos que diziam: “Tentar não significa conseguir” e neste artigo eu abordo um outro ponto de vista sobre este assunto: “Tentar significa conseguir”.

Autor: Renata Nascimento


O poder das escolhas positivas

Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos.

Autor: Nuno Paiva

O poder das escolhas positivas

Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação