Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer

Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer

12/02/2022 Rodrigo Russano Dias

Você com certeza já ouviu falar sobre o Metaverso.

Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer

Nos últimos meses, o assunto tem tomado grandes proporções, o que é compreensível, considerando que ele deverá fazer parte do nosso dia a dia em breve e que os investimentos nesta novidade têm sido cada vez maiores. Empresas de todo o mundo já estão trabalhando para entrar neste universo virtual, assim como as marcas, que já exploram o espaço de realidade digital para divulgarem produtos e serviços.

Além disso, o Metaverso tem tudo a ver com games. Aliás, muito do que vemos em jogos digitais atualmente, como criar histórias por meio de avatares e estruturas cada vez mais imersivas, estará presente nesse novo mundo, mas claro, de maneira muito mais real, o que torna o casamento entre games e o Mataverso perfeito.

Aqui na Nimo TV, por exemplo, já vivemos isso na pele no nosso aniversário de 3 anos no Brasil. Em 2021, para comemorar, promovemos um evento no Cidade Alta, o maior e mais popular servidor de GTA RP. Junto à DRUID, agência focada no ‘business to gamer’, criamos uma campanha imersiva no Metaverso que resultou em itens in-game customizados, como uma pequena ilha com ambientes diversos e roupas de festa. Apenas nesta ação, tivermos a participação de vários dos maiores streamers da plataforma, que inclusive interagiram com os presentes e criaram conteúdos especiais, como um show de talentos. 30 milhões de pessoas foram alcançadas, 10 milhões de vídeo views gerados e um pico de 30 mil pessoas nas lives.

Mas sobre todo esse universo, a pesquisa Deep Dive: Early Metaverse Players, divulgada pela NewZoo em janeiro deste ano, já mostra de forma um pouco mais aprofundada quem são os jogadores dessa nova realidade. Inclusive, os dados indicam que títulos como Fortnite, Roblox e Minecraft já são um sucesso no Metaverso, sendo, por enquanto, os pioneiros nesse sentido.

Diante desse cenário, as informações ainda revelaram que os jogadores do universo digital possuem média de idade de 27 anos, sendo estes visivelmente mais jovens do que o jogador médio que não joga nenhum desses três jogos fora do Metaverso.

Também é importante destacar o insight da pesquisa que indica que bem mais da metade dos jogadores do Metaverso usaram jogos para socializar nos últimos três meses, incluindo 62% que jogaram Roblox, 58% que competiram em Fotnite e 57% que se divertiram em Minecraft. Essa afirmação já nos coloca ainda mais perto de como será nosso cotidiano com o Metaverso, afinal sua premissa é replicar nossa realidade por meio de dispositivos tecnológicos.

O levantamento ainda indica que os jogadores do Metaverso gastam, em média, duas horas a mais por mês jogando que se comparado com os gamers fora do ambiente virtual. Outro dado importante é que, em média, estes jogadores gastam US$1,28 dólares a cada seis meses. Pode não parecer muito à primeira vista, mas saiba que estamos falando de jogos com milhões de jogadores.

Ou seja, já conseguimos ver que não conseguiremos fugir do Metaverso, assim como foi com tantas outras tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano atualmente. Ele já é uma realidade e precisamos estar prontos para nos adaptar a esse novo modo de interação, assim como as empresas e até desenvolvedores de jogo, como nos casos acima. Os jogadores continuarão mudando de comportamento e as tendências devem ser observadas para que consigamos avançar e refinar esse mercado cada vez mais, oferecendo tecnologia de ponta e atendendo às necessidades desse público.

* Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV Brasil.

Para mais informações sobre Metaverso clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Orlando, nos Estados Unidos, e Cancún, no México, foram os destinos mais hypados, aponta ViajaNet.

Comportamento digital: 10 destinos internacionais mais buscados no último ano

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Especialista em marketing digital jurídico indica o que e como fazer para advogados se destacarem no universo online e atrair potenciais clientes.

Oito dicas para advogados usarem melhor suas redes sociais

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

O metaverso que constrói o mundo virtual de Snow Crash, livro de Neal Stephenson de 1992, é daqueles shows de ficção que enredam o leitor do começo ao fim.

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Mushe (XMU) e Fantom (FTM): Por que os analistas dizem que você deve comprar e manter na carteira.

Melhores Cryptos 2022: Mushe (XMU) e Fantom (FTM)

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

O uso da tecnologia BIM – sigla de Modelagem da Informação da Construção, em inglês – vai alcançando novos ares e expandindo sua aplicabilidade para as mais diversas áreas da construção civil.

Na pista de decolagem, BIM alça importante voo

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Dono da Tesla e da Space-X ofereceu US$ 44 bilhões pela rede social.

Twitter aceita oferta de compra feita por Elon Musk

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O lançamento pelo WhatsApp, da plataforma Comunidades, que permitirá o envio de mensagens em massa (e ao mesmo tempo) é uma grande notícia.

Mudanças no WhatsApp só depois das eleições. Prejuízo a todos

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

É possível renovar a experiência personalizada com um novo acordo sobre o uso de dados e com o apoio do Marketing de Afiliados.

O futuro da publicidade digital com a queda dos cookies de terceiros

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

A mudança começará a ser implementada, de forma gradativa, nos próximos dias.

WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens

Conheça os benefícios da internet a cabo, fibra óptica e via satélite

Desde a criação da internet banda larga, muitas tecnologias começaram a ser desenvolvidas e inseridas no mercado nacional e internacional.