Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A comunicação no processo ensino-aprendizagem

A comunicação no processo ensino-aprendizagem

17/02/2016 Erik Penna

“Comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem.” (Duda Mendonça)

A comunicação no processo ensino-aprendizagem

Certa vez, eu estava participando de uma reunião de professores e o diretor conduzia perfeitamente o bate-papo pedagógico.

De repente, chega um professor atrasadinho. O diretor, então, educadamente deu as boas vindas e perguntou o motivo do atraso. O professor informou que estava corrigindo as provas da turma.

E, ao ser questionado sobre como os alunos tinham se saído na avaliação, ele respondeu: ”Comigo os alunos não tem moleza, a maior nota da sala foi quatro.”

O diretor então disse: “Se a maior nota da turma foi quatro, é bem provável que o professor é quem precisa de aula de reforço.”

De fato, se ninguém da turma conseguir acertar nem metade da verificação escolar, algo deve estar errado. Há várias hipóteses para o ocorrido.

Pode ser que a avaliação não tenha sido construída de acordo com o ensinado em sala, ou ainda a mais provável em minha opinião, é de que os alunos não entenderam o que o professor quis ensinar.

Isso me faz lembrar da frase do publicitário Duda Mendonça: “Comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem.”

Me lembro, ainda, que o professor tentou se justificar dizendo que, como se tratava da primeira prova do ano, ele precisava dar logo uma lição na turma para eles ficarem amedrontados e, a partir daí, levarem os estudos a sério.

Sei que há alunos que não se interessam o quanto deveriam, mas eu penso que o medo e a intimidação não têm mais espaço na educação contemporânea.

Ao invés disso, o medo precisa dar lugar ao respeito e a intimidação dar lugar à motivação. Ao invés de gritar, ameaçar e dar notas baixas como se a avaliação fosse uma forma de castigo, eu prefiro acreditar numa docência moderna, evoluída e que, estando motivada, não precisa deste tipo de artifício para ganhar a atenção dos alunos.

Meu pai uma vez me disse: “Meu filho, se você brigar com o vizinho, você pode estar certo, mas se você brigar com a rua inteira, provavelmente você está errado”.

Para finalizar, vale a pena refletir os ensinamentos de dois mestres na arte de ensinar:

- Salman Khan: foi eleito o melhor professor do mundo. Em entrevista à revista Veja, Khan destacou 2 palavras chaves para o sucesso com seus alunos: “COMUNICAÇÃO - de forma simples, onde eu falo e o aluno entende. Não adianta passar o conteúdo, pois o que importa é se o aluno entendeu; MOTIVAÇÃO - eu saio de casa não para dar mais uma aula, mas sim, para fazer a diferença na vida de alguma pessoa naquele dia”.

- Doug Lemov: em seu livro “Aula Nota 10”, apresenta 49 técnicas para ser um verdadeiro campeão de audiência em sala de aula. Ótimas dicas para os professores conquistarem a atenção dos alunos sem precisar gritar, ameaçar, nem dar notas baixas.

* Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em vendas, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10” e “21 soluções para potencializar seu negócio”.



Aloísio Teixeira Garcia, ex-deputado estadual, morre aos 80 anos

Cultura, política e educação perderam com o falecimento no domingo passado do ex-deputado estadual e ex-membro da Academia Mineira de Letras, Aloísio Teixeira Garcia.

Autor: Divulgação


O que a pandemia nos ensinou que podemos usar no enfrentamento à dengue?

A palavra pandemia sempre nos transporta a lembranças de dias difíceis.

Autor: Jarbas da Silva Motta Junior


Catástrofe do RS exige união de esforços e não combate a Fake News

A catástrofe do Rio Grande Sul tem comovido o país inteiro.

Autor: Bady Curi Neto

Catástrofe do RS exige união de esforços e não combate a Fake News

O poder sedutor do dinheiro

Dinheiro e Poder, que dupla!

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

O poder sedutor do dinheiro

Relacionamentos: sabemos realmente o que necessitamos?

Interessante observar que o casamento, por exemplo, não cai de moda, todas as gerações ainda migram para esse modelo.

Autor: Viviane Gago

Relacionamentos: sabemos realmente o que necessitamos?

O peso dos idosos na balança eleitoral

Dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral, referentes a abril de 2024, mostram que o Brasil possui 33,7 milhões de eleitores com mais de 60 anos.

Autor: Wilson Pedroso

O peso dos idosos na balança eleitoral

Contribuintes podem ajudar vítimas no Rio Grande do Sul através do IR

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio, exceto para as cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: Divulgação


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

É estranho que, mesmo com todos os recursos técnicos hoje disponíveis, não se tenha conseguido evitar uma enchente de proporção ainda maior que a de 1941.

Autor: Samuel Hanan

A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

BH Airport suspende temporariamente arrecadação de doações

Mais de 15 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul chegaram nos pontos de coleta do BH Airport nos últimos 5 dias.

Autor: Divulgação


Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas