Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como enfrentar a temporada de compras sem mergulhar em novas dívidas

Como enfrentar a temporada de compras sem mergulhar em novas dívidas

10/10/2023 Rogério Araújo

Sequência de datas comerciais, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, desafia consumidores que estão com orçamento apertado.

Como enfrentar a temporada de compras sem mergulhar em novas dívidas

O combo é forte: Dia das Crianças, Black Friday e Natal. A menos de três meses para o fim do ano, quando as pessoas costumam renovar as promessas de uma vida nova sem dívidas e financeiramente controladas, o comércio chega com um calendário turbinado de bons motivos para gastar. E não tem jeito. Nesta época do ano, é praticamente impossível passar ileso aos apelos dessas datas comemorativas.

Se a intenção é assumir de vez o controle das finanças pessoais no próximo ano, que tal começar a preparar o terreno agora? A temporada -Dia das Crianças-BlackFriday-Natal- pode ser um desafio interessante para quem quer aprender a manter o controle do orçamento, mesmo nos momentos em que o comércio fica mais apelativo, com um marketing bem agressivo.

Para o educador financeiro Rogério Araújo, com foco e estratégica é possível garantir o presente das pessoas queridas, em cada data, sem mergulhar no sufoco de novas dívidas. “A dica principal é planejamento. Ter ciência do quanto você pode gastar e não cair nas armadilhas do marketing que muitas vezes levam as pessoas a gastar mais do que elas podem”, orienta.

Além das orientações clássicas, como pesquisar e evitar as compras por impulso, o especialista ensina algumas práticas, que vão te ajudar a economizar dinheiro na hora de ir às compras. Confira.

Evite as parcelas – se a ideia é gastar pouco, antes de sair de casa defina o quanto vai gastar e prefira pagar com dinheiro, no cartão de débito ou no pix. O educador financeiro explica que quando o pagamento é feito de forma parcelada, no cartão, no cheque ou no boleto, o consumidor reduz a culpa da dor do pagamento. É uma falsa sensação de segurança que leva o consumidor a gastar mais já que ele não está vendo, concretamente, a carteira ficar vazia.

Proteja-se do efeito manada – quando uma pessoa se deixa levar pelo comportamento de outras ou de um grupo ela está sob o efeito manada. E isso ocorre muito no varejo, em épocas de promoção e nas compras de última hora. “Se está todo mundo comprando, eu também vou aproveitar e comprar. Isso é um comportamento bastante comum entre os consumidores. Por isso, evite os horários de maior movimento. E reflita antes de comprar. Os horários mais tranquilos favorecem uma compra mais racional”, afirma Rogério. 

Não caia na pressão do vendedor - você não é obrigado a comprar determinado produto porque foi bem atendido ou experimentou. É importante ter consciência que faz parte do trabalho do vendedor prestar um bom atendimento. Só compre se você estiver 100% satisfeito com o produto.

Compra X Hora trabalhada – o educador financeiro explica que uma estratégia que ajuda na compra consciente é calcular quantas horas você precisa trabalhar para comprar determinado produto. “Ao estabelecer esta relação, do valor do seu trabalho com o valor do produto que será comprado, o consumidor entende melhor se aquela compra realmente vale a pena”, finaliza. 

* Rogério Araújo, educador financeiro.

Para mais informações sobre planejamento financeiro clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: ImPauta Comunicação



Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho