Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Justiça decide que animais explorados não devem voltar ao Le Cirque

Justiça decide que animais explorados não devem voltar ao Le Cirque

12/08/2023 Divulgação

Decisão é histórica para o direito animal, pois reconhece os animais como sujeitos de direitos.

Justiça decide que animais explorados não devem voltar ao Le Cirque

A Justiça tomou uma decisão histórica em favor do direito dos animais. A sentença, em caráter liminar, determinou que 21 animais que eram explorados pelo Le Cirque não devem ser devolvidos para a empresa. 

Além disso, a Justiça reconheceu a necessidade da proteção do direito e da dignidade dos animais e determinou que a empresa está proibida de tentar retirá-los dos santuários e locais onde eles estão abrigados, sob pena de multa de R$ 500 mil "por cada ato de violação à obrigação de não-fazer ora estipulada", ou seja, por cada tentativa de reavê-los.

O juiz Carlos Maroja, titular da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios), reconheceu em sua sentença a senciência dos animais, isto é, a capacidade de terem sensibilidade e sentimentos.

"Animais não são coisas. São seres vivos, que sentem dor e prazer, medo e satisfação, dentre outros sentimentos e sensações comuns também aos seres humanos", detalhou o magistrado, em sua decisão.

A decisão judicial é resultado de uma ação civil pública movida pelo Fórum Animal em conjunto com outras organizações de proteção aos animais. A diretora jurídica do Fórum Animal, Ana Paula Vasconcelos, afirma que a sentença é "histórica para o direito animal, pois reconhece os animais como sujeitos de direito".

Na avaliação de Vasconcelos, o Judiciário, com a decisão, deixa claro que "quando os destinos [dos animais] estiverem sendo discutidos, deve prevalecer o que melhor atender os seus interesses".

Histórico

Em 2008, uma ação do Ibama e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) levou ao resgate de 21 animais que eram explorados pelo Le Cirque, sob suspeita de maus-tratos. Entre os animais, havia um hipopótamo, duas girafas, uma zebra, um rinoceronte branco, dois camelos, dois chimpanzés, duas lhamas e 10 pôneis.

A sentença aponta que, durante a ação do Ibama, houve resistência do Le Cirque à fiscalização e à entrega pacífica dos animais. Os fiscais encontraram os animais confinados em espaços pequenos, insalubres e sem alimentação adequada.

Além disso, laudos veterinários atestaram o "precário estado de saúde em que estavam [os animais] quando foram resgatados pelos órgãos fiscalizadores", afirma o juiz Carlos Maroja, em sua decisão.

Em 2019, foi necessário que o Fórum Animal e outras ONGs propusessem uma ação civil pública objetivando a defesa do direito dos animais apreendidos em situação de maus-tratos, "impedindo que fossem devolvidos ao Le Cirque", ressalta a diretora jurídica, Ana Paula Vasconcelos.

Para mais informações sobre animais clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Valle da Mídia Assessoria de Imprensa



O peso dos idosos na balança eleitoral

Dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral, referentes a abril de 2024, mostram que o Brasil possui 33,7 milhões de eleitores com mais de 60 anos.

Autor: Wilson Pedroso

O peso dos idosos na balança eleitoral

Contribuintes podem ajudar vítimas no Rio Grande do Sul através do IR

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio, exceto para as cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: Divulgação


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

É estranho que, mesmo com todos os recursos técnicos hoje disponíveis, não se tenha conseguido evitar uma enchente de proporção ainda maior que a de 1941.

Autor: Samuel Hanan

A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

BH Airport suspende temporariamente arrecadação de doações

Mais de 15 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul chegaram nos pontos de coleta do BH Airport nos últimos 5 dias.

Autor: Divulgação


Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação