Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mineração está presente diariamente no nosso cotidiano

Mineração está presente diariamente no nosso cotidiano

09/04/2020 Jerri Alves

Você sabia que a mineração contribui na elaboração de quase tudo que nos cerca no dia a dia?

No Brasil há uma grande diversidade de formações geológicas, o que confere ao país uma grande variedade de minérios. Curiosamente, estes minerais estão presentes diariamente em nosso cotidiano.

Um exemplo disso é o minério de ferro que serve de matéria-prima para a fabricação do ferro e aço. Estes que são uns dos principais elementos encontrados nas estruturas de casas, hospitais, viadutos, estradas, máquinas e ferramentas.

Os mesmos também são empregados na formulação de remédios, confecção de roupas e fabricação de eletrodomésticos e automóveis. Ou seja, o minério é a base para o desenvolvimento de diversos produtos ligados ao ferro e aço.

O território brasileiro, possui uma infinidade de riquezas naturais, que proporciona ao país lugar de destaque na mineração mundial.

Os escudos cristalinos são uns dos três principais formadores da estrutura geológica do país e a sua importância é enorme para o setor minerário, visto que nele são encontradas rochas metamórficas, que ajudam no desenvolvimento do minério de ferro e manganês.

Da mesma forma que a água e os vegetais, os minérios também possuem origens na natureza e são extraídos e transformados em produtos úteis a população por meio da atividade mineradora.

Operações mais eficientes e uma rigorosa gestão ambiental aliadas a práticas de conservação ambiental, formam a base para o desenvolvimento de uma mineração moderna com bases sólidas e sustentáveis.

Além de se fazerem presentes na maioria das atividades da vida cotidiana, os materiais metálicos e não metálicos advindos da transformação de minérios – vidro, aço, cimento, carvão, materiais cerâmicos, areia, brita, fertilizantes, argila, pilhas, baterias, tintas, joias, papel, sal, utensílios domésticos e médicos, entre outros – também possuem grande relevância para economia de nosso país, visto que correspondem a quase 4% do PIB nacional e 8% das riquezas do estado mineiro.

A extração mineral como um todo é uma atividade econômica bastante importante para o país, pois influi na geração milhares de vagas de empregos, arrecadação de impostos e exportação de produtos.

Conforme dados do Cadastro Nacional de Produtores de Brita, da Agência Nacional de Mineração (ANM), a rocha britada corresponde ao segundo item de maior expressão da produção mineral brasileira, só perdendo em quantidade para o minério de ferro.

Atuando ativamente neste campo, o nosso grupo possui como carro-chefe as jazidas de gnaisse, de onde são extraídas as matérias-primas para o tratamento e produção de agregados.

Em atividade há cerca de 40 anos, o Grupo MBL atua principalmente na extração de agregados para a construção civil, mas também possui operações em setores estratégicos ligados ao seu negócio, como uma fábrica de pré-moldados de concreto e uma usina de produção de asfalto.

Ainda possuímos negócios no setor imobiliário e de minerais metálicos. Presente em diversas regiões do estado, a nossa organização contribui para a efetivação de obras em todo o centro-oeste de Minas Gerais.

* Jerri Alves é superintendente do Grupo MBL.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Verão na Europa foi um dos mais quentes já registrados

Temperatura entre junho e agosto foi 1º Celsius acima da média.

Verão na Europa foi um dos mais quentes já registrados

Estudo constata redução de 15% da superfície de água no Brasil em 36 anos

Para evitar queimadas, é preciso investir em conscientização ambiental

Os números são alarmantes e indicam que as condições de fogo em todos os cantos do Brasil serão catastróficas.

Para evitar queimadas, é preciso investir em  conscientização ambiental

Ambev transforma suas geladeiras em ecológicas

Além da redução das emissões de gás carbônico, operação desses refrigeradores geraram economia de até 50% de energia elétrica.

Ambev transforma suas geladeiras em ecológicas

A importância da economia circular

Economia circular é todo o processo de produção e descarte sustentável.

A importância da economia circular

Como frear o aquecimento global: a parte que cabe a cada um

Nesta semana, li uma anedota muito interessante. Uma conversa entre duas pessoas.

Como frear o aquecimento global: a parte que cabe a cada um

Pandemia e sustentabilidade

O Brasil já ultrapassou a marca de 570 mil mortos pela Covid-19, o que representa mais de 10% dos óbitos pela doença no mundo (que soma 4,39 milhões de pessoas).

Pandemia e sustentabilidade

Os impactos proporcionados pelos resíduos da construção civil

Segundo a Semad, os detritos gerados pela construção civil podem estar próximos de 70% da massa total de resíduos gerados nos municípios.

Os impactos proporcionados pelos resíduos da construção civil

O frisson pela exploração mineral

Não existe país em todo o mundo com uma política regulatória da extração mineral com tantos avanços, em tão pouco tempo, quanto a do Brasil.

O frisson pela exploração mineral

BNDES cria Fundo Socioambiental para apoiar educação, ambiente e emprego

Banco disponibilizará R$ 100 milhões em recursos não-reembolsáveis para incentivar projetos.


Geração de resíduos domiciliares e urbanos cresce na pandemia

Abrelpe destaca que reciclagem não aumenta na mesma proporção.

Geração de resíduos domiciliares e urbanos cresce na pandemia

Plataforma de Créditos de Carbono ajuda a preservar áreas da Amazônia

Empresas adotam pilares ESG em suas iniciativas para contribuir com o futuro sustentável do planeta.

Plataforma de Créditos de Carbono ajuda a preservar áreas da Amazônia