Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Selic baixa acabou com a renda fixa?

Selic baixa acabou com a renda fixa?

15/06/2020 Divulgação

“Em momentos como esse, é notório que, por mais que a Selic tenha sofrido mais um corte, a renda fixa ainda tem o seu papel e é um papel muito importante”.

Selic baixa acabou com a renda fixa?

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu novamente a taxa básica de juros, a Selic, saindo de 3,75% para 3%. Muitas pessoas deixaram o dinheiro, principalmente a reserva de emergência ou de oportunidade, no já conhecido 100% do CDI e ficaram preocupados se ainda vai valer a pena esse tipo de ativo. Porém, antes de explicar sobre isso, é importante ressaltar a importância da renda fixa e não “perda”’ fixa como muitos estão chamando.

Além disso, nessa crise causada pelo novo coronavírus (covid-19) já deu para perceber a sua importância. Como a Selic sofreu cortes atrás de cortes começou este hábito de chamar a renda fixa de “perda” fixa e alocando todo o dinheiro em renda variável. Muitos chegaram a colocar tudo na bolsa de valores, ou seja, em ações. Investir na bolsa de valores no bull market foi fácil. Muitos que entraram em 2019, quando a bolsa atingiu os 100 mil pontos, viram a valorização das ações e decidiram “apostar” tudo.

Porém, o que ninguém esperava era que o vírus fosse gerar um caos e a bolsa despencariaacionando o circuit breaker 6 vezes seguidas só no mês de março. O covid-19 trouxe não só o caos do vírus e a bolsa despencando, mas também a quarentena, com comércio, empresas e indústrias fechadas. Ou seja, o país diminuiu muito o seu ritmo, fazendo com que PIB caísse 10%. E, Fabrizio Gueratto, Financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira, comenta que a renda fixa é essencial, mesmo com juros negativos.

“Seja para quem perdeu o emprego ou para quem teve sua renda diminuída, a renda fixa sempre terá a sua importância, assim como ela tem até mesmo em países com juros negativos. O ano de 2020 será marcado pelo fato de ser possível ver que, sim, o CBD, a LCI, a LCA, os Fundos DI têm a sua importância dentro da carteira de investimentos e sempre será assim. Já o investidor que tinha planejamento e organização financeira não sentiu tanto os impactos, pois além da reserva de emergência, para eventuais necessidades imediatas, ele ainda pode fazer um rebalanceamento em sua carteira, ou seja, migrando parte do dinheiro da renda fixa para a variável”, explica.

Gueratto explica a importância do planejamento financeiro. “Momentos como esse, é notório que por mais que a Selic tenha sofrido mais um corte, a renda fixa ainda tem o seu papel e é um papel muito importante. É necessário ter um dinheiro rendendo, mesmo que pouco, e não correndo risco. Visando que na reserva de emergência no do CDI, é o tipo de investimento que jamais foi feito para render, mas sim, para proteger o seu dinheiro contra a inflação e poder ser uma ferramenta que resolve a sua vida financeira em um momento de caos, como o coronavírus. É a máscara de segurança da sua carteira”, finaliza.

Fonte: Gueratto Press



Catástrofe do RS exige união de esforços e não combate a Fake News

A catástrofe do Rio Grande Sul tem comovido o país inteiro.

Autor: Bady Curi Neto

Catástrofe do RS exige união de esforços e não combate a Fake News

O poder sedutor do dinheiro

Dinheiro e Poder, que dupla!

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

O poder sedutor do dinheiro

Relacionamentos: sabemos realmente o que necessitamos?

Interessante observar que o casamento, por exemplo, não cai de moda, todas as gerações ainda migram para esse modelo.

Autor: Viviane Gago

Relacionamentos: sabemos realmente o que necessitamos?

O peso dos idosos na balança eleitoral

Dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral, referentes a abril de 2024, mostram que o Brasil possui 33,7 milhões de eleitores com mais de 60 anos.

Autor: Wilson Pedroso

O peso dos idosos na balança eleitoral

Contribuintes podem ajudar vítimas no Rio Grande do Sul através do IR

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio, exceto para as cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: Divulgação


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

É estranho que, mesmo com todos os recursos técnicos hoje disponíveis, não se tenha conseguido evitar uma enchente de proporção ainda maior que a de 1941.

Autor: Samuel Hanan

A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

BH Airport suspende temporariamente arrecadação de doações

Mais de 15 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul chegaram nos pontos de coleta do BH Airport nos últimos 5 dias.

Autor: Divulgação


Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação