Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A relação com os filhos dentro do relacionamento

A relação com os filhos dentro do relacionamento

12/07/2023 Mauro Valeri Junior

O nascimento de uma criança é um grande divisor de águas na vida de qualquer pessoa, não apenas no relacionamento afetivo.

São muitas mudanças, mesmo que não apareçam externamente a pessoa muda por dentro. A sensação de ser pai é indescritível, não existe outro sentimento igual e não consigo imaginar algo para comparar. Surgem preocupações, responsabilidades novas e muitas dúvidas.

As dúvidas são inúmeras e geralmente não existe resposta correta para as perguntas, nem sempre é possível resolver as coisas dentro da dicotomia do “sim” e “não”.

As crianças são como esponjas, principalmente nos primeiros anos de vida, então o seu comportamento na frente delas definirá a maneira como ela vai agir, definirá o caráter e pode ou não gerar traumas que são carregados ao longo da vida da pessoa.

Isso impacta o relacionamento marido e mulher? Com certeza, pois são duas pessoas com criações, crenças, experiências e valores diferentes. Sendo assim, é fundamental ter que discutir e alinhar como será a criação e educação dos filhos.

Nem sempre essa conversa acontece de forma planejada, então, a gente tem que trocar o pneu com o carro em movimento mesmo e está tudo certo. Acredito que se for feito com amor funciona para todos, principalmente para as crianças.

Outro fator que impacta é quando os pais são separados. Imagine que a criança tem acesso a uma maneira de pensar e viver com o pai e outra maneira com a mãe. Isso pode criar uma confusão na cabeça da criança.

São horários, regras e costumes que são tratados de formas diferentes. Novamente nesse caso não tem certo e errado. São apenas maneiras diferentes de fazer a mesma coisa.

As crianças são sedentas por regras, elas precisam e pedem limites. Então, definir o horário para acordar, dormir, tomar banho, almoçar e etc. é algo importante.

Definir a ordem que as tarefas devem ser executadas também é importante para a criança entender a prioridade das coisas. Conheço casos de amigos em que é nítido o impacto que a falta de rotina e regras gera na criança.

Não se trata de rigidez ou de ser mais flexível, é mais o fato de conhecer o seu filho e adaptar o dia a dia de maneira que atenda às necessidades dele.

Um exemplo simples que tenho é o horário que o meu filho acorda para ir à escola. Eu sempre acreditei que entre 50min e 1h seria o tempo suficiente para ele tomar café, se trocar, escovar os dentes e ficar pronto para ir à escola.

Mas, ele não é um cara matinal, ele gosta de acordar e fazer as coisas no tempo dele, sem correria, então eu acordo o meu filho geralmente com cerca de uma hora e meia antes do horário da aula.

Assim ele se troca com calma, toma o café com calma enquanto assiste desenhos e vídeos no YouTube, escova os dentes e conseguimos chegar no horário correto para a aula.

Eu faço isso com todas as atividades, não gosto de fazer nada correndo com eles, pois não quero passar para eles a impressão de que a vida é uma correria sem fim. A minha ideia é que eles aprendam desde cedo a administrar o tempo e consigam ter qualidade de vida.

* Mauro Valeri Junior é escritor e autor do livro autobiográfico “A história do que aconteceu com a gente”.

Para mais informações sobre filhos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Mulher negra e os desafios no mercado de trabalho

A representatividade das mulheres no mercado de trabalho é uma questão cada vez mais presente na agenda de diversidade das empresas.

Mulher negra e os desafios no mercado de trabalho

Gravidez é benção, não tormento

O destino das gestantes brasileiras está nas mãos do governo federal.


Mulheres têm destaque social e econômico no campo

No mês Internacional da Mulher Rural, Brasil comemora o aumento da participação feminina nas fazendas.

Mulheres têm destaque social e econômico no campo

O Nobel de Economia, as mulheres, o mercado de trabalho e a maternidade

A professora de Harvard Cláudia Goldin acaba de ganhar o prêmio Nobel de economia.


Assédio contra a mulher no trabalho: empresas assumem novo papel nesta luta

Desde o dia 20 de março deste 2023, as empresas com CIPA têm uma nova responsabilidade: proteger a mulher contra o assédio sexual e moral no trabalho.


Câncer de Mama: novas tecnologias aplicadas ao tratamento e cura

O câncer de mama é a condição oncológica mais prevalente entre as mulheres no Brasil.

Câncer de Mama: novas tecnologias aplicadas ao tratamento e cura

Mulheres na tecnologia: quais os cenários e desafios?

Aumentar a representatividade feminina na área tech e investir em vieses que começam na contratação estão entre as melhores formas para exercer a inclusão no setor.

Mulheres na tecnologia: quais os cenários e desafios?

Por que as mulheres ainda enfrentam antigos desafios em pleno 2023?

Nos últimos anos, a mulher conseguiu grandes feitos, independência financeira, direito de trabalhar, votar e outros, mesmo assim o machismo e preconceito ainda persistem.


Casos graves de câncer de mama aumentam 26% no país

A enfermidade é a mais comum entre as mulheres, nela, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Casos graves de câncer de mama aumentam 26% no país

A descriminalização do aborto e a voz ativa da mulher

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nos últimos dias uma discussão que desperta polêmica nas áreas jurídica, médica, religiosa, política e legislativa: a descriminalização do aborto.


Por mais lideranças femininas na tecnologia

Nos últimos anos, a área da tecnologia testemunhou um movimento crescente em direção à inclusão e à diversidade de gênero.

Por mais lideranças femininas na tecnologia

A calvície é genética? Entenda a relação entre os genes e a perda de cabelo

Teste de DNA indica se você tem chance de perda capilar.

A calvície é genética? Entenda a relação entre os genes e a perda de cabelo