Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em todo o mundo, novas embalagens sustentáveis chegam às gôndolas

Em todo o mundo, novas embalagens sustentáveis chegam às gôndolas

07/09/2022 Leonardo Reis

Há estimativas que indicam que até 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos, e isso é alarmante.

Em todo o mundo, novas embalagens sustentáveis chegam às gôndolas

Acabo de voltar de uma série de agendas de visita a clientes, end-users e pesquisas de mercado por Grécia, Portugal, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Canadá, e uma coisa percebi em todos esses países: as embalagens sustentáveis atraem cada vez mais consumidores. Já era assim pelo atrativo de design e funcionalidade, e agora se acrescenta o quesito sustentabilidade, com o banimento do plástico single use e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Há estimativas que indicam que até 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos, e isso é alarmante. Em todas as reuniões de que participei, o tema das resinas biodegradáveis foi citado, pois elas permitem isolar as embalagens da umidade e gordura e ao mesmo tempo possibilitam a reciclagem.

Nesse sentido, a partir de 2024, a União Europeia só aceitará embalagens com no máximo 10% de plástico – o equivalente a uma janela de visualização do produto ou uma camada única de polietileno. Além disso, há várias outras iniciativas em andamento, como a taxação sobre embalagens plásticas em toda a União Europeia, e a proibição de embalagens em frutas, verduras e legumes na França, por exemplo.

É muito interessante notar como os europeus amam embalagens! O consumo por lá é de 14 quilos de embalagens por habitante a cada ano – enquanto a média da América Latina fica em 4 kg. Inclusive, é comum ver um mesmo produto, com o mesmo peso e composição ser vendido em duas opções de embalagem: biscoitos em flow pack de plástico ou em caixas de papel; chá em caixas de papel ou metal; e por aí vai.

Isso mostra que esse aspecto de marketing de produto, ainda tão pouco explorado no Brasil, é uma avenida de oportunidades para a cadeia de produção de embalagens. O uso de todas as dimensões e faces, aplicação de recursos como gofragem, relevo, verniz, hot stamping, entre outros, eleva o valor percebido do produto final.

Brasil dita tendência na região

Pensando na América do Sul, é impressionante como os empresários dos países vizinhos acompanham de perto o que acontece no Brasil. Em 1960, o PIB brasileiro representava 26,4% das riquezas produzidas no subcontinente; hoje, representa 50,4%, com mais de 220 milhões de consumidores. Todos esperam poder transacionar seus bens e serviços conosco e vamos continuar fazendo nossa parte para isso!

* Leonardo Reis é Gerente de Negócios Internacionais da Ibema.

Para mais informações sobre plástico clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Smartcom Inteligência em Comunicação



Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse de investidores e especialistas.

Autor: Maurício Vizeu de Castro

Municípios têm oportunidades com o saneamento

As bactérias do bem que salvam as águas

Pode soar surpreendente, mas são os microrganismos os agentes mais capacitados para tratar da água de forma natural.

Autor: Monique Zorzim

As bactérias do bem que salvam as águas

Cuidar da água para não faltar

“O Brasil, que se ergueu à beira do mar e em volta dos rios, também escreveu histórias de sede, de muita sede”, já apontava Graciliano Ramos, em 1938, na sua obra “Vidas Secas”.

Autor: Luiz Pladevall

Cuidar da água para não faltar

Dia das Florestas: vale a pena derrubar árvores?

Era de amor a relação dos indígenas com a mata, principalmente antes da invasão portuguesa.

Autor: Víktor Waewell

Dia das Florestas: vale a pena derrubar árvores?

Shopping distribui adubo oriundo da compostagem dos resíduos orgânicos

O adubo é utilizado no paisagismo do próprio shopping, doado para os colaboradores e agora está indo para a casa dos frequentadores.

Autor: Divulgação

Shopping distribui adubo oriundo da compostagem dos resíduos orgânicos

Cada passo importa para um futuro sustentável

O ano de 2023 foi confirmado como o mais quente da história, de acordo com o observatório Copernicus Climate Change Service, da União Europeia.

Autor: Artur Grynbaum

Cada passo importa para um futuro sustentável

Como a análise do ciclo de vida reduz os impactos ambientais

A escolha de produtos sustentáveis ou produzidos de forma responsável, focando na redução de impactos ou geração de benefícios socioambientais, é cada vez mais importante para os consumidores. 

Autor: Mayara Zunckeller

Como a análise do ciclo de vida reduz os impactos ambientais

O mercado de carbono e suas perspectivas em 2024

Não dá pra falar sobre a importância das Soluções Baseadas na Natureza, como os projetos de carbono, sem avaliar as consequências das mudanças que o planeta vem sofrendo.

Autor: Diego Serrano

O mercado de carbono e suas perspectivas em 2024

Quem cuida de quem cuida da gente? Uma reflexão sobre o meio ambiente

A educação ambiental vai muito além de apenas instruir a sociedade sobre práticas sustentáveis simples.

Autor: Francisco Carlo Oliver

Quem cuida de quem cuida da gente? Uma reflexão sobre o meio ambiente

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Reciclagem poderá pagar 27,5% em suas operações de venda à indústria

Apesar da importância para o meio ambiente e economia circular, o texto do novo regime fiscal deixou de fora tratamento diferenciado de tributação ao setor.

Autor: Divulgação

Reciclagem poderá pagar 27,5% em suas operações de venda à indústria

A importância da transparência na comunicação da sustentabilidade

É essencial que todas as informações e alegações sobre benefícios ambientais sejam apoiadas por evidências científicas confiáveis.

Autor: Daniela Santucci

A importância da transparência na comunicação da sustentabilidade