Zoom Boom: Fenômeno moderno incentiva busca por procedimentos estéticos
Zoom Boom: Fenômeno moderno incentiva busca por procedimentos estéticos
A obrigação do encontro com a autoimagem motivou comportamento do descontentamento com a própria imagem vista nas videochamadas.
O encontro diário com a própria imagem na nova rotina de home office estimulou um frenético movimento de pacientes em busca de cirurgias plásticas na região do rosto e cabeça, durante a pandemia do novo Coronavírus. São pessoas que no dia a dia não estavam acostumadas ao encontro com a autoimagem com muita frequência, mas que se viram obrigadas a esse novo hábito, devido a maior necessidade de videochamadas diariamente, onde o olhar vai direto para a autoimagem na tela.
O comportamento pode fomentar o novo fenômeno chamado de Zoom Boom, que faz parte na nomenclatura moderna e, de acordo com especialistas, trata-se do descontentamento com a própria imagem vista nas videochamadas, acarretando nessa busca demasiada por cirurgias plásticas, mas que deve ser observado com cuidado pela real necessidade desses procedimentos estéticos.
As cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos na região da cabeça e do rosto são os mais estimulados pelo Zoom Boom, já que é a parte que evidenciada nas reuniões online com vídeo. O termo "otoplastia", por exemplo, teve uma busca maior na internet de aproximadamente 700% entre junho do ano passado e agora, implante capilar cresceu 300%, no mesmo período.
O fenômeno moderno afeta tanto mulheres como homens, que se descobriram insatisfeitos com alguma parte do seu rosto ou cabeça. O aumento ocorreu em procedimentos nas orelhas, nariz, implante de cabelos e sobrancelhas e na correção dos efeitos da idade, como aplicação de botox e preenchimentos.
Cirurgias na pandemia - motivações
O segmento estético cresceu durante a pandemia devido a fatores como o Zoom Boom e outras alterações sociais que motivaram ou influenciaram a procurar por cirurgias e procedimentos relacionados à beleza e autoestima, como os hábitos de consumo da classe média, acostumada a investir em viagens, passeios, vestuário, entre outros, precisou mudar de interesses com os fechamentos atribuídos à pandemia e, desta forma, muitos direcionaram essa verba para cuidar da aparência.
Além disso, o home office proporciona melhores condições de recuperação, com menor interação social e sem a necessidade de deslocamentos, além de horários mais flexíveis.
Fonte: Melhor Palavra Com