Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A nota oficial do Presidente da República

A nota oficial do Presidente da República

11/09/2021 Bady Curi Neto

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:

1 – “Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar. 

2- Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das Fake News.

3- Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.”

A verdade é que o contundente discurso de Jair Bolsonaro trouxe reflexos negativos entre os Poderes da República e, principalmente, na economia, que enxergaram em suas palavras uma tentativa de pré-golpe.

Oposicionistas, em seus comentários, deram ênfase às palavras mal proferidas no discurso do Presidente, acirrando, ainda mais, os ânimos.

Em temperança, com a intenção de jogar água na fervura e preocupado, como dito em sua declaração, nos reflexos da economia que poderiam vir a prejudicar o povo brasileiro, Jair Bolsonaro deu o primeiro passo para o “afrouxar a corda” da hostilidade vivenciada entre o Poder Executivo e Judiciário.

O Presidente da República hasteou a bandeira branca, mas, importante destacar, como dito pelo Ministro Marco Aurelio de Melo, “a corda foi muito esticada, e foi esticada de ambos os lados. Penso que o Judiciário também esticou.”

Bolsonaro explicou que as divergências com o STF deram início com as decisões no inquérito da Fake News, questionável juridicamente, tendo recebido, inclusive, a alcunha de Inquérito do Fim do Mundo.

E completou que as discordâncias “devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art. 5º da Constituição Federal”.

A Nota Oficial do Presidente da República, ao contrário do que querem fazer crer alguns, em nada diminui a importância das manifestações de apoio popular ao Governo.

E, de maneira oposta, não atesta seu rebaixamento perante os demais Poderes da República, engrandecendo sua declarada preocupação com a economia, com a democracia e com a observância, irrestrita, da Constituição Federal.

Inadmissível seria que vaidades, contendas pessoais e choque entre poderes abalassem a economia e o Estado Democrático de Direito.

Aqueles que enxergam de forma diversa não estão à altura do cargo para qual foram eleitos, despreocupam com a nação, com os mais sofridos, distanciando-se da Pátria e da Constituição. Querem atear fogo, para apresentar-se como bombeiros.

O Governador de São Paulo, sem citar nomes, postou em suas redes sociais: “O leão virou um rato! Grande Dia!”

Diversamente do afirmado, se esta foi a intenção, deve-se esclarecer que a humildade, o reconhecimento de um equívoco, não transforma o leão em rato, apenas demonstra o porquê de sua grandeza.

Tenho dito!

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário.

Para mais informações sobre Presidente da República clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli