Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Violência e bullying nas escolas: como o canal de denúncias pode ajudar no combate?

Violência e bullying nas escolas: como o canal de denúncias pode ajudar no combate?

05/05/2023 Paulo Acorroni

O bullying é um problema sério e persistente nas escolas de todo o mundo, que afeta negativamente a vida de milhões de estudantes.

Violência e bullying nas escolas: como o canal de denúncias pode ajudar no combate?

A prática se manifesta de diversas formas, como agressão verbal, social, psicológica e física. Este artigo aborda como o bullying pode influenciar a violência e atentados nas escolas e como um canal de denúncias pode contribuir para a prevenção desses casos.

Bullying e a influência na violência nas escolas

O bullying pode levar a um ciclo de violência, já que as vítimas podem se sentir impotentes e encurraladas, desenvolvendo sentimentos de raiva, frustração e vingança. Em alguns casos mais extremos, essas emoções podem se transformar em atos de violência, como os atentados escolares.
Um estudo realizado pelo psiquiatra americano Timothy Brewerton revelou que o bullying motivou 87% de ataques em escolas. Esses indivíduos podem ter sido alienados, ridicularizados e humilhados, o que levou a um sentimento de isolamento e desespero. A falta de apoio e compreensão também pode levar a um acúmulo de tensão, culminando em atos de violência.

Canais de Denúncia e seu papel na prevenção

Diante do crescente número de casos e ameaças de atentados em escolas brasileiras, o Governo Federal criou um Canal de Denúncias para prevenir e combater as ocorrências. A criação e divulgação de canais de denúncia é uma medida fundamental para combater o bullying e prevenir a violência no ambiente escolar.
O canal de denúncias oferece um ambiente seguro e confidencial para que vítimas, testemunhas, pais e responsáveis por alunos possam relatar casos de bullying e outros comportamentos inapropriados. Entretanto, é importante ressaltar que as escolas podem ter canais próprios e exclusivos para cada instituição. Dessa forma, a escola recebe os relatos com mais agilidade e pode tomar medidas imediatas para investigar e intervir em situações de risco.

Algumas escolas brasileiras já saíram na frente e adotaram o Canal de Denúncia do Ouvidor Digital para assegurar o sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação. Além da segurança, o Ouvidor Digital também proporciona um sistema acessível que não impõe dificuldades ao denunciante, sendo possível acessá-lo, inclusive, via WhatsApp. Essa facilidade permite que os relatos sejam feitos na íntegra, por voz ou texto, e em tempo real.
Também vale destacar que somente a existência de canais de denúncia não é suficiente para combater o bullying e a violência nas escolas. É preciso que toda a comunidade escolar e sociedade em geral estejam cientes do problema e trabalhem juntas para prevenir esses problemas. Isso pode incluir campanhas educacionais e de conscientização, treinamento de professores e funcionários, e envolvimento dos pais e responsáveis.

A criação de um ambiente seguro e acolhedor são cruciais para garantir que todos os alunos possam se concentrar em sua educação e se desenvolver de forma saudável e feliz. A prevenção do bullying não é apenas responsabilidade das escolas, mas de toda a sociedade, que deve trabalhar em conjunto para combater essa prática e promover um ambiente escolar positivo e saudável para todos.

* Paulo Acorroni, CEO do Ouvidor Digital.

Para mais informações sobre bullying clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Maio Comunicação



Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

De forma bem-humorada e sem enrolação, o influenciador explica os princípios que o regem por trás das cifras milionárias.

Autor: Divulgação

Poupança X Investimento: economista explica a diferença

Menos procrastinação, mais sucesso

Você sabe o que é procrastinação? É aquela mania de deixar tudo para depois.

Autor: Juliana Brito

Menos procrastinação, mais sucesso