Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como manter as finanças pessoais sempre no positivo?

Como manter as finanças pessoais sempre no positivo?

24/06/2021 Divulgação

A organização financeira é uma grande aliada quando o assunto é manter-se no positivo e não ter dores de cabeça com as contas no final do mês, não é mesmo?

Como manter as finanças pessoais sempre no positivo?

Nos dias de hoje, o pior caminho que se pode tomar é o de não querer administrar a parte financeira e somente levar a vida como se não houvesse o amanhã. Esse é um erro cometido frequentemente principalmente entre pessoas com pouco conhecimento sobre educação financeira.

Quanto a isso, é preciso que você assuma o controle das suas finanças, percebendo exatamente para onde está indo o seu dinheiro e gerenciando esses gastos, além de observar aquilo que pode ser cortado e os itens que são realmente necessários. Para isso:

Acompanhe seus gastos

A maioria das pessoas não fazem planilhas de controle de gastos, com receitas e despesas mensais. Contudo isso é um erro! Eu sei que o processo de listar todas as suas contas pode ser um pouco trabalhoso, porém o trabalho que você vai ter vale a pena quando o assunto é a sua tranquilidade financeira.

Por isso, a primeira atitude que você deve tomar para manter suas finanças pessoais sempre no positivo é criar algum mecanismo que permita-o visualizar o dinheiro que entra e em quais itens específicos você está gastando.

Sua planilha de controle financeiro deve ser sua companheira durante todo o mês, pois é ela que vai te orientar a respeito daquilo que você precisa pagar e também do dinheiro que você tem disponível. Durante o mês você deve ir atualizando-a conforme vai pagando suas contas e outras despesas mensais.

Limite seus gastos extras

Uma parte crítica da relação das suas despesas e receitas diz respeito ao que você faz com o dinheiro que sobra depois de tudo pago. Caso esteja sobrando dinheiro ao final do mês, você pode sim, e até deve usá-lo com diversão e entretenimento, porém existe um limite.

Você não pode ter a ideia de que todo o dinheiro que sobra ao final do mês pode ser gasto com despesas extras somente porque você receberá um próximo salário no início do mês, por exemplo. Fazer isso pode ser perigoso, pois ao surgir alguma despesa urgente e inesperada, pode ser que você não tenha dinheiro o suficiente para arcar com ela. Portanto, limite seus gastos extras e sempre salve algum dinheiro em um fundo de reserva para situações emergenciais.

Limite os parcelamentos no cartão de crédito

Um grande erro cometido por pessoas que não possuem controle financeiro é o de sempre optar por parcelar suas compras, até mesmo compras de supermercado. Na verdade, isso cria uma falsa ilusão de que você está pagando menos por aquele produto e até mesmo que você possui mais dinheiro do que realmente tem.

Apesar de em um primeiro momento o dinheiro continuar na sua conta, as parcelas daquilo que foi adquirido virão. E de parcela em parcela, não havendo controle, você pode cair em uma enrascada e em determinado mês não conseguir arcar com todas as suas despesas.

A não ser que você conte com cartões de confiança, como o cartão magazine luiza ou o cartão marisa, para pagar suas contas. Opte sempre por sempre pagá-las em débito ou débito automático.

Não compre por impulso

Pode ser que você veja um produto que chame sua atenção e por impulso acabe adquirindo aquilo sem nem mesmo refletir sobre. Provavelmente você já passou por isso. Depois de algum tempo você percebe que aquilo que foi comprado não era tão necessário e que o dinheiro gasto realmente vai fazer falta no seu orçamento mensal.

Portanto sempre reflita a respeito de novas compras, considerando se aquele item é realmente necessário dentro do contexto em que você está inserido. Pense se o benefício prático trazido por aquele item valerá o dinheiro gasto com ele. E principalmente sempre consulte a sua planilha de gastos, que citamos no início do artigo, para saber se você não irá comprometer seu orçamento.

Mantenha uma conta com reservas

Salvar uma quantidade de dinheiro mensalmente na poupança pode ser bastante propositivo no sentido de controlar sua vida financeira. Poupar dinheiro é um hábito muito saudável e que irá te dar tranquilidade para planejar seus gastos. Lembra que falamos que nem tudo o que você ganha em um mês precisa ser gasto naquele mesmo mês?

Portanto crie o hábito de poupar e sinta o prazer de ter uma reserva que você poderá contar para qualquer situação, até mesmo para realizar aquela sua viagem dos sonhos nas férias.

Conte com um empréstimo

Perdeu o controle da sua vida financeira e está negativado, mas não sabe como se organizar para resolver isso? Contrate um empréstimo home equity e desfrute das suas vantagens.

Em empresas como a CashMe você conta com taxas inferiores a 1% e pode realizar seu pagamento em até 180 meses. Além disso, ela oferece também a opção de simulação de empréstimo para que você já conheça o valor de suas parcelas antes mesmo de assinar toda uma papelada.

Para mais informações sobre Administração Financeira clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Cresce número de brasileiros que buscam passaporte europeu

Entre 2002 e 2017 mais de 170 mil brasileiros obtiveram cidadania europeia. Passaporte italiano é um dos mais procurados.

Cresce número de brasileiros que buscam passaporte europeu

População residente em área indígena e quilombola supera 2,2 milhões

A informação é resultado de estudo divulgado pelo IBGE.

População residente em área indígena e quilombola supera 2,2 milhões

Brasil registrou mais de 76 mil divórcios em 2020

Mediação familiar possibilita diálogo entre os protagonistas do conflito em vez de entrar na justiça.

Brasil registrou mais de 76 mil divórcios em 2020

Banco Mundial lança plataforma Brasil Aberto

Ferramenta informará sobre ações da instituição no país de 2018 a 2023.


Operações do Pix depois das 20h terão limite de R$ 1 mil

Objetivo é coibir os casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos.

Operações do Pix depois das 20h terão limite de R$ 1 mil

Brasil ocupa sétima posição em ranking de governo digital

Índice do Banco Mundial avaliou 198 economias.

Brasil ocupa sétima posição em ranking de governo digital

Desemprego cai para 13,7%, revela pesquisa do Ipea

Alta do emprego atingiu todos os segmentos da população.

Desemprego cai para 13,7%, revela pesquisa do Ipea

Brasil tem 3.280 municípios sem nenhum veículo de comunicação local

Projeto da FENAJ de financiamento público do jornalismo pode combater deserto de notícias que atinge 33,7 milhões de brasileiros.

Brasil tem 3.280 municípios sem nenhum veículo de comunicação local

IBGE e ANA lançam dados para orientar análises de recursos hídricos

As publicações apresentam os recortes hidrográficos espaciais do país.

IBGE e ANA lançam dados para orientar análises de recursos hídricos

Consumidor satisfeito é utopia?

Ter clientes satisfeitos sempre foi um dos objetivos de qualquer organização.

Consumidor satisfeito é utopia?

Milhares de brasileiros podem se legalizar nos EUA

Após aprovação de projeto, brasileiros podem ficar de forma legalizada na terra do tio Sam.

Milhares de brasileiros podem se legalizar nos EUA

Governo Federal lança plano de testagem em seis cidades brasileiras

Até o fim do ano, serão distribuídos 60 milhões de testes.

Governo Federal lança plano de testagem em seis cidades brasileiras