Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Onde procurar novas oportunidades diante da crise?

Onde procurar novas oportunidades diante da crise?

29/02/2016 Silvio Bianchi

É, a vida não está fácil pra ninguém...

Onde procurar novas oportunidades diante da crise?

Tem até banco reclamando que as margens de lucro diminuíram! Se está ruim para eles imagine para nós pobres mortais.

Mas como dizem, toda crise gera oportunidades e eu realmente acredito nisso. Alguém já disse que em épocas de crise uns choram e outros vendem lenços.

Modestamente sempre nos incluímos na segunda categoria. Podemos dizer que a crise chegou para todas as pessoas que querem ganhar a mesma coisa fazendo o que fazem há mais de 30 anos.

Alguém já parou para pensar qual a origem da sua crise? Já te ocorreu que se você está em crise; ou se você é do tipo que reclama da crise; é porque você faz negócios do jeito que o seu avô fazia.

Por exemplo tem negócios que estão literalmente sendo engolidos por evoluções irreversíveis e ai ou você se reinventa ou está morto. Por exemplo, as vendas de corridas de táxi estão em crise.

Qual o nome da crise dos taxistas? UBER! Outro exemplo - As vendas nas lojas de Shopping Centers estão em crise. Qual o nome da crise dos shopping centers? Lojas virtuais!

A taxa de ocupação dos hotéis Ibis está em queda. Qual o nome da crise dos hotéis? AirBNB! Assim, a palavra chave neste momento é criatividade. Sim a velha e boa criatividade, mesclada com um olhar mais aguçado sobre o mercado que se deseja atuar.

Exemplos não faltam. Um deles é dos donos de Food Trucks fazendo parcerias com proprietários de lojas de rua para atrair público para os dois lados.

Oportunidade, criatividade e atitude. Três palavras que podem fazer toda a diferença no seu business. Crise, de acordo com a origem chinesa significa perigo e oportunidade.

Perigo de tornar permanente o desânimo, a descrença que nos tira as forças e destrói a nossa autoestima. Oportunidade de abrir novas trilhas, procurar portas abertas em vez de chorar pela porta que se acabou.

Avalie no mercado quais empresas, não concorrentes, poderiam ser parceiras na prestação de serviço ou desenvolvimento de produtos. Procure sempre empresas que tenham o mesmo público alvo que o seu. Vá visita-lo.

Veja quais são seus pontos fortes e como poderiam juntos acrescentar algo relevante ao seus prospects e clientes. Tempere tudo isso com uma boa estratégia de aproximação para que você possa ofertar o produto ao seu público e voilá!

Já temos uma boa receita - basta por as mãos na massa! E percorrer um caminho diferente que permita gerar resultados satisfatórios para você e sua empresa.

* Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.



Relacionamentos: sabemos realmente o que necessitamos?

Interessante observar que o casamento, por exemplo, não cai de moda, todas as gerações ainda migram para esse modelo.

Autor: Viviane Gago

Relacionamentos: sabemos realmente o que necessitamos?

O peso dos idosos na balança eleitoral

Dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral, referentes a abril de 2024, mostram que o Brasil possui 33,7 milhões de eleitores com mais de 60 anos.

Autor: Wilson Pedroso

O peso dos idosos na balança eleitoral

Contribuintes podem ajudar vítimas no Rio Grande do Sul através do IR

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio, exceto para as cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: Divulgação


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

É estranho que, mesmo com todos os recursos técnicos hoje disponíveis, não se tenha conseguido evitar uma enchente de proporção ainda maior que a de 1941.

Autor: Samuel Hanan

A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

BH Airport suspende temporariamente arrecadação de doações

Mais de 15 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul chegaram nos pontos de coleta do BH Airport nos últimos 5 dias.

Autor: Divulgação


Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos