Portal O Debate
Grupo WhatsApp

6 respostas para perguntas difíceis da entrevista de emprego

6 respostas para perguntas difíceis da entrevista de emprego

28/04/2023 Bruno Rizzato

Especialista explica a melhor forma de responder ao entrevistador para evitar situações embaraçosas e garantir a vaga.

6 respostas para perguntas difíceis da entrevista de emprego

Considerada por muitos a etapa mais tensa do processo seletivo, a entrevista de emprego é o momento em que o recrutador tira dúvidas sobre o currículo do profissional para entender melhor seu perfil, experiências, conhecimentos e interesse pela empresa em questão. E, por vezes, os candidatos ficam sem saber o que responder ao entrevistador diante de perguntas como ‘por que quer trabalhar conosco?’, ‘qual é o seu objetivo profissional?’ e ‘quais são seus pontos fracos?’.

De acordo com Bruno Rizzato, diretor do aplicativo de emprego Trampolim, uma forma de contornar essa situação, é saber quais são as principais perguntas da entrevista de emprego e qual é a melhor forma de responder cada uma, entendendo o que o entrevistador quer saber e dando a ele o que precisa.

“A entrevista é o seu primeiro contato com a empresa e com o ambiente de trabalho no qual pretende se inserir. Por isso, é fundamental estar preparado para responder a essas questões de forma objetiva e autêntica, sem entrar em situações embaraçosas”, afirma.

Para isso, o especialista separou algumas dicas de como responder perguntas difíceis durante o bate papo com o recrutador.

Fale-me sobre você

A pergunta parece simples, mas exige preparo. Quando o recrutador pede para que o candidato fale sobre ele mesmo, deseja ouvir informações a respeito de seu perfil profissional. O melhor é escolher realizações ou experiências que demonstrem o quanto você é adequado para o trabalho em questão.

“É importante, neste momento, citar características pessoais, mas que estejam diretamente ligadas à sua vida profissional, como por exemplo o fato de ser uma pessoa persistente e objetiva no que faz”, diz Bruno.

Por que saiu ou deseja sair do seu atual emprego?

No caso de demissão, é importante contar a verdade e explicar o ocorrido, já que as referências são verificadas. E tenha cuidado, esse não é o momento de falar mal do trabalho, chefe ou colegas. Caso a saída seja por causa de diminuição de custos ou reestruturação de equipe, ela não será mal vista pelo recrutador.

“Vale sempre mencionar informações que demonstrem o bom desempenho profissional no período em que permaneceu na companhia, além de falar sobre sua busca por melhores oportunidades e crescimento profissional”.

Por que você quer esse trabalho?

É imprescindível demonstrar interesse e aptidão para a vaga. Comente o que você tem observado sobre a atuação da empresa no mercado e como isto vai de acordo com os seus interesses. Por exemplo: a organização desenvolve projetos alinhados com os meus valores, por isso gostaria de fazer parte e contribuir.

“Tão importante quanto falar sobre o seu currículo, é demonstrar que você pesquisou sobre a instituição e o mercado em que ela atua, para não parecer desinteressado. Dessa forma, você poderá basear seu discurso naquilo que já sabe sobre a empresa e de que forma pode agregar”.

O que você pode agregar para a empresa?

Aproveite essa pergunta para vender as suas principais qualificações, pois para a empresa o mais importante neste momento é avaliar se você é capaz de trazer os resultados esperados.

“Fale sobre os principais resultados e conquistas obtidas nas empresas que trabalhou. Destaque cursos e habilidades úteis para o cargo que está se candidatando, além de demonstrar força de vontade e comprometimento com tarefas”.

Qual é o seu objetivo profissional?

Nesta pergunta, é preciso considerar sua ambição e se a posição está alinhada com seus objetivos de crescimento. Uma forma de responder é dizendo que está em busca de crescimento pessoal e profissional e que almeja conquistar isso dentro da empresa.

“Mesmo que a vaga não esteja totalmente alinhada com o seu objetivo profissional, você pode dizer que acredita que essa experiência possa ajudar a tomar os próximos passos para a sua carreira”.

Quais são seus pontos fortes e fracos?

Com essa pergunta o entrevistador quer avaliar seu autoconhecimento e também sua honestidade. Escolha seus pontos fortes mais relevantes para a vaga e dê um exemplo de como você aplica essa característica no ambiente profissional.  Alguns exemplos são comunicação persuasiva, capacidade de trabalhar em equipe e iniciativa. 

Na hora responder sobre seus pontos negativos, evite clichês como perfeccionismo e impaciência. O melhor é citar pontos que você sabe que pode melhorar e estar se esforçando, por exemplo, falar em público.

“Responda com características que realmente são suas, pois elas serão demonstradas e percebidas pelo recrutador”, alerta Bruno.  

* Bruno Rizzato, diretor do aplicativo de emprego Trampolim.

Para mais informações sobre entrevista de emprego clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PRESSFC



Procura por vagas de Jovem Aprendiz cresce 65% em janeiro

As profissões de auxiliar administrativo e recepcionista também estão entre as mais buscadas pelos candidatos no início do ano.

Autor: Divulgação


O que as empresas procuram: 5 habilidades essenciais

Com o início do novo ano, é natural que os colaboradores reflitam sobre o que o mercado de trabalho espera no próximo ano.

Autor: Divulgação


Você sabe o que é empregabilidade e como obtê-la?

Especialista comenta por que a "employability" é tão importante na hora de conquistar uma nova posição.

Autor: Divulgação

Você sabe o que é empregabilidade e como obtê-la?

A semana de quatro dias e os impactos para empregadores e empregados

Jornada de trabalho reduzida é um modelo que tem despertado interesse e discussões no âmbito jurídico.

Autor: José D’Almeida Garrett Netto


Vagas de estágio são aliadas no início da carreira

Escolher a área de atuação ideal abrange um conjunto de fatores, como a identificação com as tarefas e as perspectivas de crescimento.

Autor: Divulgação


Qualidade de vida e bem-estar no trabalho muito além da exigência legal

A busca pela excelência nas organizações vai além do desempenho financeiro.

Autor: Raquel Roth

Qualidade de vida e bem-estar no trabalho muito além da exigência legal

As razões para milhares de demissões no mercado de tecnologia

O retorno das demissões em massa em grandes empresas de tecnologia pegou o mercado de surpresa nestes primeiros dias de 2024.

Autor: Gustavo Alonge

As razões para milhares de demissões no mercado de tecnologia

Só talento não é suficiente – é preciso perseverança

A persistência está intimamente relacionada com o próprio desenvolvimento pessoal e a superação.

Autor: David Braga


A queda de braço continua em 2024: home office ou presencial?

Será que os executivos ao redor do mundo de fato estão preparados para os novos tempos?

Autor: David Braga


Minas registra 140 mil empregos com carteira assinada em 2023

Atração de investimentos tem ampliado a empregabilidade no estado.

Autor: Divulgação


O Nube disponibiliza 10.251 vagas de estágio

As oportunidades são para todos os níveis, ensino médio, técnico e superior.

Autor: Divulgação


Usina Coruripe oferece cerca de 100 vagas no Triângulo Mineiro

Entre os cargos disponíveis estão auxiliar de produção agrícola, mecânico industrial, motorista borracheiro, analista de RH, eletricista automotivo.

Autor: Divulgação