Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Vitamina D diminui os riscos de contágio pelo coronavírus

Vitamina D diminui os riscos de contágio pelo coronavírus

18/09/2020 Divulgação

Além da exposição ao sol, a vitamina D pode ser absorvida pela ingestão diária de alimentos ideais para esta finalidade ou por suplementação.

Vitamina D diminui os riscos de contágio pelo coronavírus

O isolamento social, imposto como medida de prevenção da covid-19, resultou na baixa exposição ao sol, ocasionando em muitas pessoas a deficiência de Vitamina D, fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.

De acordo com artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a vitamina D diminui o risco de infecções respiratórias e melhora a eficiência de trocas gasosas no pulmão, além de ser essencial para o fortalecimento ósseo, saúde do coração e controle da diabetes.

Segundo o nutricionista da Clínica-escola da Universidade UNG, Cauê Araújo, sabe-se que diariamente precisamos de minimamente 400 UI (unidades internacionais) de vitamina D, entretanto novos estudos científicos mostram que essa necessidade diária pode estar abaixo do que realmente necessitamos. "Além da exposição ao sol, a vitamina D pode ser absorvida pela ingestão diária de alimentos ideais para esta finalidade ou suplementação", explica.

Confira a lista com 10 alimentos indicados pelo nutricionista, que são fontes de vitamina D:

Salmão
O salmão é o campeão quando se trata de fonte alimentar de vitamina D. Dentre as fontes proteicas, em 100g de salmão selvagem temos aproximadamente cerca de 600 ~ 1000UI e esta grande variação é devido a procedência do produto. 

Óleo de fígado de bacalhau
O óleo de fígado de bacalhau ou "óleo de peixe" pode ser utilizado em sua forma de óleo (pouco utilizada) é consumido em pequenas capsulas de 5ml, as quais tem uma altíssima concentração, sendo de 400~1000UI em 5ml. 

Sardinha
A sardinha enlatada possui a quantidades com melhor custo/benefício. Aproximadamente 300UI em 100 gramas de alimento consumido. 

Cavala
A cavala em conserva vem como uma forte fonte alimentar da vitamina D, sendo que cerca de 100 gramas contêm aproximadamente 250UI da vitamina. 

Atum
O atum tem uma quantidade generosa de vitamina D em sua composição, com aproximadamente 230UI em aproximadamente 90 gramas.

Arenque
O arenque que tem sua variabilidade de consumo tanto cru, enlatado, defumado ou em conserva e é uma ótima opção quando se trata de vitamina D, fornecendo aproximadamente 180 ~ 250UI em cerca de 100 gramas do alimento. 

Gema de Ovo
Sabe-se que o ovo tem inúmeras propriedades e sua gema é grande fonte de diversos nutrientes, contendo cerca de 20UI por unidade de gema consumidas. 

Cogumelos frescos
Os cogumelos são uma grande fonte alimentar de proteínas e diversos nutrientes. Muitas vezes são poucos consumidos pelo seu difícil acesso, entretanto contém uma quantidade de 100UI por 100g.

Cogumelos secos (desidratados)
Já os cogumelos desidratados, devido a sua desidratação possuem alta concentração de nutrientes com aumento de vitamina D em sua composição, sendo de até 1600UI em 100g. 

Leite de vaca e Iogurtes
Os lácteos são fontes alimentares de cálcio que também é um mineral importantíssimo quando se trata de vitamina D. Cada litro de leite possui cerca de 40UI, já de iogurtes a cada 100ml, aproximadamente 90UI. 

Fonte: Universidade UNG



Espiritualidade de consumo

Desconfio que a espiritualidade de muitos sofra de uma extrema parcialidade.

Espiritualidade de consumo

Profissionais de saúde ganharão medalhas produzidas por joalheiros voluntários

Iniciativa global Hand Medal Project mobilizou 3.000 joalheiros de 66 países que confeccionaram 70 mil medalhas.

Profissionais de saúde ganharão medalhas produzidas por joalheiros voluntários

A busca pela cura

Algumas atitudes e sentimentos acolhedores, quando colocados em prática, beneficiam o nosso organismo. 

A busca pela cura

Empresário inova em forma de oferecer home office

Em praias, Bruno Pereira oferece viagens para amenizar o estresse causado pela pandemia, nos funcionários.

Empresário inova em forma de oferecer home office

Mudança: um desafio contínuo e necessário

Para muitas pessoas, aceitar mudanças repentinas pode causar mal-estar e uma incômoda sensação de falta de controle da situação.

Mudança: um desafio contínuo e necessário

Como gerar crianças seguras emocionalmente?

Muitas pessoas acreditam que as crianças estarão seguras se forem constantemente elogiadas.

Como gerar crianças seguras emocionalmente?

Pilates na terceira idade melhora função cognitiva

Estima-se que 10 a 20% dos adultos com 65 anos ou mais tenham comprometimento cognitivo leve.

Pilates na terceira idade melhora função cognitiva

Atuação na comunidade: estamos fazendo tudo o que podemos?

Devemos pensar no que de fato sustenta uma comunidade saudável e colaborativa.

Atuação na comunidade: estamos fazendo tudo o que podemos?

Os passos essenciais para seu filho comer melhor

A alimentação apropriada na infância requer cuidados relacionados aos aspectos sensoriais.

Os passos essenciais para seu filho comer melhor

Brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento das crianças

Pesquisas mostram que a falta de contato com ambientes naturais pode levar a problemas de saúde e aprendizado na infância e adolescência.

Brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento das crianças

Um vírus que fechou Santuários, mas não venceu a fé

Esse ano será diferente, o povo tem uma barreira a mais para vencer.

Um vírus que fechou Santuários, mas não venceu a fé

Qual a importância do contato físico?

Em tempos de pandemia, qual a importância de "ser tocado", para o ser humano?

Qual a importância do contato físico?