Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 passos organizar financeiramente seu intercâmbio

5 passos organizar financeiramente seu intercâmbio

21/03/2016 Maurício Marques

Fazer um intercâmbio e ter a possibilidade de estudar e morar em outro país é sonho de muitos estudantes.

5 passos organizar financeiramente seu intercâmbio

Mas, para que ele se torne realidade são necessários alguns cuidados e procedimentos. Dentre eles, o planejamento financeiro é o que mais gera dúvidas durante o processo.

Pensando nisso, organizamos cinco passos para você seguir e tirar seus planos do papel. Confira:

1º passo – comece agora mesmo! - Não há dúvidas de que planejar uma viagem de intercâmbio dá, ao menos, um pouco de trabalho e, por isso mesmo, não pode ser feito da noite pro dia. Assim, uma regra de ouro é fechar o pacote com o máximo possível de antecedência. Dessa forma, você consegue parcelas mensais menores, evita dívidas posteriores à viagem e, ainda, tem mais tempo para juntar todo o dinheiro que precisa.

2º passo – organize sua vida financeira - Antes de qualquer coisa, você precisa considerar sua renda e fazer um planejamento da sua vida financeira atual e futura. Minha primeira dica é: faça uma planilha de gastos. Pode parecer clichê, mas é muito eficaz.

Insira todas as suas receitas e custos mensais para que você tenha um controle intenso sobre as suas finanças. Dessa forma, você poderá saber com precisão o quanto entrou e saiu, quais foram seus principais gastos, todas as datas e informações sobre suas movimentações.

Se você não for muito simpatizante das planilhas do Excel, não faltam opções de bons aplicativos de gestão financeira por aí. Feito isso, você já pode começar a analisar o quanto pretende gastar na viagem. Além do valor do curso, não se esqueça de levar em consideração gastos com passagens aéreas, acomodação, alimentação, passeios e capital de giro, para você se manter no país por um determinado período.

Some tudo, divida pelo número de semanas que vai ficar fora e o resultado será seu limite de gasto semanal, procure não ultrapassá-lo. Por fim, para você conseguir o dinheiro que precisa para viabilizar seu intercâmbio em menos tempo, evite os chamados “gastos inúteis”.

Por mais que esse conceito seja um pouco pessoal e, por isso, difícil de defender, segundo alguns especialistas esses gastos são aqueles que não dão nem formação, nem retorno financeiro. Por isso, podemos evitá-los para atingir um objetivo maior!

3º passo – explore o destino o máximo que puder - Depois de ter todo o seu controle financeiro em dia, será mais fácil escolher um destino, definir o período de tempo do curso e escolher a data da viagem, mais adequados ao seu orçamento.

Assim, você poderá continuar o planejamento iniciando sua procura por escolas, instituições de ensino, processos de visto, entre outros. Nesse momento, é imprescindível que você procure uma ajuda profissional. Na agência de intercâmbio, especialistas podem te ajudar a construir seu plano de viagem e escolher as melhores opções de destino e escolas, tudo de acordo com suas preferências.

Enquanto que alguns países apresentam um custo de vida elevado, que talvez seja incompatível com as suas finanças, outros não. Existem opções para todos os gostos e bolsos. Por isso, antes de escolher é importante explorar o máximo de informações possíveis sobre o local. Converse com amigos, consulte especialistas experientes, descubra quais são suas prioridades.

Assim, durante essa pesquisa você poderá definir seus custos de viagem com mais precisão. Lembre-se: uma escolha errada pode estragar toda a sua viagem!

4º passo – faça uma poupança - Agora, sua viagem já está praticamente definida. Você já sabe pra onde vai, o quanto de dinheiro vai precisar e o quanto precisar economizar. E, a melhor maneira de fazer isso ainda é a tradicional poupança. Deposite todo mês uma quantia fixa, faça disso um hábito e, assim, não irá se comprometer financeiramente na hora de fechar a viagem.

5º passo – busque orientações com profissionais especializados - Muitas vezes, pensar em economia, números e custos pode parecer uma tarefa muito complexa, mas é fundamental para garantir que esse momento aconteça da melhor forma possível e sem imprevistos.

Por isso, se você não estiver à vontade para seguir todos esses passos sozinho, não se intimide, procure uma agência de intercâmbio da sua confiança e busque ajuda de especialistas. Estamos sempre dispostos a ajudar!

* Maurício Marques é diretor comercial da Global Study, franquia de intercâmbios.



Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade