Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dicas para empreender na Páscoa e ganhar dinheiro

Dicas para empreender na Páscoa e ganhar dinheiro

24/02/2022 Divulgação

Conheça as orientações do Sebrae Minas para melhorar a gestão dos negócios e faturar mais neste período.

Dicas para empreender na Páscoa e ganhar dinheiro

Com a proximidade da Páscoa, empreendedores têm apostado no chocolate para complementar a renda ou aumentar o faturamento. Não é à toa que, de 2021 para 2022, houve um aumento de 16% no Brasil e 28% em Minas Gerais no número de microempreendedores individuais (MEI) que passaram a trabalhar com a produção de bombons, doces, ovos de Páscoa e outras guloseimas feitas com o chocolate. Para potencializar as vendas nesta época do ano, a analista do Sebrae Minas Marina Moura selecionou 7 dicas para os empreendedores planejarem seus negócios e ganharem mais dinheiro na Páscoa:

1-  Fique por dentro das tendências: o mercado está em constante reinvenção. Invista sempre em novos sabores e técnicas. Lembre-se que a inovação não precisa ser uma coisa completamente nova, pequenas otimizações nos processos, nos produtos ou no atendimento podem trazer grandes resultados. 

2-  Analise seu histórico de vendas e estabeleça metas: quanto, como e o que vender? A resposta para essa pergunta te ajudará a definir estratégias, metas e acompanhar os resultados. Por isso, compare as vendas dos anos anteriores. Essas informações vão te ajudar a ter uma previsão de quanto e o que vender. Mas, se for sua primeira Páscoa, é hora de ativar o networking: converse com pessoas que já atuam no segmento para traçar metas.

3-  Defina o seu cardápio: opte por um cardápio mais enxuto, facilitando a compra de insumos, produção, armazenamento, divulgação e até a logística. A definição do mix de produtos deve seguir as tendências de consumo e histórico de vendas. Tenha um cardápio organizado, que desperte o desejo e a confiança do seu público. Inclua informações como: sabores, tamanhos e pesos dos produtos, além dos contatos da empresa, canais de venda, forma de pagamento e preço.

4-  Atenção com a precificação: precificando corretamente, você não corre o risco de ficar no prejuízo. Para calcular o preço dos produtos, conheça bem o perfil do seu cliente, para saber o que ele espera. Não esqueça de ficar atento ao preço da concorrência. Construa uma ficha técnica de todos os seus produtos, calcule os custos de produção e conheça a margem de contribuição de cada item.

5-  Acredite no poder da imagem: a imagem dos seus produtos deve despertar o desejo dos seus clientes. Por isso, invista em fotos de qualidade. Se necessário, contrate um profissional para ter imagens que, literalmente, “deem água na boca”. Prefira uma iluminação natural (o flash pode distorcer as cores originais dos produtos), invista no cenário e faça fotos em vários ângulos.

6-  Aposte no digital: invista em canais digitais para divulgar, relacionar e vender. Não esqueça que atendimento é tudo mesmo na internet. Lembre-se que para cada tipo de canal exige uma forma adequada de comunicação. Uma dica é investir na dobradinha Instagram e WhatsApp. Mas, qualquer canal vai demandar seu esforço e atenção. Por isso, organização e planejamento são essenciais.

7-  Ofereça comodidade ao cliente: você pode apostar em opções como delivery e take-away (pegue e leve). Há ainda alternativas como aplicativos de entrega. Porém, é essencial calcular os custos e planejar a logística. Além disso, ofereça várias formas de pagamento para facilitar a compra do cliente. Aceitar o PIX pode ajudar no seu fluxo de caixa e o parcelamento do cartão de crédito pode aumentar seu ticket médio de vendas.

Planejamento

Para os empreendedores que ainda não sabem por onde começar a fazer o planejamento da gestão do negócio, o Sebrae Minas promove de 23 de fevereiro a 7 de abril, a Jornada da Confeitaria. A capacitação on-line está com inscrições abertas no site do Sebrae Minas.

Na programação, 13 palestras e minicursos para potencializar a divulgação e a venda de seus produtos por meio de estratégias e ferramentas de marketing digital, além das funcionalidades do WhatsApp Business, produção de conteúdos para as redes sociais e como montar um calendário promocional. Haverá também informações sobre organização e controle financeiro, fluxo de caixa, precificação, formalização do negócio, e ainda, boas práticas para ne negócios de alimentação.

Jornada da Confeitaria

De 23 de fevereiro a 7 de abril, das 19h às 20h

Investimento: R$ 50,00

Informações: 0800 570 0800

Inscreva-se aqui!

Programação

23/02 - Empreendedorismo e propósito: onde eu quero chegar?

24/02 - WhatsApp Business: mais conexão, menos trabalho

03/03 - Como produzir posts para Instagram e WhatsApp

09/03 – Minicurso Controles financeiros e fluxo de caixa para tomada de decisões

10/03 - Como fazer um calendário promocional estratégico

16/03 - Inovação na prática: dicas simples para o seu negócio

17/03 - Instagram para doces negócios: confeitaria

23/03 - Crie experiências positivas para seus clientes

24/03 - Como ser original para se destacar no mercado

30/03 - Boas práticas para a alimentação fora do lar

31/03 - Vamos falar de precificação

06/04 - Cuide de seu dinheiro (finanças pessoais)

07/04 – MEI: Como formalizar o meu negócio

Para mais informações sobre Empreeendedorismo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

De forma bem-humorada e sem enrolação, o influenciador explica os princípios que o regem por trás das cifras milionárias.

Autor: Divulgação

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

Menos procrastinação, mais sucesso

Você sabe o que é procrastinação? É aquela mania de deixar tudo para depois.

Autor: Juliana Brito

Menos procrastinação, mais sucesso