Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você sente um vazio no Dia dos Pais? Há uma solução

Você sente um vazio no Dia dos Pais? Há uma solução

09/08/2017 Valerie Minard

"Se a ausência do pai fosse classificada como doença seria uma epidemia digna de atenção"

Você sente um vazio no Dia dos Pais? Há uma solução

Com o Dia dos Pais chegando, muitos de nós somos levados a lembrar de todas as maneiras importantes com que os pais fortalecem e apoiam suas famílias.

Mas, para as mais de 20 milhões de crianças que vivem nos EUA sem a presença física de um pai, o Dia dos Pais pode ser difícil. Adicione a isso os milhões de pais que estão presentes fisicamente, mas que estão ausentes emocionalmente. Ao pensar no mundo inteiro, o número é muito maior.

De acordo com o National Center for Fathering (Centro Nacional para a Paternidade)], se a ausência do pai “fosse classificada como doença ... seria uma epidemia digna de atenção, como uma emergência nacional”, já que muitas doenças sociais se originam dela.

Embora meu pai não tenha estado presente durante a minha infância, aprender sobre Deus como meu Pai e Mãe, na Escola Dominical da Ciência Cristã, ajudou-me a sentir que meu Pai divino me ajudaria, não importa que tipo de problema eu pudesse ter.

Sempre gostei da forma como Jesus falava a respeito de Deus como Pai. Em seu “Sermão do Monte”, ele falou para uma multidão: “[...] quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará [...] porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mateus 6:6-8).

Falar de Deus como Pai foi algo revolucionário para a época. Até então, a maioria das pessoas pensava em Deus como uma deidade distante, que poderia ser apaziguada apenas com sacrifícios.

Aos olhos deles, Deus era mutável, tinha favoritos e era geralmente austero e implacável. Mas Jesus mudou tudo isso ao revelar essa nova relação com Deus como nosso Pai amoroso.

Gosto de como a fundadora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy, interpreta as primeiras linhas da Oração do Senhor, em seu livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras:

“Pai nosso, que estás nos céus,
Nosso Pai-Mãe Deus, todo-harmonioso,
Santificado seja o Teu nome;
Adorável Um e Uno.
Venha o Teu reino,
O Teu reino já veio; Tu estás sempre presente.

Essa oração nos diz que nosso divino Pai-Mãe é harmonioso. Não há raiva, violência nem impaciência nessa natureza divina. Não é nada dominadora nem opressora. Apenas um Pai-Mãe confiável e estável. Indica que não estamos no fogo cruzado de uma relação conflituosa, mas sim, somos os beneficiários do amor carinhoso do Pai-Mãe.

Mais do que respeito apenas, temos uma relação chegada, profunda e de amor mútuo. Como Deus é onipresente, não há a ausência de um pai. Ele está sempre disponível e presente, e pode nos ajudar e proteger, não importa qual seja a situação.

Ginny Luedeman experimentou as bênçãos desse conceito a respeito de Deus. Durante grande parte de sua infância, seu pai fora alcoólatra e agressivo. Quando ele deixou a família, ela ficou feliz, pois haviam terminado os abusos, contudo, sentiu-se abandonada.

Então, aos 19 anos, ela começou a ler Ciência e Saúde, e a frase: “Nosso Pai-Mãe Deus, todo-harmonioso”, teve um sentido especial para ela. Começou a ver a Deus como um Pai amoroso, que nunca prejudicaria Seus filhos.

À medida que foi crescendo espiritualmente, no passar dos anos, ela percebeu que não precisava mais ver-se como vítima de um passado ruim. Isso trouxe-lhe a cura completa.

“Assim que parei de pensar que eu poderia não fazer parte da criação espiritual amada pelo Pai-Mãe Deus, minha dor [e depressão] cessaram”, escreveu ela em um testemunho publicado, “[...] o comportamento abusivo de meu pai nunca poderia atingir quem eu era de fato. Nem poderia atingir a ele. A paternidade pura me amava com todo o amor que eu poderia esperar.”

Então, algo magnífico aconteceu. Embora Ginny e seu pai não tivessem mantido contato por muitos anos, ele ligou para ela. Disse que certa vez havia desmaiado de bêbado à beira de um rio.

Ao acordar, não quis mais beber. Ele reconheceu que somente Deus poderia ter ocasionado tamanha mudança.

Não importa que tipo de vida familiar tenha tido, você tem o direito de conhecer a Deus como sendo Pai e Mãe — um pai e mãe divino que ama muito você, e você pode contar com o cuidado dEle e com Seu governo harmonioso. Essas divinas qualidades paternais são algo a ser apreciado.

* Valerie Minard escreve sobre a conexão entre a consciência, a espiritualidade e a saúde como Comitê de Publicação da Ciência Cristã, em Nova Jérsei, Estados Unidos.
Publicado originalmente no MyCentralJersey, @MyCentralJersey.



Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias