Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para o sucesso do franchising no mercado de alimentação

5 dicas para o sucesso do franchising no mercado de alimentação

19/04/2024 Leandro Rampazzo

Nos últimos anos, a indústria alimentícia no Brasil tem vivido um cenário positivo.

5 dicas para o sucesso do franchising no mercado de alimentação

O mercado de alimentação é um campo vasto e diversificado, onde empreendedores podem encontrar oportunidades pelas mais variadas experiências no universo Gastronômico.

Com uma variedade de opções que vão desde os mais tradicionais restaurantes até conceitos inovadores, o setor de alimentação oferece um terreno fértil para o crescimento e a expansão dos negócios principalmente através do modelo de franquias. No entanto, entrar nesse mercado competitivo exige mais do que apenas uma boa ideia e paixão pela culinária. É necessário um planejamento estratégico sólido e a adoção de práticas comprovadas para garantir o sucesso a médio e longo prazo.

Nos últimos anos, a indústria alimentícia no Brasil tem vivido um cenário positivo. Em 2022, o setor ultrapassou, pela primeira vez na história, R$1 trilhão em faturamento. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), que também mostram que o setor de alimentos e bebidas registrou aumento de 16,6% no faturamento e de 2,5% na produção em 2022 em relação a 2021. 

Quando falamos em franquias, a pesquisa setorial da ABF 2023 (Associação Brasileira de Franchising), mostrou que o segmento de alimentação de franquias faturou R$51,9 bilhões em 2022, o equivalente a 24,5% de todo o faturamento do franchising nacional no ano anterior.

Neste contexto, o franchising emerge como uma oportunidade atraente para empreendedores que desejam ingressar no mercado de alimentação. Ao optar por uma franquia, os empresários buscam um modelo de negócio que tenha sido testado e comprovado, e procura além de suporte da marca uma rede já estabelecida.

No entanto, é necessário um conjunto de habilidades e estratégias para que as franquias no setor alimentício prosperem. Confira:

1. Escolha do conceito e marca adequados

O primeiro passo para o sucesso no franchising de alimentação é investigar o mercado para identificar tendências e demandas do consumidor, procurando por conceitos que estejam alinhados com seu perfil, valores e interesses. Além disso, avalie a reputação da marca, seu histórico e suporte oferecido aos franqueados. Optar por uma marca estabelecida e com uma proposta única de valor pode fazer toda a diferença no desempenho do seu negócio. 

2. Localização estratégica

A localização pode ser um dos fatores mais críticos para o sucesso de uma franquia de alimentação. Escolha cuidadosamente o local para sua unidade, considerando entre outras coisas o fluxo de pedestres, acessibilidade, concorrência e perfil do público-alvo. Uma localização estratégica pode atrair mais clientes e aumentar o potencial de vendas, também esteja atento às regulamentações locais, normas de zoneamento e requisitos de licenciamento antes de estabelecer seu negócio.

3. Padronização e consistência operacional

A padronização e consistência operacional são fundamentais para manter a qualidade e a reputação da marca em todas as unidades franqueadas. Certifique-se de seguir rigorosamente os procedimentos operacionais padrão (POP) estabelecidos pela franqueadora. Isso inclui desde a preparação dos alimentos até o atendimento ao cliente e a gestão de estoque, assim, treine sua equipe de forma adequada e regular, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados com os padrões de qualidade e serviço da marca.

4. Foco na experiência do cliente

A experiência do cliente desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer negócio de alimentação. Invista na criação de uma experiência memorável e positiva para seus clientes, desde o ambiente do restaurante passando pelo atendimento até a qualidade dos produtos. Busque constantemente feedback dos clientes e esteja aberto a fazer ajustes conforme necessário e alinhado com a marca franqueadora. Lembre-se de que clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e recomendar sua franquia para outras pessoas. 

5. Inovação e adaptação

Por fim, para se destacar no competitivo e próspero mercado de alimentação, é essencial que franqueados e franqueadores estejam atentos às novidades do mercado, novas tecnologias e mudanças nas preferências do consumidor, buscando maneiras de melhorar e diferenciar seu negócio, seja através de novos produtos, serviços ou experiências. Esteja disposto a se adaptar rapidamente às mudanças e a evoluir com o tempo para garantir a relevância e o sucesso de sua franquia.

* Leandro Rampazzo é CEO da Godiva Propaganda.

Para mais informações sobre alimentação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Comunica PR



O que você precisa saber para o desenvolvimento de uma rede de franquias

Além de ficar por dentro das tendências do mercado de franquias, as empresas têm que estar dispostas a melhorar sua performance.

Autor: Divulgação

O que você precisa saber para o desenvolvimento de uma rede de franquias

11 opções de franquias para quem deseja começar 2024 empreendendo

Redes de diferentes segmentos têm opções com investimento inicial a partir de R$75 mil.

Autor: Divulgação

11 opções de franquias para quem deseja começar 2024 empreendendo

Representação Comercial ou Franchising?

Qual é o melhor caminho para expandir um negócio: optar pelo sistema de franquias ou adotar a representação comercial?

Autor: Lucien Newton

Representação Comercial ou Franchising?

A ressignificação das franquias em Shopping Centers

O setor de franquias tem evoluído de forma significativa, graças ao avanço da tecnologia e da transformação digital.

Autor: Lucien Newton

A ressignificação das franquias em Shopping Centers

Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Com o avanço do franchising no Brasil e com as perspectivas de crescimento da economia brasileira, uma nova tendência começa a surgir: multifranqueados.

Autor: Lucien Newton

Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Como abrir uma franquia de Pilates

Empresário fala sobre lucro, vantagens e desafios enfrentados por franqueados.

Autor: Roberto Perfeito

Como abrir uma franquia de Pilates

Franchising: uma luz no túnel da instabilidade econômica

Descubra o que é o franchising e como ele vem sendo uma mudança de rota na vida de empreendedores.

Autor: Gislene Camacho e Lucas Atanázio Vetorasso

Franchising: uma luz no túnel da instabilidade econômica

O jogo virou! De funcionária a dona do seu próprio negócio

Vencendo as dificuldades ela conquistou seu espaço com um brechó infantil.

Autor: Mariane da Silva Souza

O jogo virou! De funcionária a dona do seu próprio negócio

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

Empreender é tomar decisões e, diariamente, empresários necessitam tomar decisões para que o negócio ande.

Autor: Eduardo Santinoni 

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

Franquias têm alta de 16,8% no faturamento no segundo trimestre

Turismo e alimentação lideram entre os segmentos com as maiores altas de receita.

Autor: Henri Navesuh

Franquias têm alta de 16,8% no faturamento no segundo trimestre

Rede de franquias de cafeterias cresce 57% no Sudeste em 2022

Cheirin Bão atinge a marca de 308 unidades na região e quer fechar o ano com 354 franquias no Sudeste.

Autor: Henri Navesuh

Rede de franquias de cafeterias cresce 57% no Sudeste em 2022

Feira do empreendedorismo terá microfranquias de energia solar

Portal Solar apresenta modelo de franquia home-based para atuação na venda e instalação de painéis fotovoltaicos para casas e empresas.

Autor: Henri Navesuh

Feira do empreendedorismo terá microfranquias de energia solar