Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Arte de ser mulher

A Arte de ser mulher

06/03/2012 Glauco Moraes

Mulher, inspiração infinita do artista, ninfa adorada e fonte profunda de sabedoria. Graça, força, garra e determinação são atributos que transformam a mulher em uma obra-prima, pincelada pelo artista, com defeitos de extrema perfeição.

Mulher, vejo-a, a cada dia, ocupando seu espaço, ultrapassando limites e preconceitos. Com ternura deixa seu nome gravado com verbo, ato e ação. Em uma série de pinturas que fiz, intitulada Mulheres de Ouro, exposta no BNP Paribás, representei a mulher guerreira e valente que resplandece das batalhas, ri e chora, fazendo um mundo mais justo e dourado como o Sol. Na época pensei: nada mais contraditório do que ser mulher, pois pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.

Vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas num único olhar. Hospeda no ventre outras almas, o milagre da vida, dá à luz e depois fica cega diante da beleza dos filhos que gera. Como em uma mágica, transforma em luz as dores que sente na alma e ninguém nota. E ainda tem que ser forte para oferecer os ombros àqueles que choram. fazendo um mundo mais justo. Mulher é isso. É viver mil vezes em apenas uma vida. Lutar por causas perdidas, mas sempre vencer.

É estar antes do ontem e depois do amanhã. Chorando de alegria e sorrindo com tristeza. É acreditar quando ninguém mais acredita, caminhando na dúvida cheia de certezas. Cancelando sonhos em prol de terceiros e esperando quando ninguém mais espera. É estar em mil lugares de uma só vez, fazendo mil papéis ao mesmo tempo. É ser forte e fingir que é frágil... Às vezes, se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas. Distribuindo emoções que nem sempre são captadas.

É ter a arrogância de viver, apesar dos dissabores, das desilusões, das traições e das decepções. Não tem vergonha de chorar por amor e sabe a hora certa do fim, esperando sempre por um recomeço. É ser mãe de seus filhos, dos outros e amá-los igualmente. É ter confiança no amanhã e aceitação do ontem. É desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos. E fincar a bandeira da conquista e da vitória plena de sua vida com humildade e orgulho. Ser mulher é isso.

*Glauco Moraes é Diretor da Maison Escola de Arte e crítico de Arte.



Locações de curta temporada em aplicativos

Saiba os direitos e deveres da propriedade imobiliária.


O Século das Cidades

“Não somos melhores, nem piores, somos iguais… melhor mesmo é a nossa causa…” (Thiago Mello)


Hollywood e o mundo real

Uma abordagem psiquiátrica do filme Gente como a Gente.


A liderança feminina e seus potenciais

Companhias que possuem, pelo menos, uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas.


A bolsa brasileira é a bola da vez

O ano de 2019 tem sido de recordes para o investidor brasileiro.


Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado o dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física.


A complexidade do saneamento

O Congresso Nacional tem a grande missão de dar um rumo certo para o saneamento brasileiro.


Como a constelação familiar te ajuda nos negócios?

A constelação familiar acredita que somos produto da nossa ancestralidade.


VAR e os lances polêmicos: acabaram os problemas?

As polêmicas em arbitragem no futebol se confundem com a sua história.


Ex-primeira dama do Amazonas no xilindró

O Brasil é de um escândalo interminável, que só denigre a imagem da nação.


Os velhos continuam a ser trapos?

O que faz a sociedade e o Estado, aos idosos?


O bom senso na vida profissional

Aprender é um processo que nunca deveria se esgotar para nenhuma pessoa.