Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Onde procurar novas oportunidades diante da crise?

Onde procurar novas oportunidades diante da crise?

29/02/2016 Silvio Bianchi

É, a vida não está fácil pra ninguém...

Onde procurar novas oportunidades diante da crise?

Tem até banco reclamando que as margens de lucro diminuíram! Se está ruim para eles imagine para nós pobres mortais.

Mas como dizem, toda crise gera oportunidades e eu realmente acredito nisso. Alguém já disse que em épocas de crise uns choram e outros vendem lenços.

Modestamente sempre nos incluímos na segunda categoria. Podemos dizer que a crise chegou para todas as pessoas que querem ganhar a mesma coisa fazendo o que fazem há mais de 30 anos.

Alguém já parou para pensar qual a origem da sua crise? Já te ocorreu que se você está em crise; ou se você é do tipo que reclama da crise; é porque você faz negócios do jeito que o seu avô fazia.

Por exemplo tem negócios que estão literalmente sendo engolidos por evoluções irreversíveis e ai ou você se reinventa ou está morto. Por exemplo, as vendas de corridas de táxi estão em crise.

Qual o nome da crise dos taxistas? UBER! Outro exemplo - As vendas nas lojas de Shopping Centers estão em crise. Qual o nome da crise dos shopping centers? Lojas virtuais!

A taxa de ocupação dos hotéis Ibis está em queda. Qual o nome da crise dos hotéis? AirBNB! Assim, a palavra chave neste momento é criatividade. Sim a velha e boa criatividade, mesclada com um olhar mais aguçado sobre o mercado que se deseja atuar.

Exemplos não faltam. Um deles é dos donos de Food Trucks fazendo parcerias com proprietários de lojas de rua para atrair público para os dois lados.

Oportunidade, criatividade e atitude. Três palavras que podem fazer toda a diferença no seu business. Crise, de acordo com a origem chinesa significa perigo e oportunidade.

Perigo de tornar permanente o desânimo, a descrença que nos tira as forças e destrói a nossa autoestima. Oportunidade de abrir novas trilhas, procurar portas abertas em vez de chorar pela porta que se acabou.

Avalie no mercado quais empresas, não concorrentes, poderiam ser parceiras na prestação de serviço ou desenvolvimento de produtos. Procure sempre empresas que tenham o mesmo público alvo que o seu. Vá visita-lo.

Veja quais são seus pontos fortes e como poderiam juntos acrescentar algo relevante ao seus prospects e clientes. Tempere tudo isso com uma boa estratégia de aproximação para que você possa ofertar o produto ao seu público e voilá!

Já temos uma boa receita - basta por as mãos na massa! E percorrer um caminho diferente que permita gerar resultados satisfatórios para você e sua empresa.

* Silvio Bianchi é publicitário, diretor presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.



Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

De forma bem-humorada e sem enrolação, o influenciador explica os princípios que o regem por trás das cifras milionárias.

Autor: Divulgação

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

Menos procrastinação, mais sucesso

Você sabe o que é procrastinação? É aquela mania de deixar tudo para depois.

Autor: Juliana Brito

Menos procrastinação, mais sucesso