Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você já pensou em cultivar o hábito da gratidão?

Você já pensou em cultivar o hábito da gratidão?

24/11/2016 Ana Carla Vicencio

Gratidão? Por quê? Para quê? A quem?

Você já pensou em cultivar o hábito da gratidão?

Você já passou por momentos em que era muito difícil pensar em gratidão ou conhece alguém que está passando por muitas dificuldades e que não pode acreditar que algo de bom possa acontecer? Você já descobriu a importância da gratidão?

Os sentimentos de tristeza, raiva, vingança, opressão, solidão, dor, mágoa e o vício geralmente provocam confusão em nosso pensamento e nos impedem de ver o bem que está sempre presente, mesmo nos momentos mais difíceis.

São sábios os ensinamentos que encontramos na Bíblia. Uma das recomendações de Paulo foi: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais... agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.” (Efésios 5:18-20, Bíblia Nova tradução na linguagem de hoje).

Não estaria Paulo dizendo que o pensamento de quem tem vícios fica confuso, agressivo, perdido? O mesmo se dá com quem se embriaga de problemas. Em todos os casos, a recomendação dele foi: encham seus pensamentos das qualidades que vêm de Deus. A calma, a confiança no bem, o ânimo, a amizade, a honestidade, o respeito na família e no trabalho e a perseverança são exemplos de qualidades que podemos ter, porque vêm de Deus diretamente a cada um de nós.

Quando estamos bem conscientes, a escolha dos pensamentos que realmente desejamos fica mais clara. Por isso, cultivamos o hábito da gratidão a Deus, reconhecendo que existem bons pensamentos mesmo diante de muitas dificuldades. Um bom exemplo é a imagem de uma flor nascendo entre duas pedras. Há vida e beleza mesmo diante da adversidade.

Era assim, com muitos problemas, que a Nadir, de São Paulo, sentia-se quando começou a ler o livro Ciência e Saúde. Por meio da leitura, ela passou a ocupar seus pensamentos com essas novas idéias. Compreendeu que não precisava beber e após seis meses, esse hábito desapareceu de forma espontânea.

Nadir conseguiu superar seu problema de alcoolismo e fumo e expressa muita gratidão a Deus porque compreendeu o efeito prático da oração em sua própria vida.

A gratidão e as ideias sanadoras estão à disposição de todos que queiram delas usufruir para ter uma vida melhor e mais saudável.

* Ana Carla Vicencio é Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e saúde.



Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Gratidão ou obrigado

Em última análise gratidão não é uma obrigação social ou uma palavra da moda, mas um convite para viver de maneira mais conectada.

Autor: Danilo Suassuna

Gratidão ou obrigado

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Hoje são milhões de cristãos perseguidos e assassinados, especialmente na África e na Ásia, pelo simples fato de serem cristãos.

Autor: Professor Felipe Aquino

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa