Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O impacto da tecnologia na prevenção à lavagem de dinheiro

O impacto da tecnologia na prevenção à lavagem de dinheiro

21/03/2016 Ivan Silva e Alberlei Aparecido de Oliveira

O sistema bancário brasileiro é um dos mais modernos do mundo.

O impacto da tecnologia na prevenção à lavagem de dinheiro

Como clientes, conseguimos realizar uma infinidade de transações com poucos cliques. Pagamentos, transferências, aplicações, análise de riscos, contato com o profissional da Instituição Financeira e outras tantas operações que estão disponíveis na palma de nossas mãos.

Do lado do banco, você já parou para pensar a quantidade de plataformas e soluções tecnológicas necessárias para que tantos produtos e serviços estejam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana?

As opções são muitas e, ainda que se destaque como uma área altamente tecnológica e automatizada, o sistema bancário ainda não faz uso de todas as soluções disponíveis e que podem garantir um melhor funcionamento e conformidade nas suas operações, principalmente no que tange às obrigações impostas por orgãos reguladores, como o Banco Central do Brasil.

Alguns exemplos são as soluções que diminuem os erros operacionais, fraudes e lavagem de dinheiro (LD). Vejamos, como exemplo, o fato de que recursos gerados nos processos de licitações fraudulentas podem ser “lavados”, causando prejuízos relevantes aos cofres públicos do Brasil e do mundo.

Detectar uma operação com indícios de lavagem de dinheiro não é uma tarefa simples. Para começar, a LD envolve não só grandes transações em espécie, geradas por algumas atividades ilegais. Por esse motivo, a primeira preocupação dos envolvidos no processo de lavagem é colocar o dinheiro no sistema financeiro por meio de operações regulares, como por exemplo depósitos, compra de títulos, pagamento de cobranças, entre outros.

Uma vez inserido nas instituições financeiras, inicia- se a segunda fase que consiste em transformar esse recurso em outra forma de ativo, para dificultar o seu rastreamento. Isso pode ser feito por meio de investimentos em renda fixa e renda variável, compra de produtos bancários ou de seguros, títulos de capitalização e etc.

Em terceiro lugar, esses produtos financeiros são resgatados, incorporados formalmente e utilizados na aquisição de outros bens com origem supostamente “lícita”. A lavagem de dinheiro também pode ser realizada por meio de inúmeras transferências entre contas – dentro e fora do País - do dinheiro advindo de qualquer infração penal.

Porém, a dificuldade aqui é detectar qual transação envolve o montante ilícito dentre milhares – quem sabe milhões – que são feitas diariamente e, em sua grande maioria, legítimas. Para evitar – ou ao menos diminuir - tais operações, o sistema financeiro brasileiro possui diversas regulamentações, instruções e recomendações do Bacen (Banco Central do Brasil) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Um exemplo é a Carta-Circular 3.542/12, que relaciona as situações e operações que podem configurar indícios de ocorrência de infração penal, conforme estabelecido na Lei 9.613/98, e que são passíveis de comunicação ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão criado no âmbito do Ministério da Fazenda, instituído pela Lei 9.613, de 1998, e que atua eminentemente na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

Compete ao Coaf receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de atividades ilícitas; comunicar às autoridades competentes para a instauração dos procedimentos cabíveis nas situações em que o Conselho concluir pela existência, ou fundados indícios, de crimes de lavagem, ocultação de bens, direitos e valores, ou de qualquer outro ilícito; coordenar e propor mecanismos de cooperação e de troca de informações que viabilizem ações rápidas e eficientes no combate à ocultação ou dissimulação de bens, direitos e valores; e disciplinar e aplicar penas administrativas.

Porém, manter-se em conformidade às melhores práticas é um grande desafio. Inúmeros são os produtos disponíveis, desde previdência privada, seguros, conta corrente, poupança, dentre outros e que geram novas transações o tempo todo.

O esforço para geração de dados e informações é gigantesco e muitas instituições ainda possuem controles empíricos. Muitos podem se perguntar: Com tanta tecnologia disponível, por qual motivo não digitalizam todas essas operações?

O grande desafio que surge é a integração de sistemas. Temos muitos bancos no mercado, cada um com seu ambiente rodando em uma determinada plataforma, dificultando essa integração. Essa falta de integração afeta a ação de monitoramento, uma vez que restringe a captação dos dados, correlação de eventos e o mapeamento de comportamentos incomuns, como por exemplo - os montantes transacionados que podem levar à detecção dessas operações ligadas à lavagem de dinheiro.

Eliminar esse gap não é algo fácil, mas os bancos e os órgãos reguladores estão sempre trabalhando com esse foco. E, para apoiá-los nesse desafio, eles contam com o comprometimento e expertise de empresas desenvolvedoras de soluções, que oferecem alternativas para a transformação digital desses estabelecimentos financeiros.

A utilização de uma tecnologia agnóstica, que se integre rapidamente às demais plataformas do mercado é uma das principais saídas que resultam em ganhos para todos os níveis: os processos ganham automatização e monitoramento; as transações ganham mais segurança; os gestores ganham transparência; a instituição ganha governança e visibilidade, e os clientes ganham credibilidade.

* Ivan Silva é diretor de pré-vendas da Software AG e Alberlei Aparecido de Oliveira é analista de atos ilícitos em Instituição Financeira e autor do livro Mecanismos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro – Identificando fraudes em licitações públicas.



Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

De forma bem-humorada e sem enrolação, o influenciador explica os princípios que o regem por trás das cifras milionárias.

Autor: Divulgação

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

Menos procrastinação, mais sucesso

Você sabe o que é procrastinação? É aquela mania de deixar tudo para depois.

Autor: Juliana Brito

Menos procrastinação, mais sucesso