Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Vida saudável durante toda a vida: utopia ou realidade?

Vida saudável durante toda a vida: utopia ou realidade?

01/02/2020 Divulgação

Ano após ano, o objetivo de ter uma vida saudável e uma dieta balanceada parece se tornar uma necessidade cada vez maior na sociedade.

Vida saudável durante toda a vida: utopia ou realidade?

Essencial em todas as fases da vida, a boa alimentação contribui para o crescimento, o desenvolvimento e a maturação de todos os sistemas do corpo humano. No entanto, para que isso aconteça e torne-se realidade, uma dieta variada e balanceada, incluindo todos os grupos alimentares, como grãos integrais, laticínios, hortaliças, entre outros, deve ser adotada e, preferencialmente, guiada por um profissional de saúde qualificado e não pelas dietas da moda.

Para Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), a pessoa que está em busca de uma vida saudável, deve ter atenção especial para a alimentação. "Hábitos saudáveis podem ser uma utopia ou uma realidade, dependendo da forma como o indivíduo encara tal aspecto", explica a nutricionista.

Uma alimentação saudável contribui para o adequado crescimento, maturação e desenvolvimento biológico. O crescimento contempla a atividade biológica do corpo, ou seja, o aumento do número de células e o crescimento celular, e é expressivo em 3 momentos (os picos de crescimento): o intra-uterino, que ocorre durante a 20ª e a 33ª semana de gestação; entre 0 e 2 anos de idade; e o pico de crescimento do estirão puberal na adolescência.

A maturação compreende a maturação dos sistemas biológicos e ocorre de maneira importante na adolescência (variando de acordo com o sistema). Por fim, o desenvolvimento do ser humano é uma etapa mais ampla, que compreende o crescimento, a maturação e agrega o aprendizado, que envolve o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional do indivíduo.

Na infância, ter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis, garantem um adequado crescimento e desenvolvimento, fase da vida na qual qualquer deficiência nutricional pode ser grave e afetar definitivamente o desenvolvimento de qualquer sistema orgânico. Durante a adolescência, crescimento, maturação e desenvolvimento ocorrem simultaneamente e atingem sua completude, o que justifica a necessidade do adequado aporte energético e nutricional. Na fase adulta e na senescência, os hábitos e os cuidados com a saúde devem ser precocemente observados e ajustados, para que o envelhecer seja com qualidade de vida.

Nas últimas décadas, vivemos a era dos modismos alimentares, o que conceitualmente já é paradoxal, pois estar na moda é algo efêmero, que dura pouco; e hábito alimentar é algo perene, que deve ser constante. Se apoiar em modismos para conquistar atributos de uma vida saudável torna tal tarefa uma utopia. Outro aspecto que torna tal feito utópico é transferir a responsabilidade para o outro. Para que a conquista de uma vida saudável seja realidade, o primeiro passo seria não terceirizar a responsabilidade.

Os profissionais da saúde estão disponíveis para orientar e auxiliar o indivíduo que está em busca de um estilo de vida mais saudável, mas o indivíduo deve estar ciente de que a responsabilidade para alcançar esse objetivo, é exclusivamente dele. "Como em qualquer aspecto da vida, conquistar um objetivo só acontece se a pessoa tiver automotivação e disciplina. Não existe fórmula mágica e sim atitudes diárias que constroem hábitos saudáveis, que geram autoestima e bem-estar", conclui Ana Paula.

Fonte: Viva Lácteos



O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais

Santuário do Pai das Misericórdias: lugar de encontro com Deus e renovação espiritual

O Santuário do Pai das Misericórdias é um importante centro de peregrinação e devoção católica, atraindo fiéis de diversas partes do país e do mundo.

Autor: Pe. João Gualberto


Brasileiros solidários

A Gol em parceria com a Avianca, empresas do grupo Abra, transportou doações em mais um voo humanitário.

Autor: Divulgação

Brasileiros solidários

Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli