Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer

Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer

12/02/2022 Rodrigo Russano Dias

Você com certeza já ouviu falar sobre o Metaverso.

Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer

Nos últimos meses, o assunto tem tomado grandes proporções, o que é compreensível, considerando que ele deverá fazer parte do nosso dia a dia em breve e que os investimentos nesta novidade têm sido cada vez maiores. Empresas de todo o mundo já estão trabalhando para entrar neste universo virtual, assim como as marcas, que já exploram o espaço de realidade digital para divulgarem produtos e serviços.

Além disso, o Metaverso tem tudo a ver com games. Aliás, muito do que vemos em jogos digitais atualmente, como criar histórias por meio de avatares e estruturas cada vez mais imersivas, estará presente nesse novo mundo, mas claro, de maneira muito mais real, o que torna o casamento entre games e o Mataverso perfeito.

Aqui na Nimo TV, por exemplo, já vivemos isso na pele no nosso aniversário de 3 anos no Brasil. Em 2021, para comemorar, promovemos um evento no Cidade Alta, o maior e mais popular servidor de GTA RP. Junto à DRUID, agência focada no ‘business to gamer’, criamos uma campanha imersiva no Metaverso que resultou em itens in-game customizados, como uma pequena ilha com ambientes diversos e roupas de festa. Apenas nesta ação, tivermos a participação de vários dos maiores streamers da plataforma, que inclusive interagiram com os presentes e criaram conteúdos especiais, como um show de talentos. 30 milhões de pessoas foram alcançadas, 10 milhões de vídeo views gerados e um pico de 30 mil pessoas nas lives.

Mas sobre todo esse universo, a pesquisa Deep Dive: Early Metaverse Players, divulgada pela NewZoo em janeiro deste ano, já mostra de forma um pouco mais aprofundada quem são os jogadores dessa nova realidade. Inclusive, os dados indicam que títulos como Fortnite, Roblox e Minecraft já são um sucesso no Metaverso, sendo, por enquanto, os pioneiros nesse sentido.

Diante desse cenário, as informações ainda revelaram que os jogadores do universo digital possuem média de idade de 27 anos, sendo estes visivelmente mais jovens do que o jogador médio que não joga nenhum desses três jogos fora do Metaverso.

Também é importante destacar o insight da pesquisa que indica que bem mais da metade dos jogadores do Metaverso usaram jogos para socializar nos últimos três meses, incluindo 62% que jogaram Roblox, 58% que competiram em Fotnite e 57% que se divertiram em Minecraft. Essa afirmação já nos coloca ainda mais perto de como será nosso cotidiano com o Metaverso, afinal sua premissa é replicar nossa realidade por meio de dispositivos tecnológicos.

O levantamento ainda indica que os jogadores do Metaverso gastam, em média, duas horas a mais por mês jogando que se comparado com os gamers fora do ambiente virtual. Outro dado importante é que, em média, estes jogadores gastam US$1,28 dólares a cada seis meses. Pode não parecer muito à primeira vista, mas saiba que estamos falando de jogos com milhões de jogadores.

Ou seja, já conseguimos ver que não conseguiremos fugir do Metaverso, assim como foi com tantas outras tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano atualmente. Ele já é uma realidade e precisamos estar prontos para nos adaptar a esse novo modo de interação, assim como as empresas e até desenvolvedores de jogo, como nos casos acima. Os jogadores continuarão mudando de comportamento e as tendências devem ser observadas para que consigamos avançar e refinar esse mercado cada vez mais, oferecendo tecnologia de ponta e atendendo às necessidades desse público.

* Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV Brasil.

Para mais informações sobre Metaverso clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

Volume representa queda de 30% ante 2022; a maior parte dos fundos (72%) foram enviados para apenas 5 serviços de off-ramping.

Autor: Divulgação

Criminosos lavaram mais de US$22 bilhões em criptomoedas em 2023

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Ao utilizar redes wi-fi domésticas, pontos de acesso públicos ou redes móveis, qualquer pessoa está exposta a ameaças cibernéticas.

Autor: Marijus Briedis

VPN móvel: como garantir segurança e privacidade no celular?

Apple adota RCS: o que muda para as empresas?

A entrada da Apple deve aumentar em 900 milhões os usuários de RCS em todo mundo nos próximos dois anos, atingindo a marca de 2,1 bilhões de usuários globalmente.

Autor: Thiago Gomes

Apple adota RCS: o que muda para as empresas?

Como o fim dos cookies deve impactar o mercado varejista?

Visando melhorar a privacidade dos usuários, medida do Google faz empresas pensarem em novas estratégias para conseguirem clientes.

Autor: Divulgação

Como o fim dos cookies deve impactar o mercado varejista?

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

Será que é possível otimizar uma prática tão criativa como o envio de e-mail marketing? Com a inteligência artificial em ação, a resposta é sim!

Autor: Lívia Barreto

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

Dados em tempos chuvosos: um alerta aos líderes de TI

A resiliência tecnológica emerge como uma prioridade em tempos chuvosos.

Autor: Rennan Sanchez

Dados em tempos chuvosos: um alerta aos líderes de TI

4 problemas que o app Celular Seguro não resolve

Com menos de 30 dias do lançamento o app já tem uma adesão surpreendente: foram mais de um milhão de usuários cadastrados em menos de duas semanas!

Autor: Henrique Volpi

4 problemas que o app Celular Seguro não resolve

Influenciadores digitais, responsabilidades e os riscos do marketing

O investimento no marketing digital já é uma realidade para a maioria das empresas brasileiras, independentemente de seu porte.

Autor: Gustavo Alonge

Influenciadores digitais, responsabilidades e os riscos do marketing

PIX e IA: relatório revela ano de caos com ransomwares

Um dos fatores que contribuiu para o crescimento do cibercrime foi o interesse pelas ferramentas de Inteligência Artificial.

Autor: Sandro Süffert

PIX e IA: relatório revela ano de caos com ransomwares

Principais desafios de cibersegurança para empresas

A inovação tecnológica trouxe ao mercado novas soluções, regimes de trabalho e uma nova relação com os consumidores.

Autor: Jeferson Propheta

Principais desafios de cibersegurança para empresas

Pesquisa aponta que ferramentas digitais são vistas negativamente pela população

Brasileiros se mostram divididos quanto aos impactos do mundo digital em seus futuros.

Autor: Divulgação

Pesquisa aponta que ferramentas digitais são vistas negativamente pela população

Como garantir a conectividade e a segurança dos dados nas estradas

Você sabia que o carro autônomo do Google coleta quase 1GB de dados sobre o seu entorno por segundo?

Autor: Eduardo Gomes

Como garantir a conectividade e a segurança dos dados nas estradas