Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como saber que chegou a hora de mudar de carreira?

Como saber que chegou a hora de mudar de carreira?

27/04/2021 Viviane Gago

O alto índice de insatisfação e infelicidade no ambiente corporativo tem explicação.

Como saber que chegou a hora de mudar de carreira?

Segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey, nove em cada dez brasileiros estão infelizes em seu atual ambiente de trabalho.

Mas porque, afinal, esse desejo acontece? São muitos os motivos para mudar de vida, transformar a rotina e decidir enfrentar uma transição de carreira, mudando a realidade profissional às vezes da água para o vinho.

A primeira delas é quando acontece, em um determinado momento da vida, uma transformação na essência da pessoa, implicando em uma necessidade de colocar em prática valores novos. Bom, foi o que aconteceu comigo - comecei a prestar mais atenção no comportamento das pessoas e a querer me aprofundar nos estudos do ser humano e suas facetas.

Outras razões são:

- Viver insatisfações e dúvidas em relação à vida, atual carreira e local de trabalho;

- Vivenciar mudanças nas estruturas de vida pessoal e profissional, despertando o desejo de começar de novo, recolocar-se no mercado de trabalho de uma maneira diferente;

- Estar em um 'período de desintoxicação' ou mesmo um sabático, reavaliando a vida como um todo e as prioridades;

- Fechamento de um ciclo, desejando uma rotina mais tranquila;

- Jovens que estão na fase de escolher, viver experiências novas na vida pessoal e profissional;

- Pessoas que não se identificaram com os cursos que inicialmente escolheram e querem avaliar outras possibilidades de carreira.

Bom, como deu para perceber, as razões são diversas. Mas o fato é que para as chances dessa transição darem certo, é necessário existir verdade nesse movimento, uma intenção real. Uma dor, a chama que acende o pavio da vontade de conquistar algo diferente.

E, durante esse processo, o que mais se terá serão dúvidas. Essa é a hora certa? Será que sou capaz de fazer algo tão diferente? Entra em cena então uma grande aliada, a autoconfiança: quando se acredita profundamente no potencial e na bagagem de vida conquistada até agora, as chances de sucesso são muito maiores.

Ter um planejamento, incluindo financeiro, organização e calma também são fundamentais nesse caminho. E se houver um porto seguro, melhor ainda - não fazemos nada sozinhos.

Outra questão importante é traçar um caminho e reconhecer o alvo. Ter bem claro qual é o objetivo da busca e desenhar um plano de ação estruturado ajuda a enxergar um norte, facilitando demais a caminhada.

E, se ficar difícil traçar essa estratégia sozinho, há uma série de ferramentas prontas a apoiar cada descoberta, como coaching e psicoterapia, por exemplo.

A carreira deve acolher e honrar os potenciais naturais de cada pessoa de maneira a trazer mais leveza e felicidade tanto para si mesmo como para os que estão ao redor: colegas de trabalho, parentes e amigos. Pessoas felizes profissionalmente são mais capazes de conquistar realizações emocionais e materiais.

Por que falar de carreira e vida nos parágrafos acima? Acredito firmemente que as duas coisas caminham juntas. Somos indivisíveis e não podemos tratar as duas realidades como diferentes. Muito pelo contrário, uma parte impacta diretamente a outra.

Nós, como seres humanos, temos múltiplas potencialidades e dons naturais. Quando descobrimos nossas habilidades e há um caminho a ser traçado com a ajuda de um planejamento financeiro e um porto seguro durante a transição, há grandes probabilidades desse movimento dar muito certo.

Depende de cada um de nós criarmos ambientes melhores e mais favoráveis ao desempenho de toda e qualquer atividade profissional. Até porque é impossível esquecer: nós somos as empresas, os escritórios, as consultorias e assim por diante.

Nós, seres humanos, fazemos tudo acontecer. Tudo está em nossas mãos!

* Viviane Gago, coach nível sênior, consultora e facilitadora pela VRG Desenvolvimento Humano e autora do livro "Biografia de uma pessoa comum", que em breve será lançado e conta detalhes da sua transição de carreira.

Para mais informações sobre Carreira Profissional clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Conecte Comunicação



CBMM abre inscrições para seu Programa de Trainees

Programa de desenvolvimento será focado na formação dos próximos profissionais e líderes da Companhia e está em busca de pessoas com as competências do futuro.


Especialista ensina como identificar um mentiroso

Entrevistador forense dá dicas de como descobrir uma mentira por meio da expressão corporal.


Brasil cria 372 mil postos de trabalho formal em agosto

No acumulado no ano, o saldo passou a somar 2.203.987 postos ocupados.

Brasil cria 372 mil postos de trabalho formal em agosto

Futurologia: como será o mundo do trabalho?

Prever como será a vida no planeta ou como estaremos daqui a 20 ou 30 anos é uma temeridade.

Futurologia: como será o mundo do trabalho?

Quem pode ser contratado como estagiário?

A contratação é voltada para estudantes. Entenda o porquê.

Quem pode ser contratado como estagiário?

Os impactos que o ensino à distância na pandemia levou para jovens em início de carreira

Especialista em capacitação profissional alerta sobre os efeitos que os últimos 17 meses remotos podem ter na vida profissional dos jovens brasileiros.

Os impactos que o ensino à distância na pandemia levou para jovens em início de carreira

Com avanço digital, profissão de corretor de imóveis cresce 60% no país

De janeiro a agosto de 2021, cerca de 2.467 novos corretores de imóveis obtiveram o registro no CRECI para atuar na profissão.

Com avanço digital, profissão de corretor de imóveis cresce 60% no país

Minas Gerais teve o segundo melhor saldo de emprego no acumulado de 2021

Serviço e indústria somaram mais da metade do saldo gerado pelos pequenos negócios mineiros nos quatro primeiros meses do ano.

Minas Gerais teve o segundo melhor saldo de emprego no acumulado de 2021

Luandre tem 500 vagas para auxiliar de operações em Contagem

A Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, tem 500 vagas abertas para auxiliar de operações, em Contagem, Minas Gerais.


Startup de viagens corporativas abre 20 vagas em Minas Gerais

A perspectiva é que a travel tech Onfly termine 2021 com uma movimentação de R$ 40 milhões e R$ 1 bilhão transacionado em 2024.


Grupo Ri Happy abre mais de 100 vagas temporárias em Minas Gerais

Varejista de brinquedos anuncia contratação para o período do Dia das Crianças em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Pouso Alegre e Uberlândia.


Precisamos ensinar a pescar e ir além

Ao ler um artigo assinado pelo Dep. Alexis Fonteyne, resolvi escrever este texto usando, inclusive, partes da publicação.

Precisamos ensinar a pescar e ir além