Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

27/10/2022 Eduardo Santinoni 

Empreender é tomar decisões e, diariamente, empresários necessitam tomar decisões para que o negócio ande.

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

E nesse processo decisório, a consultoria contribui principalmente em estratégia, seja em estratégia de negócio, seja em estratégia de expansão e crescimento.

Parece simples, mas existem várias decisões importantes que vão ditar o seu negócio, como qual formato escolher, para qual lugar ir, modelo que vai levar para determinadas regiões. Terá parceiro local ou não? Se sim, como o parceiro participa do negócio? Existem diversas escolhas importantes que o empresário precisa tomar antes de começar a expandir. E a consultoria ajuda na tomada de decisão em todas elas.

Eu sempre falo que a decisão de expansão é uma das mais importantes da história da empresa. É fundamental ser feita com muita estratégia, dados e consciência, e não só atropelando as etapas.

Expandir por meio de franquias?

Existem diversas formas de expandir, uma delas é a franquia. Mas nem sempre ela é ideal para qualquer empresário. Eu sou fã de franquia, sou instrutor da ABF (Associação Brasileira de Franchising), já fui franqueado e sou franqueador e também sou fornecedor do sistema. Pela consultoria, eu já absorvi o braço da franqueadora de algumas empresas, já visitei lojas, aferi processo, ajudei a ter sucesso, recebi ligação de franqueado para resolver problemas. Eu vivi todas as pontas desse setor e, exatamente, por já ter vivido isso, sei que expandir por meio de franquias não é para todos os negócios e nem para todos os empresários.

Eu posso ter duas lojas de chocolate, com produtos e marcas parecidos, só que um quer ter milhares de unidade e outro quer ter dezenas. São estratégias distintas, formatos diferentes, a expansão vai acontecer em ritmos diferenciados, tudo naturalmente muda.

É preciso entender que o modelo de negócio é um pedaço, mas o empresário, a estratégia que esse empresário possui é outra perna importante dessa decisão.

O perfil do empresário é um ponto muito importante e que faz diferença. Lá na frente, quando você se torna um franqueado, quando você transforma o seu negócio em uma franquia e começa a vender unidades, a marca vai ter centenas, dezenas de parceiros locais, cujo relacionamento é um elemento chave no processo. E se você não é muito do perfil de lidar com esse relacionamento, que é bastante complexo, é capaz de ter um problema com esse formato.

Investir em uma marca pouco conhecida ou já consolidada?

Agora, outra tomada de decisão é quando você escolhe investir em uma franquia. No mercado, existem diversas marcas, que podem ou não já serem consagradas no mercado. Quais são as vantagens e desvantagens de escolher uma marca famosa em relação a uma marca que está começando?  

Ambos os lados têm riscos e benefícios, é claro. Se você optar por uma marca já consagrada, o lado bom é que por ela estar consolidada no mercado, a atração de clientes, quando você abrir a sua unidade, vai acontecer de maneira mais natural. E se ela está muito grande, o nível de suporte que essa franqueadora vai te dar para estabelecer os processos e ter sucesso tende a estar mais maduro e com processos mais claros.

Como lado negativo, se uma marca já expandiu muito, digamos que as melhores regiões já foram ocupadas. O melhor shopping, os melhores bairros etc. Você estará participando da segunda, terceira ou quarta fase de expansão de uma marca que contempla regiões em que o risco é um pouco maior, pois não é o público excelente para aquele negócio. Podemos dizer que quem chega primeiro bebe agua limpa e essa água já foi bebida no primeiro momento. E no próprio relacionamento com a franqueadora, já que o nível de relacionamento é menor com os fundadores e sócios.

Agora, vamos trazer isso para a realidade da marca que está começando. Vamos pensar em uma franquia com 15 unidades, que está no início do processo de expansão. Temos uma franqueadora com menos experiência de suporte ao franqueado, já que esse departamento está em fase de implementação, assim é esperado um suporte menos estruturado, mas com muita vontade, com uma participação mais presente dos sócios-fundadores, que querem pessoalmente se envolver na execução para ajudar o franqueado a ter sucesso.

E, por outro lado, o positivo disso tudo, é que você vai beber água limpa. O mercado não está ocupado, existem muitas regiões boas abertas, com possibilidade de escolha para construir sua unidade.

De toda forma, a tomada decisão é complexa. A escolha parte de dentro, levando em consideração todos os aspectos que envolvem a escolha de uma franquia, seja na expansão ou no investimento. E ter consciência e estratégia é o melhor caminho para a escolha correta.  

* Eduardo Santinoni é sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR. Também é credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.

Para mais informações sobre franquias clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Oficina da Comunicação



5 dicas para o sucesso do franchising no mercado de alimentação

Nos últimos anos, a indústria alimentícia no Brasil tem vivido um cenário positivo.

Autor: Leandro Rampazzo

5 dicas para o sucesso do franchising no mercado de alimentação

O que você precisa saber para o desenvolvimento de uma rede de franquias

Além de ficar por dentro das tendências do mercado de franquias, as empresas têm que estar dispostas a melhorar sua performance.

Autor: Divulgação

O que você precisa saber para o desenvolvimento de uma rede de franquias

11 opções de franquias para quem deseja começar 2024 empreendendo

Redes de diferentes segmentos têm opções com investimento inicial a partir de R$75 mil.

Autor: Divulgação

11 opções de franquias para quem deseja começar 2024 empreendendo

Representação Comercial ou Franchising?

Qual é o melhor caminho para expandir um negócio: optar pelo sistema de franquias ou adotar a representação comercial?

Autor: Lucien Newton

Representação Comercial ou Franchising?

A ressignificação das franquias em Shopping Centers

O setor de franquias tem evoluído de forma significativa, graças ao avanço da tecnologia e da transformação digital.

Autor: Lucien Newton

A ressignificação das franquias em Shopping Centers

Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Com o avanço do franchising no Brasil e com as perspectivas de crescimento da economia brasileira, uma nova tendência começa a surgir: multifranqueados.

Autor: Lucien Newton

Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Como abrir uma franquia de Pilates

Empresário fala sobre lucro, vantagens e desafios enfrentados por franqueados.

Autor: Roberto Perfeito

Como abrir uma franquia de Pilates

Franchising: uma luz no túnel da instabilidade econômica

Descubra o que é o franchising e como ele vem sendo uma mudança de rota na vida de empreendedores.

Autor: Gislene Camacho e Lucas Atanázio Vetorasso

Franchising: uma luz no túnel da instabilidade econômica

O jogo virou! De funcionária a dona do seu próprio negócio

Vencendo as dificuldades ela conquistou seu espaço com um brechó infantil.

Autor: Mariane da Silva Souza

O jogo virou! De funcionária a dona do seu próprio negócio

Franquias têm alta de 16,8% no faturamento no segundo trimestre

Turismo e alimentação lideram entre os segmentos com as maiores altas de receita.

Autor: Henri Navesuh

Franquias têm alta de 16,8% no faturamento no segundo trimestre

Rede de franquias de cafeterias cresce 57% no Sudeste em 2022

Cheirin Bão atinge a marca de 308 unidades na região e quer fechar o ano com 354 franquias no Sudeste.

Autor: Henri Navesuh

Rede de franquias de cafeterias cresce 57% no Sudeste em 2022

Feira do empreendedorismo terá microfranquias de energia solar

Portal Solar apresenta modelo de franquia home-based para atuação na venda e instalação de painéis fotovoltaicos para casas e empresas.

Autor: Henri Navesuh

Feira do empreendedorismo terá microfranquias de energia solar