Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ensino à distância atrai alunos com flexibilidade

Ensino à distância atrai alunos com flexibilidade

22/12/2017 5 Estrelas

No ensino à distância o estudante fica livre para acompanhar os conteúdos no horário que for mais conveniente.

As informações são do Censo da Educação Superior, feito em 2015, e constataram que enquanto o ensino presencial teve um crescimento de 2,3% nas matrículas em 2015 em relação a 2014, o ensino a distância (EaD) teve um aumento de 3,9%.

Uma das maiores razões para o crescimento observado é que o ensino superior a distância permite uma maior flexibilidade de preço, quando se trata da rede privada de ensino.

Em sua grande maioria, as mensalidades desta modalidade de ensino são mais em conta que os cursos presenciais e ainda é possível atender uma quantidade maior de estudantes. Veja outros benefícios de optar pelo ensino superior à distância:

Melhor gestão do seu tempo

Embora os cursos de ensino superior à distância tenham, obrigatoriamente, a mesma carga horária dos cursos presenciais, ainda assim é possível fazer um melhor uso do seu tempo. O motivo se dá porque no ensino a distância você não perde tempo com deslocamento de casa até a faculdade e vise versa, e, se você morar em uma grande cidade, essa vantagem é ainda mais expressiva.

Estude em qualquer lugar

Outra grande vantagem do ensino à distância, é que esta modalidade de ensino está presente em quase todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, e isso, faz com que o acesso ao ensino superior seja muito mais fácil para pessoas que precisariam mudar de cidade para estudar.

Flexibilidade

O ensino a distância e a flexibilidade que ele proporciona, permite que a grande maioria dos estudantes consigam conciliar suas rotinas de trabalho, filhos pequenos, ou atividades em horários diferenciados e os estudos de maneira tranquila e oportuna.

O material didático, e também as vídeo-aulas, ficam disponíveis o tempo todo e podem ser acessados a qualquer momento. Os tutores e professores estão à disposição para tirar dúvidas e os colegas estão sempre interagindo.

No ensino à distância o estudante fica livre para acompanhar os conteúdos no horário que for mais conveniente, sem horários e locais fixos para estudar, e da forma que achar melhor.

Você determina o seu ritmo de estudo

Além de poder fazer o próprio horário, no EAD você evolui no seu próprio ritmo, isto é, é você quem determina a velocidade em que dará andamento aos conteúdos de cada módulo e disciplina.

A grande vantagem é que se um assunto já está bastante compreendido, não é necessário perder muito tempo na matéria, e por isso, você pode dar só uma revisada, fazer os exercícios propostos e seguir adiante com o curso.

Por outro lado se o tema for mais complicado e não ficou muito bem entendido, você pode e deve voltar no mesmo tópico quantas vezes forem preciso, já que tudo está disponível no ambiente virtual de aprendizagem e pode ser acessado a qualquer momento, quantas vezes o estudante desejar, de onde ele estiver.

Desenvolvimento de características valorizadas no mercado

O método de ensino na modalidade à distância acaba facilitando o desenvolvimento de algumas características muito valorizadas no mercado de trabalho. No EAD você aprende a gerir o seu tempo de forma eficaz, desenvolve autodisciplina, compromisso, grande capacidade de concentração, além de, se tornar uma pessoa com mais iniciativa e motivação.

É bom para o seu bolso

Além de possuir, em sua grande maioria, valores de mensalidade mais baratos quando comparados ao ensino presencial, quem opta pelo EAD evita várias outras despesas, como: passagem, combustível, estacionamento e também alimentação. Talvez essa economia não faça muita diferença se você olhar para cada uma separadamente, mas ao longo dos anos, todas essas variáveis juntas formam um montante considerável, uma economia e tanto no fim do mês, logo, acaba saindo bem mais barato que fazer um curso presencial.

Diploma EAD vale tanto quanto o presencial

O diploma emitido por um curso superior à distância vale tanto quanto qualquer outro de um curso presencial, pois, a informação sobre modalidade – presencial ou a distância – sequer consta no documento, já que, o que importa é se a instituição tem autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, que está localizada em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo e é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) via portaria nº 842 de 30 de setembro de 2014.

Atualmente, o portal Estude Sem Fronteiras oferece cursos à distância para todo o Brasil e também no exterior, 225 cursos de diversas áreas, como gestão, negócios, educação, tecnologias, idiomas e vários outros. A duração dos cursos varia de 10 à 340 horas de acordo com a modalidade do curso.

Para melhor atendê-lo, o Estude Sem Fronteiras conta com atendimento via chat online, e-mail e telefone. Além disso, uma dedicada equipe de Tecnologia da Informação acompanha o sistema continuamente e realiza melhorias todos os dias, de modo a tornar a experiência dos clientes cada vez melhor e mais segura.



Como melhorar a concentração de forma natural?

A dificuldade de concentração é uma condição generalizada nos dias atuais.

Autor: Divulgação

Como melhorar a concentração de forma natural?

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Cansado de ficar trocando de login? O Multilogin te ajuda a gerenciar diversas contas online simultaneamente. Aprenda a criar perfis isolados, usar proxies e muito mais para navegar anonimamente!

Autor: Divulgação

Domine várias contas com Multilogin: o guia definitivo para iniciantes

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

A geladeira, um eletrodoméstico aparentemente comum, zumbindo ao fundo, desempenha silenciosamente um papel vital em nossas vidas cotidianas.

Autor: Divulgação

Reparo de geladeira faça-você-mesmo versus contratação de um profissional

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

A transformação digital no Brasil reflete um cenário global de inovação e crescimento, mas com desafios e oportunidades próprias do país.

Autor: Divulgação

Inovando o futuro: como o Brasil está navegando na transformação digital

Da redução de preços ao cashback: a transformação das compras online

Graças à comodidade de fazer compras online a partir de casa, muitos idosos estão recorrendo à Internet para encontrar os melhores preços para as suas necessidades farmacêuticas.

Autor: Divulgação


Inovação na advocacia na era digital

Tecnologias como IA e RPA transformam a advocacia, aumentando eficiência e inovação no setor jurídico.

Autor: Divulgação

Inovação na advocacia na era digital

Conheça 6 ideias para começar a empreender em 2024

Ficar por dentro das tendências e movimentos do mercado que impactam seus negócios tornou-se mais importante do que nunca.

Autor: Divulgação


O poder da transformação digital na vida cotidiana

A transformação digital não é mais uma novidade, mas uma realidade enraizada em nossas vidas diárias.

Autor: Divulgação

O poder da transformação digital na vida cotidiana

10 ideias criativas para fotos no Instagram: surpreenda seus seguidores com conteúdo incrível

Surpreenda seus seguidores com 10 ideias criativas para fotos no Instagram, destacando-se no feed com inovação, estilo e conteúdo visual impactante.

Autor: Divulgação


Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

O Free Fire ganhou popularidade entre os jogadores. Isso ocorre porque atende à necessidade de diversão e prazer.

Autor: Divulgação

Como os jogadores do Free Fire podem enviar texto invisível em mensagens de bate-papo?

Revolucione sua escrita: uma introdução às ferramentas de parafraseamento de IA

Está cansado de passar demasiado tempo a reformular o conteúdos?

Autor: Divulgação


6 ideias para gerar renda extra em 2024

Estamos nos aproximando de 2024, que promete ser revolucionário no mundo das finanças e dos negócios.

Autor: 5 estrelas