Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Personas e sua importância para o Marketing Digital

Personas e sua importância para o Marketing Digital

05/12/2018 Divulgação

Para quem ainda não está familiarizado com esse termo, “personas” se referem a representação do público-alvo de uma empresa usada para estratégias online de marketing digital.

Servem ainda para personificar as características principais e mais comuns entre os diferentes grupos de clientes no mercado.

Definindo uma “persona”, fica mais fácil de adaptar a linguagem e acertar nas abordagens dos conteúdos em campanhas como consultoria seo ou links patrocinados.

Como criar personas em seu projeto?

O primeiro passo para identificar e criar as personas de seus produtos/serviços é definindo as características básicas que as delimitam, como por exemplo gênero, idade, cargo, onde obtém informações, localização, nível educacional, entre outros.

Depois disso será mais fácil entender quais são as ambições desse público, podendo analisar o que a persona quer, porque ela quer, como quer e o que prefere evitar.

É possível obter esses dados através de bancos de dados de clientes ou analisando dados de acesso com ferramentas como o Google Analytics.

O mais importante em cada etapa da criação da persona é entender que quanto mais detalhada for a personalidade dessa identidade, maior será o sucesso da estratégia.

Por que devo definir essas personas?

Quando você define a persona, você conhece profundamente o seu público consumidor e sabe exatamente o que deve fazer para atraí-los para seu site.

Além de facilitar a otimização de sites e outras produções de conteúdos, fica muito mais simples de montar uma campanha Google Adwords incluindo as características corretas de interesses para atingir exatamente quem vai comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Dessa forma, podemos dizer que definir personas para o seu projeto é a base do trabalho de qualquer estratégia de marketing digital.

Como aprimorar seu planejamento de marketing digital?

A partir do momento que você estiver focado em seu cliente e saber exatamente quem ele é, o seu planejamento de marketing certamente irá deslanchar.

Para conseguir aprimorá-lo você precisa de profissionais competentes e especialistas para criar a persona do seu negócio detalhadamente, tendo o embasamento necessário para sustentar qualquer ação realizada na internet, envolvendo direta ou indiretamente um público consumidor - o que irá gerar mais fidelização de clientes mediante a qualidade do que você oferece.

O segredo para qualquer empresa é ter o diferencial competitivo, atendendo assertivamente seus clientes em todos os sentidos e suprindo suas necessidades. Outras questões que também podem contribuir é proporcionar atendimento com excelência, qualidade nos produtos e serviços, além da agilidade da entrega.

É claro que não podemos esquecer de dizer que o preço deve ser justo e acessível ao seu público.

Conte com a Webfoco para projetar e desenvolver suas estratégias de marketing digital. Temos tudo que é necessário para identificar e alcançar seus clientes, contribuindo para sua caminhada rumo ao sucesso. Entre em contato conosco e faça um orçamento!  



Plataforma “Não Me Perturbe” fecha 2021 com 9,5 milhões de números cadastrados

Plataforma faz parte das medidas de autorregulação implantadas pelas operadoras de telecom e bloqueia números de celular e telefone fixo para não receber chamadas de telemarketing de telecom e bancos.

Plataforma “Não Me Perturbe” fecha 2021 com 9,5 milhões de números cadastrados

Qual será o futuro do mobile messaging?

Os celulares já se tornaram uma extensão dos nossos corpos.

Qual será o futuro do mobile messaging?

Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.

Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Brasileiros aprovam cartões de pagamento com biometria digital

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros adotaria o cartão de pagamento digital como forma de proteção contra fraudes.

Brasileiros aprovam cartões de pagamento com biometria digital

Os desafios e oportunidades da carreira de Cyber Security

Precisamos ter em mente que quanto mais tecnologias disponíveis, maiores serão as demandas por profissionais especializadas em cibersegurança.

Os desafios e oportunidades da carreira de Cyber Security

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

Machine Learning (em português, o aprendizado da máquina) é uma tecnologia muito usada na atualidade e que tem sido aperfeiçoada nos últimos anos.

Quase 2022 e a importância do Machine Learning

Criptografia: entenda o segredo por trás do… segredo

Quem usa com muita frequência a internet certamente já navegou por algum site que traz uma mensagem parecida com esta: “esta página utiliza dados criptografados”.

Criptografia: entenda o segredo por trás do… segredo

Metaverso: um futuro não tão distante

Mas, afinal, o que é o metaverso?

Metaverso: um futuro não tão distante

Habemus 5G: como a Segurança Eletrônica vai impactar o Brasil daqui em diante

O ano de 2021 ficará marcado na história do ecossistema de inovação brasileiro.

Habemus 5G: como a Segurança Eletrônica vai impactar o Brasil daqui em diante

10 dicas para não ser vítima de golpes na web

Durante a pandemia, a venda de produtos e serviços pela internet teve um crescimento meteórico.

10 dicas para não ser vítima de golpes na web

Pesquisa revela aumento de pedidos de comida por app durante pandemia

Alternativa permite economizar tempo, afirmam entrevistados.

Pesquisa revela aumento de pedidos de comida por app durante pandemia

Como as plataformas no-code podem acelerar a transformação digital no Brasil

As plataformas no-code certamente permitirão reduzir significativamente o limiar de entrada na indústria digital.

Como as plataformas no-code podem acelerar a transformação digital no Brasil