Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que o pequeno Catar incomoda tanto?

Por que o pequeno Catar incomoda tanto?

09/06/2017 Alexandre Schossler (DW)

Um dos menores países do mundo, emirado do Golfo é também um dos mais ricos e mais influentes do Oriente Médio.

Por que o pequeno Catar incomoda tanto?

O Catar é um dos menores países do mundo, com uma área de apenas 12 mil quilômetros quadrados, e também um dos mais ricos, com um PIB per capita anual de 68 mil dólares, graças às suas grandes reservas de gás e petróleo. Seu território é uma península, tendo como única fronteira terrestre a Arábia Saudita.

Uma monarquia absolutista hereditária desde a sua independência do Reino Unido, em 1971, o emirado está nas mãos da Casa de Thani, uma dinastia que ha séculos domina essa pequena região da Península Arábica. O islã é a religião oficial, e a sharia é a base da legislação nacional.
Logo após a independência, este emirado árabe passou por uma fase de grande expansão econômica devido ao gás e ao petróleo. Ainda em 1971 foi descoberto no Catar o maior campo de gás natural do mundo, o North Gas Field.

Com a riqueza do gás e do petróleo, o país atraiu milhares de trabalhadores do exterior e experimentou um vertiginoso crescimento populacional, saltando de 50 mil habitantes em 1950 para 2,5 milhões em 2016. Cerca de 90% da população do Catar é composta por estrangeiros, vindos, por exemplo, da Índia, do Paquistão ou do Egito para trabalhar na indústria do petróleo ou na construção civil. Apenas 250 mil habitantes são cidadãos cataris.

Boa parte das centenas de bilhões de dólares obtidos com as exportações de gás e petróleo foram depositadas num fundo de investimentos, o Qatar Investment Authority (QIA). O dinheiro é investido no exterior, de forma diversificada. O Qatar tem participações, por exemplo, na Porsche/Volkswagen e no Deutsche Bank.

O Catar é também o primeiro país árabe escolhido para sediar uma Copa do Mundo, a de 2022. O evento integra os esforços do governo para fortalecer o turismo na região. Além disso, a Qatar Airways se tornou uma forte concorrente das empresas aéreas europeias nos últimos anos, e o aeroporto internacional de Doha, um importante hub.

Influência diplomática

Mesmo minúsculo, o Catar desempenha um importante papel no Oriente Médio devido não só à sua riqueza, mas também por abrigar a maior base militar dos Estados Unidos na região, com mais de 10 mil militares, e por ser a sede da emissora de televisão Al Jazeera, de enorme influência no mundo árabe, principalmente com seu canal em árabe.

As grandes potências sunitas da região, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, acusam o Catar de apoiar grupos como a Irmandade Muçulmana e o Hamas, classificados por elas de terroristas, e de manter estreitas relações com o Irã, a grande potência xiita e arquirrival da Arábia Saudita na disputa pela hegemonia regional.

De fato, o Catar é um dos principais financiadores da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, e abriga um dos líderes do grupo no exílio, Khalid Meshal, desde 2012.

A Al Jazeera tem sido frequentemente acusada por outros países árabes de ingerência em assuntos internos e de apoiar grupos islamistas, como a Irmandade Muçulmana no Egito, principalmente durante a chamada Primavera Árabe.

Já da base de Al-Udayd partem os voos americanos que atacam postos do grupo jihadista "Estado Islâmico" na Síria e no Iraque. A base é um dos principais trunfos diplomáticos do Catar. 



Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

O envelhecer e seus impactos na sociedade

Quando jovens, muito comumente pensamos e sentimos que somos imortais; e não pensamos na velhice, na morte; que é bom e ruim.

Autor: Viviane Gago

O envelhecer e seus impactos na sociedade