Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mulheres têm destaque social e econômico no campo

Mulheres têm destaque social e econômico no campo

26/10/2023 Divulgação

No mês Internacional da Mulher Rural, Brasil comemora o aumento da participação feminina nas fazendas.

Mulheres têm destaque social e econômico no campo

Em outubro, é comemorada internacionalmente a valorização das mulheres no setor agrícola. A presença feminina no campo evoluiu para muito além de serem filhas ou esposas dos proprietários rurais – elas têm ocupado cada vez mais a posição de líderes em todos os processos decisórios de uma fazenda. De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 940 mil mulheres comandam as propriedades rurais do país.

A importância das produtoras na economia do Brasil é um fato – ainda segundo o IBGE, as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção agrícola e pecuária, representando aproximadamente 8,5% da área ocupada por fazendas no país. Além de estarem à frente das fazendas, as mulheres hoje também executam funções que antes eram tipicamente de responsabilidade masculina, como, por exemplo, operação de máquinas.

Roberta Grellet é produtora rural e chefia uma propriedade que produz soja, milho e sorgo no Tocantins. “Acredito que cada dia está melhor para nós, mulheres que trabalhamos no campo, devido às tecnologias e também à compreensão dos homens, que passaram a enxergar a mulher como parceira, unindo forças. Outro diferencial é que a mulher hoje estuda e se capacita para exercer qualquer função na fazenda”, diz a produtora.

Na Agrex do Brasil, braço da Mitsubishi Corporation no agronegócio, Laissa Naves é gerente de sustentabilidade e atua junto a diversas outras mulheres dentro da companhia. Para ela, visto que as mulheres têm avançado em suas carreiras nos mais variados setores da economia, no agronegócio a situação não poderia ser diferente. “Tanto dentro quanto fora das propriedades rurais, temos profissionais extremamente preparadas e experientes, com diversidade de pensamentos que oportunizam maior eficiência estratégica e capacidade inovadora para o setor”, explica.

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Neste mês será realizado também o 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, o maior encontro de mulheres do setor no país. Além da apresentação das novidades relacionadas às lavouras, o evento vai promover a integração de cerca de três mil mulheres para pensar e debater práticas mais eficientes e sustentáveis nas fazendas. Durante o Congresso, a Agrex do Brasil levará produtoras rurais e parte de sua equipe feminina (líderes de áreas como ESG, Marketing, Gestão de Insumos e Inteligência de Mercado) ao evento, em parceria com a Mosaic Fertilizantes e o Programa NutriVantagens.

Para mais informações sobre mulheres clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Mulher negra e os desafios no mercado de trabalho

A representatividade das mulheres no mercado de trabalho é uma questão cada vez mais presente na agenda de diversidade das empresas.

Mulher negra e os desafios no mercado de trabalho

Gravidez é benção, não tormento

O destino das gestantes brasileiras está nas mãos do governo federal.


O Nobel de Economia, as mulheres, o mercado de trabalho e a maternidade

A professora de Harvard Cláudia Goldin acaba de ganhar o prêmio Nobel de economia.


Assédio contra a mulher no trabalho: empresas assumem novo papel nesta luta

Desde o dia 20 de março deste 2023, as empresas com CIPA têm uma nova responsabilidade: proteger a mulher contra o assédio sexual e moral no trabalho.


Câncer de Mama: novas tecnologias aplicadas ao tratamento e cura

O câncer de mama é a condição oncológica mais prevalente entre as mulheres no Brasil.

Câncer de Mama: novas tecnologias aplicadas ao tratamento e cura

Mulheres na tecnologia: quais os cenários e desafios?

Aumentar a representatividade feminina na área tech e investir em vieses que começam na contratação estão entre as melhores formas para exercer a inclusão no setor.

Mulheres na tecnologia: quais os cenários e desafios?

Por que as mulheres ainda enfrentam antigos desafios em pleno 2023?

Nos últimos anos, a mulher conseguiu grandes feitos, independência financeira, direito de trabalhar, votar e outros, mesmo assim o machismo e preconceito ainda persistem.


Casos graves de câncer de mama aumentam 26% no país

A enfermidade é a mais comum entre as mulheres, nela, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Casos graves de câncer de mama aumentam 26% no país

A descriminalização do aborto e a voz ativa da mulher

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nos últimos dias uma discussão que desperta polêmica nas áreas jurídica, médica, religiosa, política e legislativa: a descriminalização do aborto.


Por mais lideranças femininas na tecnologia

Nos últimos anos, a área da tecnologia testemunhou um movimento crescente em direção à inclusão e à diversidade de gênero.

Por mais lideranças femininas na tecnologia

A calvície é genética? Entenda a relação entre os genes e a perda de cabelo

Teste de DNA indica se você tem chance de perda capilar.

A calvície é genética? Entenda a relação entre os genes e a perda de cabelo

Médicas são maioria, mas ganham menos

Desigualdade salarial é realidade na medicina.