Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma reflexão sobre o Estado, o crescimento e o desenvolvimento econômico

Uma reflexão sobre o Estado, o crescimento e o desenvolvimento econômico

13/08/2020 Pollyanna Rodrigues Gondin

Qual o papel do Estado frente à pandemia?

Uma reflexão sobre o Estado, o crescimento e o desenvolvimento econômico

Bom, essa pergunta se torna um tanto quanto complexa se analisarmos a nossa atual conjuntura. Entretanto, fácil de ser respondida. Para começar a analisar, é importante diferenciar crescimento de desenvolvimento econômico. Quando nos referimos ao aumento da produção em valores monetários, estamos abordando o conceito de crescimento econômico, que de modo geral, é calculado através do PIB (Produto Interno Bruto). Por outro lado, questões relacionadas a melhores condições sociais para a população, dizem respeito ao desenvolvimento econômico. Assim, é possível promover crescimento sem gerar desenvolvimento, ou seja, sem gerar melhores condições de vida para a população.

O cenário que vivemos causa preocupação em todos os sentidos. Primeiro, mesmo antes da pandemia, já existia uma preocupação com a baixa expectativa de crescimento econômico. Segundo, se pensarmos nas questões sociais, aí esta preocupação aumenta. A aceleração do desemprego e o aumento do emprego informal, a lotação dos hospitais e a existência de várias mazelas em nosso país, que neste momento, estão deixadas, ainda mais de lado, gera um abismo social e a concentração de renda, cada vez maior, nas mãos de poucos.

Mas o que pode ser feito?

Domingo, 26 de julho, seria comemorado o centenário de Celso Furtado, economista de grande renome. Desse modo, várias ações estão sendo feitas para homenagear este brilhante intelectual, que dentre suas pesquisas, abordava o desenvolvimento econômico e o papel do Estado. Segundo Celso Furtado, a condição de país subdesenvolvido revela uma industrialização dependente brasileira, de modo que, para superar esse subdesenvolvimento, seria necessária a atuação do Estado.

Assim, na mesma direção de Furtado, neste momento, diante do colapso social, o Estado brasileiro, deveria atuar de modo mais ativo, realizando políticas para a defesa do bem-estar social. Muitos, ao ler esta matéria vão dizer que isso seria um Estado assistencialista, pejorativamente falando. Entretanto, devemos lembrar que o objetivo de um Estado é diferente de uma empresa que requer lucratividade. O Estado, tem como premissa básica o desenvolvimento e crescimento econômico, sendo seu dever fornecer condições básicas para uma vida digna.

Então, qual seria o papel do Estado brasileiro frente à pandemia?

Fornecer apoio à toda a sociedade! E quando falamos em sociedade, incluímos as empresas, para garantir sua funcionalidade e o emprego. Trabalhadores também são incluídos, de modo a assegurar o consumo que impacta no crescimento econômico e na manutenção das empresas. A população à beira da miséria, sendo papel do Estado garantido na nossa Constituição. As universidades e suas pesquisas, tão necessárias e relevantes para o desenvolvimento econômico. Assim, percebemos que existe um caminho que pode ser traçado para que a economia brasileira consiga passar por este momento: participação ativa do Estado brasileiro na economia, com políticas e ações para garantir o seu funcionamento.

* Pollyanna Rodrigues Gondin é tutora do curso superior de Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital do Centro Universitário Internacional Uninter

Fonte: Página 1 Comunicação



5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

De forma bem-humorada e sem enrolação, o influenciador explica os princípios que o regem por trás das cifras milionárias.

Autor: Divulgação

Poupança X Investimento: economista explica a diferença